As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

sábado, 8 de dezembro de 2012

Discurso de Formatura em Homenagem aos Professores (não pronunciado)

Discurso em  Homenagem aos Professores que seria proferido na formatura do Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Caetano por Ricardo Cassini Labbate (não foi proferido por meras questões protocolares, sendo substituído por outro mais direto e rápido)
Por nossas vidas já passaram diversos tipos de professores: professores pais, professores amigos, professores irmãos e professores apaixonados. Cada um a sua maneira, cada um com suas peculiaridades, cada um com as palavras certas, nos momentos certos, e acima de tudo, cada um com a sua história para contar e nos ensinar. Esses professores conquistaram nossa confiança e nosso carinho.

Os professores nos conduziram a encontrar por trás de nossas atitudes pessoas, qualidades milenares e coletivas, chamados de arquétipos. Não são somente forças ultrapassadas, são forças que estão disponíveis para os homens de hoje. Esses arquétipos que eles nos ensinaram a ser são: Xamã, Guerreiro e Rei. 
Quando alguém está triste, quando essa pessoa não encontra esperança, os professores conseguirão transformar essa tristeza em brilho nos olhos, eles operam com forças invisíveis, eles colocam alma nas coisas, e também nos ensinam a ser assim, como xamãs. 
Quando estamos cansados de tudo, quando queremos mudar tudo que está ao nosso redor, quando queremos descobrir sobre a vida, eles nos ensinam a instruir o que está por vir, dentro e fora, não ser tão refém de ansiedade, orgulho e ciúme, todas as aflições da mente, não ter um corpo tão travado, agitado ou contraído, aprendemos usar o silêncio como arma; vamos subir no topo de uma montanha, só para entender o que é ser imóvel. Eles nos ensinaram a ser guerreiros. 
E, quando levantamos a cabeça, e olhamos ao redor. O QUE OS OUTROS PRECISAM? POR ONDE CAMINHAM? ONDE SE PERDEM, E TRAVAM? O MELHOR LÍDER, É AQUELE QUE FORJA OUTROS LÍDERES, O MELHOR IMPÉRIO É AQUELE ONDE TEMOS NOSSAS VIRTUDES IMPULSIONADAS. PROCURAMOS POR PRECISÃO, AQUELA AÇÃO MÍNIMA, E QUASE SEM ESFORÇO COMO O PRIMEIRO DOS CEM MIL DOMINÓS, NOSSO PODER COMEÇA. QUANDO OFERECEMOS O TRONO, A BONDADE FUNDAMENTAL NÃO TEM LIMITES, ELES NOS ENSINARAM A SER COMO REIS.
Às vezes, nós alunos, não somos adequados. Certamente, erramos pra valer, tropeçamos, bobos, ridículos piadistas, pregamos peças para furar os olhinhos sociais e revelar o que todo mundo esconde, brigamos, fazemos travessuras, trucamos, sorrimos! Não compramos a nossa própria seriedade, nós também como qualquer um, além de tudo, somos palhaços.
Nós sabemos que não há mapas, nem caminhos certos ou errados, seremos os artesões do futuro. Os professores afiaram a nossa mente, ela será o nosso melhor aliado agora. Faça silêncio, escute, seja o exemplo que deseja seguir. Esse treinamento não acaba por aqui. Vamos errar muito ainda. Estamos buscando o sentido da vida? Não... Nós estamos buscando a experiência de estarmos vivos! Não vamos perder tempo justificando, vamos sempre colocar o nosso melhor na mesa. Seremos protagonista de nossa própria história a partir de agora. Pergunto a todos e pergunte a si próprio: Qual será o nosso legado?
Duas garotinhas de dez anos de idade conversam sobre o que querem ser na vida. A primeira, orgulhosa, nem pensa duas vezes: “quero ser médica!”. A segunda diz “e eu quero ser professora”. “Professora? Só isso?”, retrucou a menina, com uma certa arrogância. A amiga nem se abalou: “E você acha que vai se tornar médica como? Tendo aulas com um monte de professores, oras!”

Esse diálogo simples, que se repete entre milhares de crianças todos os dias, revela aquilo que estamos acostumados a sentir na própria pele: o descaso com o ofício de professor, que hoje possui uma imagem desgastada em virtude de todas as transformações que a educação sofreu em nosso país. Mas, como afirmou a menina, não há jornalista, advogado, médico ou outro doutor que não tenha, algum dia, freqüentado salas de aula, dividindo diariamente suas experiências com os mestres que nos ensinam não só matemática, física, química, como nos ensinam sobre a própria vida. Os salários muitas vezes são baixos, as condições de ensino são muitas vezes precárias, mas a maior virtude do mestre está em ensinar. Em conduzir crianças, adolescentes, adultos, a algum rumo na vida. É possível que não nos recordemos de todos os professores com quem tivemos contato, mas sem dúvida nos lembramos de algum mestre em especial.

Apesar de todos os percalços, de todas as dificuldades, é nos mestres em quem confiamos. Mestres que não abandonam seus caminhos, por mais difíceis que sejam, mantendo vivo o compromisso de educar. Como dizia Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”. Aos professores de almas enormes, aqui vai o nosso muito obrigado por nos ensinar a viver.

Ricardo Cassini Labbate
Fontes de parte dos textos e inspirações:
http://papodehomem.com.br/ 
http://sinpro-abc.org.br/download/bol261.pdf

Comentário: Ricardo, os caminhos da vida são caminhos complicados, difíceis, enganosos... mas acima de tudo maravilhosos. Viver é uma experiência única. Vale o fato de sermos capazes de respirar, de sentir o coração bater... em qualquer momento de nossas vidas, mesmo naqueles mais difíceis. Viver junto aos alunos, como diria o clichê tantas vezes repetido nas propagandas "não tem preço". Tá certo, tem hora que vocês nos tiram do sério, mas na maior parte do tempo estão nos ensinando a ser pacientes, a ser persistentes, a ser melhores. Segue aqui um agradecimento a todos os alunos da turma do Terceiro Ano do Colégio Caetano 2012. Um agradecimento, uma homenagem e um desejo sincero de sucesso. Venham sempre nos visitar, real ou virtualmente, mas continuem a insuflar o oxigênio da alegria de vocês em nossos pulmões. Vale muito para nós, tenham certeza.
Sigam em frente em todos os seus projetos. Vocês podem muito, vocês podem tudo. Abração!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: A quem interessar possa, todas as provas do NOVO ENEM (inclusive as do sistema prisional) em http://ramonlamar.blogspot.com.br/2013/08/todas-as-provas-do-novo-enem-em-pdf.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, use o Google Chrome ou o Firefox. Só são aceitos comentários a partir de e-mails válidos. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.