As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comunicado e comentários sobre morcegos e raiva (hidrofobia) em Sete Lagoas.

Sempre pronto para atender aos pedidos de divulgação das ações da Secretaria Municipal de Saúde.


Fonte: Secretaria de Saúde - Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

COMENTÁRIOS: Poucas são as espécies de morcegos hematófagos ("que bebem sangue"). A maioria dos morcegos se alimenta de frutos ou insetos, sendo de grande importância para a polinização, disseminação de sementes nas matas e controle da população de insetos. Entretanto, os morcegos de todos os tipos podem habitar uma mesma caverna (ou outro local). Ali, o contato de morcegos hematófagos contaminados com outros morcegos pode transferir o vírus para a pele de um morcego não hematófago. Daí o cuidado ao se manusear qualquer tipo de morcego, pois mesmo não sendo um "vampiro", a pele pode estar contaminada. Há muitas dúvidas na literatura sobre o assunto, mas particularmente sugiro a leitura rápida de "https://www.ufmg.br/boletim/bol1485/terceira.shtml". Nele, o veterinário Cássio Pacheco expõe rapidamente suas conclusões na dissertação de mestrado, dentre elas: "Qualquer morcego, seja insetívoro, frugívoro ou hematófago, pode estar contaminado e transmitir a doença ao homem. A diferença reside no fato de que apenas os hematófagos atacam os humanos em busca de alimento." Por segurança e respeito, prefiro confiar no trabalho dessa turma da UFMG. E mais uma vez, agradeço o contato da Secretaria Municipal de Saúde e elogio a preocupação dos nossos profissionais em relação ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.