As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 28 de agosto de 2011

Slacklining (andando na corda bamba): lesando as árvores da praça

Quem passa frequentemente pela Praça Dom Carmelo Motta já deve ter visto alguns jovens "andando na corda bamba". É o tal do slacklining, mais um "esporte radical" que, quando praticado sem os devidos cuidados (como o tal do "le parkour") acaba tornando-se uma ameaça aos praticantes, ao patrimônio público, ou no caso em pauta, às árvores.
"Quando você estiver praticando slacklining, a proteção das árvores é uma das coisas mais importantes. Você poderá danificar a árvore (o que é vandalismo), mas também é possível que danifique a sua fita (corda). A proteção não é uma coisa difícil, basta usar papelão, carpete ou um material similar para proteger a casca (veja a foto ao lado). O carpete é mais difícil de se obter, mas não é afetado pela chuva (como o papelão) e nós recomendamos.
Você pode comprar uma proteção especial para a fita - o "treewear" (ao lado). São duas peças para cobrir a casca, também equipadas com um velcro, tornando-se de uso mais rápido e mais fácil do que papelão ou carpete. E lembre-se: não amarre a fita em árvores fracas ou danificadas! Use árvores com casca espessa e dura de 25 cm de diâmetro, no mínimo." (traduzido e adaptado de http://gibbonslackline.org/slacklining-tree-protection/)

Particularmente, com todo respeito aos praticantes de tais esportes, sou totalmente contrário ao uso de árvores. Não vejo necessidade alguma de se arriscar a integridade de outro ser vivo quando pode-se usar postes ou estruturas preparadas para isso (aí vai a dica para a Secretaria de Esportes). Aqui, na praça Dom Carmelo Motta, algumas pessoas começaram a praticar o slacklining com alguma técnica de proteção, o que é uma alternativa válida. Mas agora a coisa descambou e são várias árvores danificadas por cordas sem qualquer proteção (nas fotos ao lado e abaixo temos danos em ipês amarelo e rosa, cássias e escumilhas). 
Será que não seria possível colocar, em locais apropriados, postes de cimento com areia fofa embaixo, para o deleite e segurança dos praticantes e das árvores? Já que estão reformando as áreas esportivas da Lagoa da Boa Vista, não haveria lá um local mais propício? (Clique nas imagens para ampliar.)

 
 

Texto, tradução e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Fico devendo um texto sobre anelamento para explicar como uma árvore morre por práticas desse tipo.

    ResponderExcluir
  2. Isso eu já sei, aprendi sem querer... Do pior jeito possivel!

    Chicão

    ResponderExcluir
  3. Ôpa, sinto que por aí tem alguma história interessante...

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.