As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eutrofização nas lagoas e nível da água diminuindo

É quase uma equação matemática:

Eutrofização + pouca água = mortandade de peixes

Mas as lagoas Paulino e Boa Vista estão caminhando a passos largos para essa situação.
Na Lagoa Paulino (veja foto abaixo), o nível da água está muito baixo (inclusive abaixo do ponto de esgotamento natural da comporta, observe na mesma foto). Sendo assim, com a seca, a tendência é diminuir ainda mais o volume de água (infiltração e evaporação). Sabemos todos que há um excesso de matéria orgânica no fundo, as carpas reviram os sedimentos e temos algas aos borbotões. As algas consomem o oxigênio dissolvido na água durante a noite e dezenas de peixes podem morrer da noite para o dia. Espero que não aconteça, mas é caminhar no fio da navalha.

Mostra da eutrofização: proliferação de clorófitas (algas verdes). Pior do que está, fica!
Quanto à Lagoa Boa Vista, a situação é dramática. Devido a problemas no ladrão (esgotamento) da Lagoa José Félix, a comporta da Boa Vista não pode ser aberta no pico do período de chuvas (a água que sai pelo ladrão da Boa Vista vai para a José Félix). Sendo assim, o nível da água da Lagoa da Boa Vista subiu muito e provocou, inclusive, "alagamento" de algumas casas no entorno (fato esse que foi divulgado no setelagoas.com.br, clique aqui). Pois bem, após o esvaziamento da José Félix, a comporta da Boa Vista foi aberta ao extremo e o nível foi para o mínimo. Sendo assim, as águas recuaram e "puxaram" o talude da lagoa provocando os desmoronamentos na orla (clique aqui). Pura física!!! Mas o pior - do ponto de vista biológico - está por vir: esgoto continua caindo na lagoa da Boa Vista (inclusive a partir dos sanitários públicos do Parque Náutico, principalmente aos domingos) e os pontos de lançamento de água limpa na lagoa ("esguichos") foram fechados. Isso mesmo, fechados. Observe na foto abaixo:

"Esguicho" tampado. Nível da água baixo, matéria orgânica e nada de água limpa, outra equação com o mesmo resultado: mortandade de peixes.
Choque de gestão não pode ser só em gabinetes. Precisamos do choque de gestão em questões originalmente muito simples. Estivesse o ladrão da José Félix funcionando a contento e a destinação do esgoto dos sanitários públicos do Parque Náutico em perfeito estado e não teríamos esse problemão difícil de corrigir. Probleminhas crescem e viram problemões. É chato ficar repetindo, mas a Teoria da Janela Quebrada é implacável.

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Teve um "cara" que uma vez me perguntou como resolver ou minimizar o problema dos peixes que estavam morrendo ou quase morrendo na Lagoa da Boa Vista. Dei a consultoria de graça. Sugeri que se eliminasse o lançamento de esgoto e colocasse os tais esguichos. O tal "cara" fez isso e os problemas praticamente sumiram. O "cara" me agradeceu com um largo sorriso e uns tapinhas nas costas, orgulhando-se do filho biólogo. Sim, o cara era meu pai, quando diretor do SAAE. 
PS.: Ah, o "cara" também colocou esguichos de água limpa na Lagoa Paulino e na Lagoa da Catarina. Os tais esguichos não existem mais.

3 comentários:

  1. Ramon,

    ainda temos a grande máxima doméstica para uma 'cidade dos lagos encantados'; "detergente bom é aquele que produz muita espuma!"

    ResponderExcluir
  2. Ramon,

    o que me chama a atençao e' que voce continua dando consultoria "gratis" mas os dirigentes atuais parecem nao querer escutar. O pior cego e' aquele que nao quer enxergar...nem escutar.

    ResponderExcluir
  3. Claret,
    é mais ou menos isso. Gosto demais da minha cidade e dói no coração quando, mesmo dando as consultorias grátis (o blog tá aqui, em grande parte para isso) e vejo a coisa só piorando...

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.