Abaixo, a conceituação para o Campus da FEMM (ainda não era UNIFEMM) no início da década de 1970 pelo Oscar Niemeyer. "Roubei" a imagem do blog do amigo Flávio de Castro. Espero que ele me perdoe.
FONTE: http://flaviojose.blogspot.com.br/2012/12/o-homem-que-desenhava-iii.html |
"explicação indispensávelNossa idéia de Universidade é bem definida e seu objetivo principal reduzir o número de prédios, resumindo-os a 7 elementos: administração (direção das faculdades), edifício de classes (salas de aulas, trabalho e anfiteatro), edifício de ciências (todos os laboratórios), auditório, biblioteca, restaurante e setor esportivo. Com esta solução revolucionamos o programa das Universidades, fazendo-o mais compacto, mais econômico, mais lógico, capaz de exprimir a Universidade moderna e integrada que se impõe. E preservamos os terrenos, evitando cortá-los com ruas desnecessárias, economizando extensas instalações de luz, água, eletricidade [ilegível] etc. Trata-se de solução tão clara e irrefutável que começamos a projetar Universidades por toda parte. A Universidade de Sete Lagoas segue essa orientação, adaptada às condições locais e possibilidades econômicas. No centro do terreno fica a praça magna, a administração, a biblioteca e o auditório. À esquerda, o ensino propriamente dito: edifício de classes, edifício de ciências e a previsão futura de um novo prédio. À direita, o restaurante, o clube, a piscina olímpica, o ginásio etc."
O trecho "E preservamos os terrenos, evitando cortá-los com ruas desnecessárias, economizando extensas instalações de luz, água, eletricidade [ilegível] etc." mostra-nos concretamente o sentido da expressão "um homem à frente do seu tempo". Dá pena de ver tantos arquitetos hoje usando de suas mesas, estagiários e autocads para fazer o inverso. Dá pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.