As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Niemeyer, aqui pertinho de nós, mostrando como deveríamos tratar o futuro.

Abaixo, a conceituação para o Campus da FEMM (ainda não era UNIFEMM) no início da década de 1970 pelo Oscar Niemeyer. "Roubei" a imagem do blog do amigo Flávio de Castro. Espero que ele me perdoe.

FONTE: http://flaviojose.blogspot.com.br/2012/12/o-homem-que-desenhava-iii.html
A transcrição do texto, também do blog do Flávio, encontra-se abaixo.
"explicação indispensável
Nossa idéia de Universidade é bem definida e seu objetivo principal reduzir o número de prédios, resumindo-os a 7 elementos: administração (direção das faculdades), edifício de classes (salas de aulas, trabalho e anfiteatro), edifício de ciências (todos os laboratórios), auditório, biblioteca, restaurante e setor esportivo. Com esta solução revolucionamos o programa das Universidades, fazendo-o mais compacto, mais econômico, mais lógico, capaz de exprimir a Universidade moderna e integrada que se impõe. E preservamos os terrenos, evitando cortá-los com ruas desnecessárias, economizando extensas instalações de luz, água, eletricidade [ilegível] etc. Trata-se de solução tão clara e irrefutável que começamos a projetar Universidades por toda parte. A Universidade de Sete Lagoas segue essa orientação, adaptada às condições locais e possibilidades econômicas. No centro do terreno fica a praça magna, a administração, a biblioteca e o auditório. À esquerda, o ensino propriamente dito: edifício de classes, edifício de ciências e a previsão futura de um novo prédio. À direita, o restaurante, o clube, a piscina olímpica, o ginásio etc."
O trecho "E preservamos os terrenos, evitando cortá-los com ruas desnecessárias, economizando extensas instalações de luz, água, eletricidade [ilegível] etc." mostra-nos concretamente o sentido da expressão "um homem à frente do seu tempo". Dá pena de ver tantos arquitetos hoje usando de suas mesas, estagiários e autocads para fazer o inverso. Dá pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.