Para ler a notícia no SETE DIAS: clique AQUI
A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, já emitiu, no último dia 23 de abril, a ordem de serviço para início das obras de revitalização da Lagoa do Boa Vista.Com recursos no valor total de quase R$ 700 mil, com contrapartida do município de R$ 54 mil, a verba foi garantida por meio de emenda parlamentar do prefeito Márcio Reinaldo enquanto ainda ocupava o cargo de Deputado Federal.Conforme a secretaria de obras, “as obras deverão ficar prontas até o mês de novembro e serão um presente para Sete Lagoas, já que a lagoa está abandonada há muitos anos”, fazendo-se referência ao aniversário de Sete Lagoas, comemorado no dia 24 de novembro.Os serviços realizados em sete meses de obras preveem a demolição dos pisos das calçadas e substituição dos mesmos, abertura de parte dos meios-fios liberando passagem para cadeirantes, faixas de travessias elevadas, desobstrução das galerias pluviais e recomposição do pavimento das vias onde há depressão. A limpeza da lagoa também está prevista, inclusive com a reconstrução e contenção por meio de taludes.PARCERIA: Para a revitalização da Lagoa da Boa Vista, foi fechada uma parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a Brennand Cimentos. A empresa fará a doação ao município de bancos, lixeiras, alambrados e telas, além do material para reforma dos píeres da lagoa.
COMENTÁRIO DO BLOG: Estaremos acompanhando a obra, passo a passo. É bom ver que o que tantas vezes foi relatado aqui no blog, finalmente começa a tomar corpo. Cumpre lembrar que há uma exigência do Ministério Público para se trocar todo o piso de ardósia, para o qual já havia uma verba destinada de 450 mil reais (espero que a mesma não tenha sido perdida). Cheguei a participar de reuniões na Secretaria de Meio Ambiente (junto com a Secretaria de Esportes, de Obras e de Cultura) e o projeto que havia na época para a troca da ardósia era lastimável: apenas um grande cimentão cinza, sem sequer um grafismo colorido (parece até que já estavam com o projeto do NOVO MINEIRÃO). O palco e o pórtico que circundam a praça da lagoa (onde é feita a feirinha) também precisam de um trato (haverá dinheiro para tanto?). A colocação de lonas plásticas no piso das barracas que trabalham com comida nas feirinhas é importante, já relatei ao prefeito e o mesmo concordou, solicitando que o Secretário de Meio Ambiente fizesse diligências nesse sentido (ou algum vereador, por favor faça o Projeto de Lei para essa obrigatoriedade, há informações sobre isso aqui no blog... se não achar, é só pedir os dados). Importante também é garantir a segurança e tranquilidade dos moradores e frequentadores da região. Sem uma presença efetiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal na área, ali não haverá o sossego desejado por todos (ou quase todos, né? pois os baderneiros estão adorando a ausência de policiamento mais ostensivo em toda cidade). A questão dos piers também é interessante. Melhor deixar só uns dois que funcionam do que aquele monte com defeito cuja manutenção é difícil.
Seguem-se imagens feitas em junho de 2011 para a tal reunião com a Secretaria de Meio Ambiente para tentar equacionar as diversas questões em relação à Lagoa da Boa Vista. Mais uma vez, lembro que todas essas ações de consultoria foram feitas DE GRAÇA, e o que recebemos de volta foi a não realização de obras e nosso tempo jogado fora. A maioria das fotos não precisa de comentários...
A mancha escura no chão é óleo usado para as frituras das barracas de comida. |
O criadouro gigante de Aedes aegypti continua firme! |
Comentários e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior
(Na torcida para ver a Lagoa da Boa Vista arrumada,
segura e com um projeto de preservação para que
futuros prefeitos não a abandonem novamente.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.