Poluição sonora, esgotos em nossos córregos, poluição visual... e aí parece que esquecemos de nossos crônicos problemas de poluição do ar.
Ao que me conste, tal problema ainda persiste e azucrina vários bairros da cidade. As donas de casa que o digam... se ficar um dia sem limpar os móveis a poeira preta acumula e se mostra toda faceira.
Inversão térmica em São Paulo (SP). Fonte: Folha de S.Paulo |
Inversão térmica em Sete Lagoas, observe a camada de poluentes próxima ao solo. (Julho de 2006, foto de Ramon L. O. Junior) |
Solicitei informalmente à Secretaria de Meio Ambiente, por meio do secretário Cláudio Busu, a liberação dos documentos a respeito dos níveis de poluição do ar na cidade (medições feitas durante anos). Caso a solicitação informal não dê resultado, parto para a solicitação formal com base na recente Lei de Acesso a Informações Públicas (12.527/2011) que entrou em vigor em 16 de maio último.
Seria bom saber também como andam os atendimentos a problemas respiratórios na cidade. Agora no inverno, com o ar mais seco (graças aos céus que tem chovido um pouco, aliviando a umidade do ar) e com o fenômeno natural de inversão térmica, a situação tende a se agravar muito.
Bom saber como andam as coisas, né?
Ramon Lamar de Oliveira Junior
e então conseguiu alguma resposta?
ResponderExcluirNadinha, Kelly. Só entrando na justiça mesmo...
Excluir