Participei, hoje pela manhã, de uma excelente reunião de capacitação sobre elaboração de questões com o formato das exigidas pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, de responsabilidade do INEP/MEC). A reunião aconteceu na Faculdade Santo Agostinho, FASASETE, da qual tenho muito orgulho de fazer parte do corpo docente. O foco da reunião, contudo, não foi apenas o ENADE, não foi um adestramento como muitos que se vê por aí. Tratou-se da fundamentação teórica e prática sobre a elaboração de itens seja para o ENADE, provas de sala de aula ou concursos de uma maneira geral.
A professora Nely Rachel Veloso Lauton, demonstrando grande experiência e domínio, soube conduzir o encontro de forma precisa, objetiva e democrática. Posso afirmar que foi uma das melhores, senão a melhor reunião que já participei sobre assuntos dessa natureza.
Muito importante foi o clima de colaboração e desprendimento dos colegas professores, tanto do curso de Engenharia Ambiental quanto do curso de Direito. Ensinar qualquer tema relacionado às minúcias e detalhes do processo ensino-aprendizagem para professores que já militam no ramo, em especial para muitos que não têm a formação de licenciatura (a grande maioria dos mestres e doutores que lecionam nas faculdades não passaram pelas clássicas disciplinas de Didática e Psicologia da Educação), é tarefa dificílima. Sei disso porque já senti essa dificuldade na pele, músculos, ossos e tecido adiposo. Porém, ao final, senti em todos a alegria de realmente ter investido bem o tempo e a atenção. A professora Nely conseguiu deixar-nos com vontade de ir até mais além do proposto, espero que não faltem oportunidades para tanto.
Obrigado, professora!
Ramon Lamar de Oliveira Junior
Nossa, Ramon, confesso que estou com inveja de você! Adoro participar desses encontros, realmente pedagógicos, que auxiliam o professor a exercer sua dificílima profissão. Normalmente, essas reuniões são para "cumprir o calendário pedagógico" e, muitas vezes, temos mais experiência que o palestrante, é ou não é?
ResponderExcluirUm abraço