As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Faça o que eu falo, não faça o que eu faço! Cemig e arborização urbana (de novo).

 Parafraseando Manuel Bandeira:

Estou farto do teorismo comedido
Do teorismo bem comportado
Do teorismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.


Trechos extraídos do excelente Manual de Arborização publicado pela CEMIG (baixe clicando AQUI):
A maneira mais eficiente de evitar problemas com as raízes de uma árvore é a adequação de um espaço para o seu desenvolvimento, de forma a evitar que  as  redes  de  abastecimento  de  água,  drenagem  pluvial,  calçadas  ou cisternas possam ser afetadas. (pag. 66)
Copa em compatibilidade com a altura dos pedestres, veículos, redes de distribuição de serviços de energia, telefonia, telhados e fachadas, placas indicativas, entre outros. (pag. 44)
Presença de raízes estrangulantes: raízes enoveladas, desenvolvidas a partir do plantio de uma muda inadequada, podem provocar o  estrangulamento da base do tronco e a consequente queda da árvore. (pag. 69)
A poda de manutenção é realizada  com  a  frequência  necessária,  e  o  Programa  se  compromete também a plantar mudas de alta qualidade de espécies adequadas ao meio urbano, com no mínimo 2,5 metros de altura. (Sobre o Programa Premiar, pag. 35)

Figueiras fotografadas na calçada de instalação da CEMIG em Sete Lagoas (MG).
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.