As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM 2012: Dicas de Redação

ATENÇÃO: NÃO DEIXE DE LER O GUIA DE REDAÇÃO DO ENEM 2012: clique AQUI.

As propostas de Redação no ENEM têm um formato bem definido:

1) os temas são acerca de problemas sociais brasileiros, deve-se, portanto, abordar o assunto em âmbito nacional e não mundial, focando a problemática no Brasil e não em outros países.

2) deve-se discutir o problema apresentado e em seguida apresentar a chamada proposta de ação social ou experiência que aparece, inclusive, no enunciado da prova. Isso significa que o candidato, inicialmente, em seu texto, deve apontar a temática, problematizando-a, nos primeiros parágrafos depois, ao meio do texto, apresentar as soluções ou práticas adotadas para a amenização do problema e explicá-las.

3) entre as soluções que podem ser apontadas, independente de qual seja o tema, pode-se apresentar como sugestão:

*** Investimentos em educação (escolar e familiar)
  • melhoria da infraestrutura das escolas públicas (investimentos principalmente em equipamentos eletrônicos - tecnologia - para inserção do país entre o grupo de países mais avançados);
  • melhor formação dos profissionais em educação (treinamentos de professores para lidar com as novas tecnologias e reformulação dos cursos de licenciatura);
  • pais como formadores de opinião (educadores, transmissores de princípios morais e éticos);
  • institucionalização da “escola de pais” (orientações sobre como educar - pré-natal, palestras em postos de saúde, centros comunitários, ajuda de psicólogos às gestantes).
***Propagandas educativas com ampla divulgação na mídia
  • campanhas publicitárias (placas, faixas, panfletos, cartazes, outdoors);
  • regulamentação dos horários e do número de exibições na TV;
  • contratação de profissionais de diversas áreas humanas (estudiosos da cultura brasileira) para elaborar propagandas mais bem humoradas.
***Parceria público x privado
  • investimentos financeiros para criação de cursos profissionalizantes ou não;
  • incentivos fiscais (mais leis que regulamentem os investimentos em educação, saúde, saneamento básico...);
  • instituições públicas ou privadas de ensino superior que disponibilizem “mão-de-obra” estudantil.
***Ações individuais
  • práticas cidadãs corriqueiras (ética e moral) que contribuam para coibir o problema.
4) Ao final do texto, o candidato pode concluir retomando a temática proposta, apontando consequências positivas ou negativas quanto à adoção do que foi proposto para coibir o problema, citando uma frase conhecida que tenha relação direta com o tema ou conduzindo à reflexão por meio de um questionamento entre outras possíveis formas.

5) Não se deve ultrapassar o limite de linhas proposto (máximo 30 linhas), nem se deve escrever apenas o mínimo já que dada a complexidade dos temas que são geralmente apresentados não é possível desenvolvê-los adequadamente em poucas linhas.

6) Deve ser dado um título ao texto, - mesmo que na prova não venha essa orientação -, uma vez que todo texto dissertativo-argumentativo como os que são propostos na prova de redação do ENEM deve contê-lo.
7) A linguagem empregada deve ser a padrão. Portanto, o vocabulário deve ser formal. O emprego de expressões muito comuns - os chamados clichês - empobrecem a argumentação e podem tornar o texto prolixo. Além disso, a correção linguística deve ser observada criteriosamente, fazendo-se revisão do que foi escrito.

8) O tempo destinado à realização da prova de Redação deve ser de aproximadamente 1h e 30 mim, sendo que em 1h deve-se fazer o rascunho do texto e 30 minutos devem ser reservados para se passar o texto a limpo. Se possível, e dependendo da prática do candidato, é desejável que esse tempo total seja reduzido para uma hora.

O preconceito linguístico. Um bom tema para a redação do ENEM. O quê você pensa a respeito?
ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES SEGUINTES (EDITAL DO ENEM 2011)
  • A redação é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores.
  • Caso haja discrepância de 300 (trezentos) pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor. A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores.
  • O Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.
  • Em todos os casos expressos abaixo, será atribuída nota zero à redação:
  1. - que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
  2. - sem texto escrito na Folha de Redação, que será considerada "Em Branco";
  3. - com até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "Texto insuficiente";
  4. - linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
  5. - com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "Anulada".
  • O disposto também se aplica à correção de uma redação que tiver sido considerada "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual"; "Anulada" ou "Texto insuficiente" por um corretor e, simultaneamente, divergir com o considerado pelo outro corretor.
  • Na correção das provas escritas dos PARTICIPANTES surdos ou com deficiência auditiva, serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.
Rozângela de Cássia Sousa
Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Tópico reformulado para 2012!

Um comentário:

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.