As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA APA DA SERRA DE SANTA HELENA

A participação dos jovens dentro e fora da Casa da Cultura. O retorno dos movimentos estudantis, turbinados pelas redes sociais, foi comovente e marcante. / Os estudos técnicos apresentados pela Érika (EMATER) e pelo Gustavo (Biopreservação). / A presença de secretários de governo e, em especial de ex-secretários como Ênio Eduardo, Lairson Couto e Flávio de Castro (os dois últimos na condição de palestrantes representam um marco histórico no sentido da democratização de opiniões na cidade). / A divulgação do VETO do prefeito Mário Márcio Maroca aos projetos aprovados "a toque de caixa" pela Câmara e que interferiam em áreas da APA e no zoneamento urbano. / A presença do Flávio Araújo, proprietário da Fazenda Arizona, fazendo uso da palavra de forma sensata, conversando com os manifestantes e colocando-se à disposição para dialogar sobre empreendimentos propostos para a área da Fazenda Arizona. / A participação bem humorada das apresentações artísticas.

A ausência de diversos vereadores que apresentaram, defenderam e apoiaram enfaticamente os projetos de lei que interferiam em áreas da APA e no zoneamento urbano durante a fatídica reunião de 22 de maio. / A panfletagem sobre o Boulevard Santa Helena em local e hora totalmente inoportunos e sem autorização da Secretaria de Meio Ambiente, colocando em risco o encaminhamento correto da Audiência no sentido de discutir a importância da APA como um todo e não casos e interesses particulares. / Algumas condições técnicas e de suporte: inadequação ou não utilização correta do espaço da Casa da Cultura no que diz respeito à iluminação da tela de projeção interna e do telão externo (luz direcionada para o telão?) e a cronometragem muito liberal dos tempos das falas (alongando a audiência para mais de uma hora além do previsto).

 Seguem-se algumas imagens "furtadas" do facebook da amiga Júnia Villani:

Fotos: Júnia Villani
Finalizando, eu só tenho a agradecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em especial ao secretário Cláudio Busu, pela oportunidade de participar de todas as discussões relativas à questão da APA SERRA DE SANTA HELENA. Em especial, um grande abraço aos jovens do MOVIMENTO ACORDA SETE LAGOAS, que mostraram que esses 30 anos de sala de aula, somados aos tantos outros anos dos queridos colegas que trabalham a biologia e os temas ambientais em Sete Lagoas não foram em vão. Em meu nome, em nome do meu colega Edson (que lá esteve presente e com quem pude conversar um pouquinho) e de todos os biólogos que atuam na nossa cidade, nossas homenagens a vocês. Nota 100, aprovados com louvor!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: As fotos não são da Júnia Villani, ela também subtraiu da Alessandra Casarim, que por sua vez parece ter surrupiado da própria filha.

5 comentários:

  1. Parabéns Ramon, a cidade vai ficar em dívida eterna com você. As gerações futuras merecem o nosso esforço. Não pude participar da reunião por motivos profissionais, não me encontrava em Sete Lagoas, mas me senti dignamente representado por todas as pessoas de bem, que estiveram lá.

    ResponderExcluir
  2. Foi tudo muito válido! Foi uma ótima fonte de informações técnicas, onde a democracia se fez valer com todos mostrando seus anseios, seja no protesto, seja com o microfone. Estão todos de parabéns. Fazia tempo que eu não sentia este orgulho de ser setelagoano! :)

    ResponderExcluir
  3. Tivemos uma demonstração de manifestação de idéias e convicções de uma parcela bem informada da sociedade .Achei importantíssimo e esclarecedor , ficou bem claro que a APA precisa ser regulamentada por vários aspectos .A participação educada das pessoas me chamou a atenção e também a diplomacia do Cláudio Busu.Parabéns à todos , é isso aí Sete Lagoas , chega de reclamar nos cantos e vamos cobrar mais diretamente dos nossos Ilustres representantes como disse uma das palestrantes. Grande abraço Ramon!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, amigos! Estamos aí nessa luta... e já preparando para entrar em outra. Afinal de contas, como anda a poluição do ar na cidade?

    ResponderExcluir
  5. Ramon,
    Surrupiei também os direitos autorais rsrsrs... Portanto, amigos(ainda mais irmãos) podem usá-las a vontade.
    Abraços,
    Alê

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.