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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM 2012: Dicas de Biologia e Química

Na reta final para as provas do ENEM 2012, seguem algumas dicas de biologia e química. Reservem uma ou duas horas para cada uma e dêem uma conferida nos seguintes assuntos:

QUÍMICA

Química ambiental: comparações entre os combustíveis renováveis e não renováveis (energia, emissão de gás carbônico, preço...), aquecimento global, chuva ácida, diminuição da camada de ozônio, descarte de baterias (lançamento de metais pesados no ambiente), radioatividade (incluindo as consequências de lançamento de material radioativo no ambiente). Na parte referente aos combustíveis podem aparecer questões de cálculo termoquímico (especialmente o calor de combustão, principalmente comparando combustíveis)).
Ligações químicas: relacionadas às propriedades dos materiais (estado físico, ponto de fusão e ebulição, solubilidade em água, condutibilidade elétrica...)
Estequiometria: cálculos de proporções entre reagentes e produtos (cuidado com unidades de medidas menos comuns: tonelada, miligrama, metros cúbicos, ppm, ppb...)
Eletroquímica: corrosão, pilhas, eletrólise e balanceamento e/ou interpretação de reações simples com a observação dos conceitos e oxidante, redutor, ânodo, cátodo. Metais importantes: alumínio, cobre e ferro (noções sobre sua obtenção).
Ácidos e bases: exemplos mais importantes (incluindo a noção de força de ácidos e bases), conceituação de ácidos e bases, conceito e cálculo simples de pH e pOH, diluição de efluentes para aumentar ou diminuir o pH.
Química orgânica: Identificação de funções orgânicas. Polímeros naturais e sintéticos.

O candidato deve ser capaz de interpretar charges. Inclusive de perceber se nelas há algum erro e se o mesmo pode ser proposital. Pinguins no Polo Norte? in http://acaomeioambiente.blogspot.com/2008/07/charges.html
Níquel Náusea, de Fernando Gonsales.
BIOLOGIA

Ecologia: Nas últimas provas, a ecologia representou cerca de metade das questões de biologia. Além do mais, também é cobrada dentro da química ambiental e na geografia. Conceitos, transferência de matéria e energia, cadeia e teia alimentar, magnificação trófica (bioconcentração), eutrofização,  salinização dos solos, relações entre os seres vivos, crescimento de populações, noções sobre os principais biomas brasileiros e a biogeografia mundial, crescimento populacional, sucessão ecológica e as ações do homem sobre o meio ambiente. Uma noção bem geral sobre legislação ambiental pode ser cobrada: áreas de preservação permanente (APP), reserva legal, áreas de proteção ambiental (APA) e outras unidades de conservação (Parques Nacionais, por exemplo). A importância da preservação da biodiversidade: biológica, econômica e social.
Evolução: as teorias de evolução de Lamarck, Darwin-Wallace e a Teoria Sintética (neo-darwinismo).
Noções elementares de genética: Leis de Mendel e grupos sanguíneos (ABO e Rh). Estudo do DNA e de suas propriedades incluindo o mecanismo de síntese de proteínas (transcrição e tradução), a diferença entre informação genética e código genético e as aplicações da tecnologia do DNA recombinante (transgênicos, identificação de paternidade/maternidade, utilização em medicina forense e terapia gênica). E não se esqueçam do DNA mitocondrial.
Biotecnologia: soro e vacina, nanobiotecnologia, fermentações (produção de álcool e produção de metano no lixo e nos biodigestores), células-tronco e engenharia de tecidos.
Noções gerais sobre as principais parasitoses: etiologia, características gerais, transmissão e profilaxia.
Fisiologia humana e saúde: o funcionamento dos sistemas humanos e suas relações com a saúde do indivíduo.
Seres vivos: padrões de ciclos de vida (haplonte, diplonte e em especial o haplodiplobionte - aquele com alternância de gerações sexuada e assexuada), características gerais dos grandes grupos de seres vivos, adaptações dos seres vivos às condições ambientais (adaptações para a polinização, para a falta de água,  para as alterações de temperatura do ambiente, para as variações de salinidade...), animais pecilotermos (ectotermos) e homeotermos (endotermos), noções de acidentes com aranhas, escorpiões e cobras peçonhentas.

Níquel Náusea, de Fernando Gonsales.
Observações:

1) Não deixe de reler o programa das provas (na verdade você já deveria ter lido há um mês). Verifique como os itens acima (e os demais) podem ser cobrados. Não gaste energia estudando além do que está no programa, agora (faltando pouco tempo) não é hora para isso. Faça uma revisão mental, bem por alto.

2) Leia também o Manual de Redação para o ENEM, publicado pelo MEC. Clique AQUI.

3) Acesse o link http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/leituras.html para a leitura de alguns textos interessantes de química e biologia.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

6 comentários:

  1. Ramon, com a sua devida licença gostaria de compartilhar isso com os meus alunos. Pode ser?

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  2. Fernando, você não precisa de licença. Já falei que estou à disposição de seus alunos.
    Abração!

    Aproveita e compartilha esse link para eles:
    http://www.ralj.uaivip.com.br/leituras.html
    Está faltando atualizar uns textos mais atuais, mas está muito bom. Meus alunos têm o link na apostila e aposto que muitos nunca entraram para ver. O uso da internet pelos alunos é um problema sério.

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  3. Obrigada Ramon por suas dicas de estudo ! O seu blog é muito interessante e oferece grande ajuda a nós, estudantes ... Parabéns ! Gabrielly.

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  4. Oi Ramon Lamar, não estou conseguindo acessar o link http://www.ralj.uaivip.com.br/leituras.html, preciso muito desses textos, como faço para consegui-los?
    Obrigada.
    Viviani

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  5. Viviane,
    o provedor uai resolveu, após 7 anos, que eu não tenho direito a manter essa página. Vou ver se consigo nesse final de semana mover todos os arquivos para outro endereço.
    Abraços.

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  6. Viviani,
    consegui transferir a página para
    http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/leituras.html
    Se algum link não abrir, me informe, ok?

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