As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Manganês agora é um Minério de Ferro!

Atenção www.setelagoas.com.br, atenção SAAE, vamos repassar informações corretas para as pessoas, por favor. Erros elementares como esse são inadmissíveis.

MANGANÊS NÃO É MINÉRIO DE FERRO!

Diz o final da notícia, que as informações foram retiradas do Wikipédia. Wikipédia não é fonte de pesquisa confiável, mas mesmo lá, está assim:

"O manganês ( do francês manganèse ) ou manganésio ( designação preterida pela sua semelhança com o magnésio), é um elemento químico, símbolo Mn, número atômico 25 ( 25 prótons e 25 elétrons ) e massa atômica 55 u, sólido em temperatura ambiente.
Situa-se no grupo 7 ( 7B ) da classificação periódica dos elementos. Usado em ligas principalmente na do aço e, também, para a produção de pilhas.
Foi descoberto em 1774 pelo sueco Johan Gottlieb Gahn, reduzindo o seu óxido com carbono.
O manganês é um metal de transição de coloração branco cinzento parecido com o ferro. É um metal duro e muito frágil, refratário e facilmente oxidável. O manganês metálico pode ser ferromagnético, porém somente depois de sofrer um tratamento especial.
Seus estados de oxidação mais comuns são +2, +3, +4, +6 e +7, ainda que encontrados desde +1 a +7. Os compostos que apresentam manganês com estado de oxidação +7 são agentes oxidantes muito enérgicos. Nos sistemas biológicos, o cátion Mn+2 compete frequentemente com o Mg+2. É usado em liga com o ferro nos aços e em outras ligas metálicas."

Na Desciclopédia (que é uma versão pirata e humorística da Wikipédia) o manganês é descrito assim:

"Manganês é um elemento químico metal de transição, é constantemente confundido com seu irmão magnésio, mas também, quem foi o gênio que deu nomes tão similares a esses elementos?
O manganês é a esposa do ferro, sendo constantemente misturado com outros metais e oxidado. Apesar de ser o terceiro metal mais abundante do Planeta Terra não está entre os elementos mais conhecidos, uma vez que não é tão simples produzir venenos contra ratos usando manganês.
O manganês é um quase-ferro, por 1 próton e 1 elétron, é menos famoso. É extraído em tudo quanto é canto do mundo, mas ninguém se importa com essa inutilidade.
O manganês recebeu esse nome por ser um dos elementos encontrados na manga."

Ramon Lamar de Oliveira Junior
com informações do www.setelagoas.com.br, da wikipédia e da desciclopédia.

PS.: Para aqueles que gostam de humor químico (umas 4 ou 5 pessoas no planeta), existe a Comunidade de Picaretologia Química no Orkut (da qual sou dono) e é publicada a Revista Brasileira de Picaretologia Química (on line). Para ler os 3 primeiros números clique aqui (e depois vá trocando para rbpq02.pdf e rbpq03.pdf). Futuramente, escreverei mais sobre a revista e a comunidade. Desculpem eventuais erros de digitação nas revistas, ainda precisam passar por revisão. Mas  não se preocupem, a informação química está completamente errada!

Um comentário:

  1. Acabo de receber e-mail da jornalista Cíntia Rezende, do www.setelagoas.com.br avisando da publicação de errata. Ok, gente, é isso aí!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.