As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 25 de setembro de 2010

Sapucaia: Lecythis pisonis (Lecythidaceae)

A sapucaia é uma árvore nativa da Mata Atlântica Brasileira. Atinge grande porte e no mês de setembro torna-se totalmente cor-de-rosa. A maioria das pessoas, que não tem o hábito de observar adequadamente as plantas, julga tratar-se de flores. Mas a coloração rosada vem das folhas novas. As flores apresentam coloração branca-arroxeada. Em Sete Lagoas somos brindados com algumas belas floradas de sapucaias, como a que existe aos fundos do casarão e do Mercado Municipal e algumas outras, mais novas, espalhadas pela cidade.
Os frutos da sapucaia são grandes cumbucas que se abrem (pixídios) liberando as sementes ou castanhas. O ditado popular "macaco velho não mete a mão em cumbuca" refere-se ao fato dos macacos meterem as mãos por dentro da abertura do fruto para pegarem as sementes. Quando tentam tirar as sementes, as mãos cheias não passam pela abertura do fruto e o macaco inexperiente fica ali preso sendo alvo fácil de caçadores. Mas isso é coisa de macaco novo e afobado. Macaco velho já passou por esse apuro e não cai mais nessa.

Sapucaia próxima ao Casarão e Mercado Municipal

Sapucaia próxima ao "Santuário"

Detalhes das folhas e flores

 Cumbuca da Sapucaia.

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

7 comentários:

  1. Belíssimas imagens Professor.
    A natureza é a face do Criador.

    Agradeço as visitas.

    Grande abraço.

    http://www.vervida.blogspot.com
    Verde Vida

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas imagens...realmente estas belas fotos mostram a beleza que Deus nos presenteia a cada momento.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Achei viu Ramon, realmente são lindas.
    Pena que é mais ou menos igual ao Ipê, só floresce nessa época.

    Chicão

    ResponderExcluir
  4. Olá, encantadora essa árvore! Quero plantar uma na minha chácara. Sabe como posso adquirir muda? E como se planta?
    Muito grata.

    Solange.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita mesmo, né Solange. Acho que terá que procurar diretamente com produtores e outros que têm os contatos. Sugestão em BH: HOLAMBELO FLORES E PLANTAS LTDA

      Rua: Mariana, 1275
      Bairro Santo André - Belo Horizonte
      Fone: (31) 3429.1050
      Fax: (31) 3429.1055
      holambelo@holambelo.com.br

      Confira a postagem sobre ela no outro blog meu o http://carpoteca.blogspot.com

      Excluir
  5. Olá Ramon,

    Gostaria de saber se a Sapucaia pode ser encontrada também em áreas preservadas nas proximidades de Sete Lagoas- MG e região. Sou estudante de graduação em Agronomia e tenho interesse em desenvolver um projeto relacionado a essa árvore.

    Aguardo sua resposta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho conhecimento de muitas sapucaias por aqui, Marina. A única que já observei fora da cidade fica na Serra do Cipó, mas dentro de um fazenda, próximo à casa. Pode ter sido plantada.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.