As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Esgoto que cai na Lagoa José Félix a partir do Recanto do Yassu pede solução urgente

Seguem-se texto e fotos de Marta Villefort a respeito do esgoto que continua caindo na Lagoa José Félix.
 

Essa é a caixa diluidora. No dia 05/08/2013, publicamos, no Facebook, as fotos do esgoto do SAAE caindo na Lagoa José Felix. Arrumaram uma bomba antiga, compraram uma outra e instalaram lá. Acontece que desde sexta-feira passada, (04/10/2013) o esgoto voltou a jorrar e agora em dobro. Ligaram-me, fui lá ver, cheguei junto ao caminhão do SAAE com dois servidores. Fotografei e conversei com eles para entender melhor. 
 
Uma bomba estragou e a outra entupiu. Como a caixa diluidora não tem manutenção, vai ficando com muito resíduo no fundo, espaço para pouca água e facilmente entopem as bombas. 
Providências tem que ser tomadas urgentemente para que o esgoto nunca mais caia na lagoa. As sugestões que dou são: 1. Que seja feito uma manutenção, periodicamente, para a retirada dos resíduos sólidos que se assentam no fundo da caixa com um caminhão sugador, para que não fique resíduos possíveis de entupi-las. 2. Que seja construída uma fossa ao lado, urgentemente, para em caso de emergência como este, o esgoto seja aparado por ela, enquanto consertem a bomba. 3. Que ativem a terceira bomba para emergência.
COMENTÁRIO: Lagoas estão localizadas em regiões mais baixas do que os terrenos do entorno. Sendo assim, o esgoto gerado pelas casas (no caso do Recanto do Yassu) deve ser bombeado (elevado) para ser lançado na rede de esgoto. O SAAE tem falhado na manutenção desses sistemas, e isso é fato, tanto na Lagoa José Félix como na Lagoa do Brejão (em sua parte também conhecida coincidentemente como Lagoa Yassu). Resolver o problema do bombeamento do esgoto é fácil, o difícil é se a Lagoa José Félix ficar igual à tal Lagoa Yassu, quase que um problema sem retorno. 
(Ramon Lamar de Oliveira Junior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.