As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pulgões...

Foto: Ramon Lamar de Oliveira Junior (clique na imagem para ampliar)
O pulgão-amarelo, Aphis nerii, é uma praga comum de vários importantes plantas ornamentais nas famílias Apocynaceae e Asclepiadaceae. Este pulgão amarelo brilhante com apêndices preto é comumente encontrado também na espirradeira (Nerium oleander) e também na flor-de-cera (Hoya carnosa). Essa espécie de pulgão é cosmopolita, sendo encontrada em áreas tropicais de todo o mundo. Provavelmente se originou na região do Mediterrâneo, local de origem da sua planta hospedeira principal, a espirradeira.
Admite-se que esse pulgão seja uma espécie partenogenética obrigatória. Os pulgões adultos são todos do sexo feminino (não existindo o sexo masculino na natureza). As fêmeas adultas podem ser aladas ou sem asas. As fêmeas adultas aladas são amarelas e pretas com nervusas escuras nas asas, enquanto as formas sem asas (ninfas) são amarelas com pequenos cornos pretos (como na foto).
As fêmeas são vivíparas e partenogenéticas, o que significa que as ninfas são liberadas pela fêmea (em vez de ovos). As ninfas vimem gregariamente alimentando-se numa extremidade da planta, em uma colônia que pode se tornar muito grande. Não há nenhuma fase de pupa. Os adultos são produzidos a partir do último estádio ninfal. O modo de reprodução partenogenética, alta fecundidade, e tempo de geração curto permite a existência de grandes colônias de pulgões nas plantas infestadas.

2 comentários:

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.