As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 10 de junho de 2012

Verticalização das Cidades: um texto da Revista Ciência Hoje (SBPC)

Tem muita gente "aprendendo" sobre urbanismo recentemente. Mas para aprender, é necessário escutar ou ler quem entende do assunto. Conversar com o travesseiro, ou com amigos que têm a mesma opinião que você mas nunca leram uma linha sobre o assunto, não adianta. 
O arquiteto e urbanista Flávio de Castro, falou na Audiência Pública de 06 de junho de 2012 sobre a tendência e necessidade de verticalização dos espaços urbanos. Obviamente atendendo a uma série de condições. Exemplificando, aqui em Sete Lagoas é importante um bom e completo estudo do subsolo. 
Para não deixar o Flávio de Castro falando sozinho (e em certo momento alguns não entenderam nada da fala dele), sugiro que cliquem AQUI e acessem o texto da jornalista Isabela Fraga publicado na Revista Ciência Hoje (da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SPBC), baseado em textos de urbanistas consagrados. As partes marcadas em amarelo são de minha responsabilidade.
Sobre os dados levantados no Censo 2010 sobre domicílios desocupados em Sete Lagoas (o texto cita dados do Rio de Janeiro), tomei cuidado de procurá-los e são:

************* Total de domicílios particulares não-ocupados fechados: 430
************* Total de domicílios particulares não-ocupados vagos: 5.425
************* Total de domicílios coletivos sem morador: 85 (Fonte: clique AQUI)

Aliás, o texto já foi publicado aqui no blog em 5 de agosto de 2011 (clique AQUI para ver).

Arte: Mateu Velasco
Para aprender tem que ler, estudar, escutar e pensar, ok? E depois leia, estude, escute e pense mais um pouco...
Ah, e tem gente que precisa desencucar e achar que tudo que falamos ou escrevemos é por causa do Boulevard Santa Helena. Ninguém está elaborando teorias para justificar tudo (ou seria justificar nada?)... bom, pelo menos eu não estou.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Ramon, eu prometi ao Saulo - que fez um comentário lá no blog - que escreveria mais sobre esse assunto. O texto está no ponto: 'Cidades compactas'. Fugi pra roça, neste final de semana, mas amanhã vou publicá-lo. Dê um pulo lá, leia e comente...

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.