As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PROVAS DO ENEM 2012 - SEGUNDA APLICAÇÃO

ATENÇÃO: PARA TODAS AS PROVAS DO NOVO ENEM, CLIQUE AQUI.

Sem enrolação, sem links confusos e enganosos. Aqui estão as provas aplicadas em dezembro na "segunda aplicação" do ENEM 2012. 

Primeiro dia: www.nucleodeaprendizagem.com.br/2012_2_1.pdf
Segundo dia: www.nucleodeaprendizagem.com.br/2012_2_2.pdf

Esta prova costuma ser conhecida como "prova dos presidiários". Sua análise é muito interessante pois tem as mesmas características da prova de primeira aplicação e apresenta questões com abordagens não apresentadas até então nas provas do NOVO ENEM. O gabarito está nos links:
Primeiro dia: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/ppl/2012/p2_dia1_branco_2012.pdf
Segundo dia: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/ppl/2012/p2_dia2_cinza_2012.pdf


ATENÇÃO: O GABARITO DE MATEMÁTICA, ANALISADO POR ALGUNS PROFESSORES, POSSUI ERROS!
COMO OS PROFESSORES NÃO TIVERAM ACESSO LOGO APÓS A APLICAÇÃO DAS PROVAS, NÃO HOUVE COMO QUESTIONAR O GABARITO OFICIAL, FATO MUITO GRAVE.

13 comentários:

  1. Cara Vlw pela iniciativa! Procurei em tantos sites e só encontrei aqui. Essas provas são importantíssimas para treinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, aguarde mais um pouco. Amanhã devo postar as segundas aplicações de 2009 e 2011 que não foram divulgadas. Muito bom!!! Obrigado pela presença e pela mensagem.

      Excluir
  2. por favor, o que seria essa "segunda aplicação" do enem? não entendi o pq essa prova da "segunda aplicação" ser bem mais fácil que a outra. Como funciona isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda aplicação é destinada ao sistema prisional (ppl = pessoas privadas de liberdade). E discordo que essa prova seja mais fácil do que a outra, uma vez que os critérios do TRI igualam as médias de acerto.

      Excluir
    2. visualize as questões de uma e outra compare. Obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Não basta visualizar. Tem que resolver todas e no mesmo tempo destinado para as provas. Em situação igual. Já fiz isso. Não há muita diferença e mesmo se houvesse a TRI foi feita para corrigir possíveis distorções.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Kara essa prova tem a mesma dificuldade, e o nome segunda aplicação é pq é uma prova destinada aos presos.

      Excluir
  3. a prova do segundo dia do enem 2012 dos presos está com alguns quadrinhos nas questões faltando as falas... :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure baixar e abrir as provas fora do navegador de internet.

      Excluir
  4. Boa noite, Ramon. Muito obrigada por disponibilizar tais provas para download, de verdade. Bem, eu resolvi essa prova e acredito que algumas questões estão erradas. Você teria como me estimar quantas (mais ou menos) estariam com gabarito incorreto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Caroline, não tenho. Realmente percebi falha em uma ou outra questão mas não quantifiquei e agora tá complicado para refazer tudo.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.