As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM 2012: Dicas de geografia e história

A prova de Ciências Humanas agrupa os conhecimentos de Geografia e História, mas com uma forte interrelação entre ambos. Muitas questões envolvem os dois conhecimentos ao mesmo tempo, principalmente no que diz respeito à Geografia Humana, sem esquecer da presença da discussão ambiental. 
Nas questões, o candidato deverá estar apto a comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos sobre diversos aspectos. A análise de lutas sociais e suas conquistas ou anseios também é bastante presente na prova. Em relação ao tópico meio-ambiente, o candidato será chamado a analisar as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos ou geográficos, em questões como a expansão da fronteira agrícola, a ocupação de encostas, combustíveis e seus impactos etc.

http://www.ivancabral.com/2011_07_01_archive.html
Alguns tópicos que merecem destaque no programa do ENEM são:

- As diversidades culturais dentro da sociedade, incluindo a participação dos povos indígenas e dos negros na formação sócio-cultural brasileira.
- As origens, características e o destino dos sistemas totalitários na Europa do século XX como o nazi-fascismo, franquismo, salazarismo e stalinismo.
- As ditaduras políticas na América Latina, com especial atenção para o caso do Estado Novo e do período de Regime Militar.
- As diferentes formas de organização dos meios de produção e sua evolução ao longo do tempo: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.
- A Revolução Industrial e seus múltiplos impactos no mundo: a formação do espaço urbano-industrial. As novas técnicas de produção e seus impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais.
- As questões envolvendo a produção e transformação dos espaços agrários. A modernização da agricultura e as estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e, com muita ênfase, as lutas sociais no campo.
- As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida e a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional.

http://www.ivancabral.com/2011_07_01_archive.html
- Projeções cartográficas: leitura de mapas temáticos, físicos e políticos.
- Questões de interpretação de gráficos, tabelas, charges e textos devem aparecer com uma boa frequência na prova. Muita atenção aos textos e a fonte dos mesmos (muitas vezes a inspiração que o candidato precisa para assinalar a resposta correta está na observação atenta da fonte da informação).
Pré-Vestibular Núcleo De Aprendizagem.

PS.: Tópico reformulado para 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.