As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ENEM VENDIDO? (circulando no twitter)

Surgiu um boato forte no facebook e no twitter sobre um colégio de Fortaleza que teria aplicado um simulado com questões quase IDÊNTICAS às do ENEM 2011. 14 questões!!! Até a diagramação parecidíssima (olhando com mais detalhes, há pequenas diferenças). Será verdade? E agora? 
Procurem no twitter pelas hashtags #ENEM, #ENEMFAIL e #ENEMVENDIDO
Ou olhem o link do facebook:


As questões são praticamente idênticas. Verdade ou armação (montagem) contra um dos melhores colégios de Fortaleza? Ou teria o MEC/INEP copiado as questões das apostilas do colégio (hipótese bastante remota)? Mistério!!! Vamos ver no que vai dar. No mínimo, o assunto merece uma ampla investigação.  

In dubio pro reo ("na dúvida, sejamos a favor do réu"). E seguem as nossas dúvidas:

1) Como é que ninguém deu com a língua nos dentes no sábado mesmo?
2) Se o colégio teve acesso à prova, por que reproduziria as questões de forma tão idêntica?
3) Como isso foi aparecer, com fotos e tudo, só depois do MEC ter liberado as provas online? Parece muito fácil que alguém tenha impresso os caderninhos e criado toda a polêmica.
4) Que notícias são essas que o tema de redação foi exaustivamente trabalhado nos últimos 5 dias antes da prova? E depoimentos de alunos? Seriam depoimentos verdadeiros mesmo?

Creio que se for uma tremenda armação contra a escola, o pessoal do Colégio não terá dificuldades de identificar os responsáveis pelo início do estopim. Sei não, estou custando a acreditar que seja verdade. Escolas não jogam seus nomes na lama assim.

5 comentários:

  1. Como diz um professor: Levem uma plaquinha escrito: EU JÁ SABIA . KKKKK -

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Pedro! Nem eu lembrava dessa piadinha!!! kkk

    ResponderExcluir
  3. Acho muito difícil Ramon! Internet hj nas mãos de pessoas erradas fazem até ministro de estado cair, quanto mais sujar o nome de um colégio por uma simples guerra de concorrência!

    ResponderExcluir
  4. La me vem o Ceará...DE NOVO!!!

    Nesse ano é a primeira vez, mas é uma versão 2.0 de polêmica...Ano passado, para refrescar a memória, uma juíza do estado, atrasou o andamento do exame em uma semana, quando proibiu o início da correção da prova.

    Esse ano o assunto é sério. Se isso for verdade, o exame vazou e então...Bem, suspeito que não vai dar em nada. Como Ramon disse, pode ser uma armação contra o Colégio, e essa será a primeira desculpa...

    Vamos ver, nos coloque atualizados, professor!!!

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que as regras do blog (aquela história de responsabilidade social na internet, tema da redação do ENEM 2011) não permitem a publicação de comentários totalmente anônimos. Abração, alunos de Fortaleza, obrigado pelas informações, mas não posso publicá-las sem identificação. Mudando a configuração para postagens apenas de membros do blog.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.