Pois bem, repetida a informação, cumpre mostrar um exemplo bem em frente à Câmara Municipal:Palmeiras imperiais (Roystonea oleracea) são encontradas em profusão na nossa cidade. São as palmeiras que adornam a entrada da cidade pela Castelo Branco ou que compõem o cenário da Lagoa Paulino. Certamente, em uma paisagem dão um tom ao mesmo tempo alegre e majestoso.As palmeiras imperiais podem ser atacadas por algumas pragas. Uma delas é a broca. A broca é a larva de um besouro que é atraído pelo cheiro característico produzido quando os tecidos lesados da planta sofrem fermentação. Além da destruição de tecidos provocada pelas larvas, o besouro também pode trazer um tipo de verme (nematoide) que produz o apodrecimento dos tecidos da palmeira. Evitar ferimentos em palmeiras é uma das formas de evitar doenças nas mesmas. Você já viu palmeiras com o tronco afinado em um ponto? Ou soltando uma espécie de secreção? É isso!
Por que o caule dessa palmeira dá a impressão de afinar bruscamente? |
Bem, não é impressão. Ele afina rapidamente mesmo! Será que há ali algum ferimento que possa ter sido infectado com as brocas ou com os nematoides? |
Parece que sim, né? Iluminação de Natal? Enfeites de Carnaval? Faixas afixadas indevidamente? |
Plantar uma árvore é assumir a responsabilidade de cuidar da mesma. E para assumir responsabilidades é preciso ter conhecimentos sobre o assunto. Quantas de nossas palmeiras imperiais e outras árvores estão enfrentando problema semelhante? Quanto tempo vamos esperar até que uma planta dessas provoque um acidente e mate uma pessoa?
Quem faz o retratado nas imagens acima ou permite que isso seja feito com a árvore é irresponsável. Quem remove as árvores sadias da cidade para evitar que isso aconteça também é irresponsável. Ser responsável é assumir a importância da arborização urbana e cuidar de sua manutenção. Responsabilidade pesa!
Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior
PS.: Reparem também que a lesão no caule reflete-se no pequeno número de folhas da palmeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.