As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Péssima questão do vestibular da UFSJ (São João Del-Rei)

Por favor, quem entende um pouquinho de biologia observe só a PORCARIA de desenho que ilustra esta questão do vestibular da Universidade Federal de São João Del-Rei. Prova específica para alguns cursos, entre eles o de Medicina.


Utilizando recursos (?) ridículos de desenho (deve ter sido feito no próprio Word), o profissional que elaborou a questão conseguiu fazer uma tremenda palhaçada. Trata-se de um completo desrespeito aos estudantes e aos demais professores.
Aí, colegas, agora não precisamos mais caprichar nos desenhos ou imagens. Uns rabiscos toscos resolvem.
Olha, melhor nem comentar mais nada.

Atendendo a pedidos: A ideia que o infeliz tentou transmitir é a dos neurônios que participam de um arco reflexo. Deu para entender a bagunça que fizeram no desenho? Tem coisa parecendo axônio fazendo sinapse com axônio e coisa parecendo dendrito fazendo sinapse com dendrito.

10 comentários:

  1. Que isso... q lixo... Isso deve mesmo ter sido desenhado no Word, mas pelo filho de 6 anos do elaborador.

    ResponderExcluir
  2. Ramon, acho que fizeram o desenho do Neurônio no Paint...

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Word, barra de desenho, auto formas, estrelas e faixas.

    ResponderExcluir
  4. Professor, dou aula em BH e os alunos me mostraram essa questao feita nas coxas. Obviamente fizeram na ultima hora essa questao, usando ferramentas avancadas de design como paint e word...lamentavel. E os alunos pagaram para fazer a prova...

    ResponderExcluir
  5. Realmente, colega, pagar para se submeter a esse tipo de é complicado!

    ResponderExcluir
  6. Pior mesmo é a prova ser roubada. Ainda bem que não aconteceu isso esse ano, caso do ENEM. O que não diminui a irresponsabilidade da UFSJ, entidade pública, federal, mantida pelo dinheiro público.

    Por favor. Respeitem os estudantes, não custa nada.


    ps. e os prof. tbm, afinal, fazem parte do processo educativo.

    ResponderExcluir
  7. resposta do recurso á essa questão : O impulso nervoso através do axônio é sempre unidirecional, ou seja, vai do corpo celular para a extremidade do axônio. As representações comuns de imagens de neurônios são de neurônios motores que apresentam morfologia representada por dendritos ramificados, curtos e um axônio longo. Essa representação é um modelo, mas não se refere à diversidade morfológica de neurônios. Assim, a questão se refere à diferentes neurônios, que desempenham funções distintas e que apresentam morfologia também diversificada. Em todos os casos, entretanto, o impulso nervoso sempre é unidirecional.
    Recurso indeferido

    resposta correta da questão : os números 3 e 6 são, respectivamente, dentrito e axônio.

    lamentavel, ou lamentavel ?

    ResponderExcluir
  8. Aline... só consigo rir. Então na verdade os neurônios foram feitos no editorzinho de figuras do Word! Legal!!!
    E para a informação dos elaboradores, o impulso nervoso pode seguir em duas direções (portanto não é sempre unidirecional). O impulso nervoso funcional é esse que descreveram (condução ortodrômica), mas existe também a antidrômica (do axônio para o corpo celular).
    Nem sei porque perco meu tempo com essa turminha que pensa que sabe elaborar questões...

    ResponderExcluir
  9. Só uma aulinha para os elaboradores de prova da UFSJ:
    A raiz da questão ou enunciado deve fazer referência clara ao assunto da questão (no caso um arco reflexo com interneurônio). A interpretação da pergunta - e consequente escolha das respostas - não pode ser feita a partir das alternativas, pois as mesmas podem estar completamente erradas.
    Ok?
    Classe dispensada.

    ResponderExcluir
  10. pois é, tinha certeza que essa questão seria anulada e pra minha surpresa não foi, assim como muitas outras que os recursos estavam muito bem elaborados.Mas enfim, só mesmo rindo pra não chorar, pqe é triste ver que o vestibulando se prepara durante tanto tempo, pra passar por tanta falta de respeito.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.