As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Precisamos de bons profissionais, só não queremos pagar por eles!

 

Quando não se reconhece o valor de um enfermeiro/enfermeira, não se reconhece também o valor do serviço que prestam. Não podem ter um piso mínimo digno por tantas horas de estudo e tantas horas de dedicação???

Aí vem uma associação de prefeitos falar em 32.500 demissões sumárias! Quê isso!!!

Nem quero comentar muito pois sou suspeito para falar. Tenho uma irmã enfermeira que luta e lutou arduamente durante sua vida profissional, construindo um nome, salvando vidas, ajudando famílias.

Só sei que, com essa decisão, caso mantida, teremos uma pá de cal sobre os cursos de Enfermagem e uma decadência do Sistema de Saúde, público e privado.

Pensem bem! Dinheiro pra orçamento secreto sempre tem, né?

Ramon Lamar de Oliveira Junior

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Algumas fotinhas de coisinhas da Biologia!

 

Flor de Pimenta-de-Macaco (Uma anonácea típica dos nossos Cerrados)

Líquen e musgos em tronco de árvore.

Líquen e musgos em tronco de árvore.

Líquens em rocha nua. (Início de uma sucessão ecológica.)

Líquens em rocha nua. (Início de uma sucessão ecológica.)

Folha de avenca (um tipo de pteridófita) encontrada no Cerrado em local com maior umidade.

Fotos: Ramon L. O. Junior

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Aranhas: Phoneutria (Armadeira)

(Esta postagem foi feita em 25.01.2011, mas pela atualidade e pelo surgimento recentes de casos de acidentes no período, foi elevada momentaneamente para as primeiras posições do blog para facilitar acesso.)

A Phoneutria (família Ctenidae) é a aranha conhecida como armadeira. Os gringos também a chamam de "banana spider", uma vez que costumam chegar nos portos americanos no meio dos cachos de banana. Acidentes com os estivadores dos portos são comuns. Aliás, touceiras de bananeiras são um dos locais preferidos pela Phoneutria.
A armadeira é grande, cerca de 3 cm de corpo. Contando com as pernas esticadas ela pode chegar a 10 cm. Não é uma aranha que se caracteriza pela construção de teias e vive principalmente no chão. É muito ativa durante a noite. De dia fica escondida em entulhos, montes de lenha, troncos... e nas touceiras de bananeiras. Quando ameaçada, assume a posição de defesa (veja na foto abaixo) e "se arma". Dessa posição ela pode saltar na direção das pessoas.

Foto: Ubirajara de Oliveira (ICB/UFMG).

Os efeitos da picada, obviamente, dependem da quantidade de veneno injetado. O local fica vermelho, inchado e dói muito pois uma das toxinas é neurotóxica. Quem já foi picado relata que a dor é terrível. Um conhecido nosso lá da UFMG, experiente na coleta de toxinas de aranhas, escorpiões e cobras, contou que distraiu-se durante uma extração de veneno e foi picado pela armadeira. Ele considerou a picada como a mais dolorosa que ele já recebeu (e ele já recebeu várias... ô emprego ingrato!). Muito suor, vômitos, agitação, hipertensão, taquicardia, aumento da frequencia respiratória (taquipneia) e priaprismo (ereção) podem acompanhar os sintomas da picada. Em casos graves pode ocorrer choque neurogênico (redução do tônus da parede das artérias com forte queda da pressão arterial). Lembre-se sempre que acidentes são muito mais graves em crianças em idosos.


Em caso de picada, procure o pronto-socorro para a aplicação de anestésicos e do soro específico. Caso não encontre em Sete Lagoas, vá direto para o HPS João XXIII.
Em 2005 (clique aqui), um chef de cozinha britânico foi picado por uma armadeira - que provavelmente chegou ao seu pub em uma caixa de bananas proveniente do Brasil. Foi salvo por ter fotografado a danada com o celular e mostrado aos médicos que puderam realizar o tratamento correto.


Texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

quarta-feira, 6 de julho de 2022

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NÃO É MERO "ROMANTISMO"

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CAPÍTULO VI (Do Meio Ambiente)

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Assim começa o Capítulo VI da nossa Constituição. Trata-se de um artigo com 7 parágrafos que norteiam as questões relativas ao meio ambiente em nosso país. Com especial atenção para o primeiro parágrafo que traz 7 incisos de extrema relevância.
Mas sem dúvida, o mais importante, é interpretar o caput do artigo 225, exposto acima. Aí está a falha de muitos que não conseguem entender que a conservação do meio ambiente é muito mais do que "romantismo" ou "mimimi". Pessoas que se queixam da existência da necessidade de uma regulação e que acham que tudo pode ser feito em qualquer lugar.

Então, vejamos uma breve dissecação do texto acima:

1) "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado": Por "todos" devemos entender que são todas as pessoas, sem distinção de tipo algum: classe social, cor da pele, tipo de cabelo, crença religiosa, idade, gênero e vai por aí afora (em outra palavra: INCLUSÃO). O meio ambiente não é para ser desfrutado por alguns poucos. A beleza cênica não é para ser contemplada apenas por meia dúzia. Por "direito" devemos entender que não é preciso fazer nada para poder desfrutar de forma sadia do meio ambiente. Evidentemente que quem cuida de uma área e tem gastos para mantê-la tem o direito de cobrar um preço justo pelo acesso a ela, e que esse acesso deve ser gratuito ou próximo da gratuidade em unidades de conservação. Por "ecologicamente equilibrado" devemos entender que o meio ambiente tem que ser preservado em seus processos ecológicos e que não pode ser reduzido a apenas um fantasma de meio ambiente natural. Uma floresta de eucaliptos ou de pinheiros (Pinus), aqui no Brasil, não é um exemplo a ser mostrado como "cuidamos de florestas" (e eu já vi isso em alguns comerciais "politicamente corretos" de instituições "ecologicamente incorretas" na TV. Há um Vale entre a realidade e essa fantasia.).

2) "Bem de uso comum do povo": É uma reafirmação do "todos", uma reafirmação de que o meio ambiente ecologicamente equilibrado não deve ser um privilégio, mas a normalidade para cada um de nós.

3) "Essencial à sadia qualidade de vida": Um alerta importante para todos nós sobre qualidade de vida. Se considerarmos a definição dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, de que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade, esse trecho torna-se ainda mais importante. Uma sadia qualidade de vida passa pela possibilidade de limpar os olhos, os ouvidos, e os pulmões no contato com a natureza. A contemplação da natureza nos acalma, em contraposição à poluição visual e sonora que estamos expostos nas cidades. Quem ainda não entendeu isso, e acho que são muitos, um dia irá entender. Só espero que não seja tarde!

4) "Impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações": Muito rico, esse trecho! A Constituição Federal aqui nos impõe um dever. Para quem reclama que a Carta Magna só dá direitos, aqui está um dever de todos. Dever do Poder Público que não pode fechar os olhos sobre o tema. E dever da coletividade, ou seja, de todos nós que também não podemos nos esconder dessa função. Poder Público e coletividade devem trabalhar juntos, em harmonia, para defender e preservar o meio ambiente. E essa preservação não é só para nós. Não adianta chegar com aquele papinho de que "eu não estou nem aí pra floresta, pro macaco ou pro veado campeiro". Ou o famoso "que falta faz a jaguatirica?". Deixe um pouco a ignorância de lado para entender, talvez nunca lhe ensinaram, que todos os seres vivos têm seu papel na natureza. Acredito que se a jaguatirica pudesse se manifestar, com certeza diria: "Pra que serve esse tal de bicho homem?". E então, como responderíamos à jaguatirica? Para que servimos? Temos "inteligência superior" é para arrebentar com nossa "casa", nossas florestas, rios, mares, atmosfera? Acho que não, né? E se você não se importa, como ficam as futuras gerações? Como seus filhos, netos ou bisnetos vão entender sua forma de agir? Não podemos decidir por eles, podemos é deixar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, para que eles possam crescer numa sociedade sadia.



Antes de classificar a necessidade de conservação/preservação do meio ambiente como um "romantismo cercado de regrinhas que atrapalham a economia", pense um pouco nisso. Dê uma chance para seus neurônios que estão oprimidos se manifestarem. Visite uma unidade de conservação, de preferência acompanhado por um guia que entenda do meio ambiente e não apenas da trilha a ser seguida. Você terá uma chance de mudar, para muito melhor.

Ramon Lamar de Oliveira Junior
Biólogo

sábado, 23 de abril de 2022

Se dizem que nossas ruas são ruins...

O que dizer das nossas calçadas.

Recolhi algumas imagens do Google Earth, e nem escolhi as piores, e nem escolhi as mais distantes do centro da cidade. É simplesmente um assombro. A cidade está feia, mal cuidada, com aspecto de abandonada. E dizem ser um belíssimo polo turístico com projetos baseados em Florianópolis, Gramado, Pomerode.... kkkkkkkkkkkk.

É para matar. Seria cômico se não fosse trágico. E a responsabilidade dessa feiúra toda é de quem? Porque como sabemos, "filho feio não tem pai". 

Precisamos de uma agenda pública para resgatar a auto-estima do setelagoano também neste aspecto. Não nos dá orgulho algum ver a cidade assim...




Isso sem falar da mais completa falta de acessibilidade!!!
Mas todo mundo só fala de buraco no asfalto. O pedestre, a pessoa com deficiência visual, o cadeirante, a grávida, a criança e o idoso... que se fumentem.
E ainda a péssima arborização pública, fruto de uma incompetência de plantar e cuidar.

Ramon Lamar de Oliveira Junior


domingo, 10 de abril de 2022

SUPERPROMOÇÃO DO MÓDULO II DE BIOLOGIA E QUÍMICA

 Salinhas de Biologia e Química: as aulas serão online, nas quartas-feiras à noite.

  • As duas salinhas ocorrerão nas noites de quarta-feira: Química (19h00 às 20h30) e Biologia (20h45 às 22h15).
  • Período das aulas: de 04 de maio de 2022 a 6 de julho de 2022. Total de 10 aulas de 1h30min de cada disciplina.
  • Conteúdo do Módulo I de Biologia: Fisiologia Humana (Sistemas) e Genética.
  • Conteúdo do Módulo I de Química: Ligações e Interações Químicas, Estequiometria + Soluções, Termoquímica e Eletroquímica.
  • O aluno pode fazer só uma das salinhas ou as duas. No entanto, para melhor desempenho no ENEM e Vestibulares, sempre aconselhamos que se faça as duas disciplinas.
  • Preço do Módulo II (completo = 10 aulas): Biologia (R$ 160,00), Química (R$ 160,00) ou Biologia + Química (R$ 270,00). O valor pode ser dividido em 2 vezes. Reservas Abertas.
  • PROMOÇÃO PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS: Para pagamentos feitos até 14 de abril, o valor total para Biologia e Química será de R$ 170,00.
  • No segundo semestre haverá mais dois módulos de Biologia e Química, sendo um com abordagem teórica de outros temas e um módulo de exercícios (resolução e comentários de questões para o ENEM e Vestibulares).
  • Estão previstos dois cursos gratuitos de férias em julho para os alunos das Salinhas 2022: Ecologia e o Resumão de Química Orgânica.

Por que a opção pelas aulas online?

  • Permite que seja oferecido o curso a um menor custo para os alunos.
  • Opção de ter as aulas gravadas para relembrá-las a qualquer momento, até o dia do ENEM.
  • Evita-se o deslocamentos de alunos, que já terão muitos deslocamentos durante o dia, e outros custos relativos a deslocamento.
  • Permitir a gravação e/ou disponibilização de mais temas além dos acordado, ou aprofundamento dos temas.

quarta-feira, 30 de março de 2022

As mentiras do INEP/MEC em relação ao ENEM

As mentiras do INEP/MEC em relação ao ENEM.

Quando, de sopetão, lançaram a proposta do NOVO ENEM em 2009 eles prometeram:

- Não vai haver questão de pegadinha. (rsrsrsrs)

- Não vão ser cobradas picuinhas do programa. (rsrsrsrs)

- Vão ser cobradas apenas questões que avaliam o raciocínio do aluno. (rsrsrsrs)

- As questões do ENEM serão bem diferentes de questões de um vestibular tradicional. (rsrsrsrsrsrs)

- A nota que você vai tirar no ENEM vai valer por duas ou três edições. (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs)

- Temos um banco de questões (que preferimos chamar de itens) com 5000 questões de cada área. (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

Quanto a essa última "mentirinha", olhem a realidade clicando AQUI. O trecho mais importante é: 



PS.: Se eles vão usar questões repetidas de anos anteriores, então você encontra todas, absolutamente todas aqui no blog!!!



segunda-feira, 1 de novembro de 2021

PÍLULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA PARA ENEM E VESTIBULARES

Faltando pouco tempo para as provas, né?

Não deixe de assistir as Pílulas de Biologia e Química... conteúdos importantes explicados rapidamente em menos de 10 minutos. Inscreva-se no Canal e divulgue. Nos comentários, peça as gravações que você precisa para aprender aquele conteúdo que tem muita dificuldade de compreender. Estou às ordens!

CANAL BIOLOGIA E QUÍMICA COM RAMON LAMAR:

https://www.youtube.com/biologiaequimicacomramonlamar




domingo, 31 de outubro de 2021

MINHAS APOSTILAS GRATUITAS: TEORIA DE BIOLOGIA E QUÍMICA

Para ENEM e Vestibulares. É uma adaptação do material anteriormente escrito, mas contendo apenas a parte teórica para leitura e impressão mais fácil. Alguns detalhes na parte de Química Orgânica não estão completos pois foram planejados para outro uso, mas farei adaptações para melhorar esse ponto no futuro.

Totalmente GRÁTIS e sem amolações em:

BIOLOGIA: Clique AQUI.

QUÍMICA: Clique AQUI.

Seguem os links do Scridb (tenho que postar lá para evitar que outros postem em meu nome. Há vários materiais meus disponibilizados indevidamente por lá... e é uma amolação para remover).

https://pt.scribd.com/document/520204564/Teoria-Biologia-Total-2021

https://pt.scribd.com/document/520204554/Teoria-Quimica-Total-2021

Material Gratuito. Pode ser impresso e utilizado por alunos, professores e escolas (só peço para manter meu nome como autor). Também pode ser adaptado e recortado (mas solicito a citação do nome como co-autor). Gostaria muito que fosse utilizado por pré-vestibulares para pessoas carentes.

Visite e inscreva-se no meu Canal do Youtube: http://youtube.com/biologiaequimicacomramonlamar

Visite nosso blog de aulas de Biologia, Química e Matemática: http://salinhadna.blogspot.com

Ramon Lamar de Oliveira Junior

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SETE LAGOAS PRECISA DE ÁRVORES... E LEIS QUE AS GARANTAM!

A situação da arborização urbana de Sete Lagoas é lamentável. São diversos quarteirões da cidade em que não encontramos no máximo uma árvore nas calçadas, experimente observar. Muitas vezes, nem arbustos. A cidade, hoje, respira principalmente às custas das árvores que alguns mantêm nos quintais e jardins. E os quintais e jardins estão acabando. 

Pululam aqui e ali argumentos para um verdadeiro combate às árvores: (1) está atrapalhando a fachada da minha loja, (2) cai muita folha, flor e fruto no chão, (3) passarinho fica na árvore e faz cocô no meu carro, (4) essa árvore é feia, (5) a árvore tá na minha calçada, é minha, e faço com ela o que eu quiser, (6) fulano de tal pediu para cortar e fulano de tal é poderoso, não podemos decepcioná-lo, (7) precisamos criar mais um loteamento (em vez de regularizar as dezenas de loteamentos irregulares), (8) a lenha dessa árvore vai ser boa, principalmente agora que o gás tá caro e (9) deu vontade de cortar uma árvore hoje. Lembrando que existem argumentos técnicos para a supressão e substituição de árvores. Supressão e substituição!!!

Estamos numa cidade quente, onde as árvores auxiliam muito para um melhor microclima, com temperaturas mais amenas e umidade mais alta. Sem contar o trabalho de melhorar a absorção da água  das chuvas pelo solo e consequente alimentação dos nossos importantíssimos lençóis subterrâneos.

Agora, imagine só se nossa cidade resolvesse legitimar o ataque às árvores na forma de legislações que permitam aumentar a área impermeável das construções urbanas, não vinculem compensações ambientais a uma exata fiscalização pelos órgãos competentes, diminuam a quantidade de árvores plantadas a cada árvore suprimida, ou que privilegiem a compensação ambiental na forma de praças e outros espaços sem arborização.

Argumentos técnico-científicos existem, e são inúmeros, para procurar aumentar a área verde de um município. Para isso temos a possibilidade de nos assessorarmos na SBAU - Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e em outros grupos de profissionais que atuam de forma semelhante. Mas quando os argumentos técnico-científicos perdem para argumentos econômicos e políticos que, ainda por cima , subvertem a construção do arcabouço legal, então a coisa fica feia.

Dia da Árvore, Semana da Árvore, Mês da Árvore... tudo isso perde o sentido quando não compreendemos a importância das árvores todos os dias. Tudo isso perde o sentido quando não é a árvore o verdadeiro objeto a ser preservado pelas legislações ambientais, inclusive as urbanas.

Ramon L. O. Junior

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Pontas de esperança...

Aqui e ali, timidamente, brotam pontinhas de esperança. 

Como no recente caso da Jiboia na perimetral, em que a maioria dos que comentaram a notícia se preocuparam com o adequado resgate do animal e soltura em local propício.

Postagem feita no Instagram sobre o assunto

Algumas ações e opiniões mostram até onde a educação ambiental e a divulgação científica chegaram. Muito bom! É pouco ainda, muito pouco, mas é bom. 
Agora é ficar atento nas próximas eleições e escolher bem os representantes do Executivo e Legislativo, dos níveis Estadual e Federal, para que aquela "onda verde" que começou lá atrás e morreu na praia, possa ressurgir.
E, quase sempre, o candidato que apoia o Meio Ambiente é o mesmo que apoia a Saúde, os Direitos Humanos, a Ciência e a Educação. 
Então, basta identificá-los! Com certeza estarão lá, disputando desigualmente o espaço com os que lutam pelo enriquecimento próprio, pelo poder, pelo controle da população, pela censura da imprensa, pelo combate aos demais poderes e pela manutenção de toda uma cadeia que os empurra contra o que verdadeiramente a população precisa.
Não é uma questão apenas de ser de direita, centro ou esquerda, pensem nisso.

Ramon Lamar de Oliveira Junior


quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Quase chutando o balde! (Meio Ambiente)

Como diria Rui, o Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades..."

Hoje acordo mais indignado do que nunca. Ontem recebi um pedido de apoio a uma causa contra a Vale (sempre a Vale) a respeito da proteção de cursos d'água em Nova Lima (MG). Agora recebo outra sobre a Reserva Extrativista Chico Mendes e extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor. Assinei ambas, claro.

Estou achando que o máximo que conseguimos fazer é colocar nosso nome e cpf numa lista de petição, moção ou apoio a uma causa. Enquanto isso, penso na risada das hienas que frequentam certos jantares. Hienas felizes por saberem que aquela assinatura nem faz cócegas em seus planos.

Nem mesmo aqui no nosso quintal conseguimos trazer quem tem poder real de decisão para a causa ambiental. Puxa vida, estamos numa crise climática e hídrica... e está aí Sete Lagoas que não cuida das suas águas subterrâneas e de superfície. Que depende de jovens idealistas para colaborar para a melhoria da arborização urbana. 

Nascentes estão secando, lagoas já secaram (inclusive que dão nome para cidade como a Lagoa do Vapubuçu e a Lagoa da Chácara) e matas estão virando carvão (em vários sentidos). Sete Lagoas, em vez de aumentar a proteção do solo com o aumento dos percentuais de permeabilidade dos lotes, vem agindo no sentido de diminuir esse percentual. Tiro no pé!

Estou a um milímetro de chutar o pau da barraca. Já estou deveras cansado de tentar fazer alguma coisa e só ver a boiada passando: gorda, feliz e satisfeita. Vamos deixar essa causa para os mais novos... 

Talvez um dia que não sei qual mas pode estar próximo, quando não tiver mais jeito, vão se lembrar que um velho professor, um tal de Raimundo, Raymond, Ramon ou algo assim havia alertado sobre um monte de problemas que precisavam ser enfrentados. Quando não tiver mais jeito, ou quando for muito mais caro e complexo do que foi ontem e que é hoje... talvez lembrem.

Estou realmente a um milímetro... e olhar pela minha janela como agora e ver o céu cinza, ou o belo pôr do sol como o de ontem que esconde em sua beleza a quantidade de cinzas no ar, me deixa ainda mais próximo de jogar a toalha. Hienas, podem comprar os fogos de artifício...



Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Respostas aos amigos no Facebook

"Amigos, acabo de renunciar a minha cadeira nos Conselhos Gestores das Apas Serra Santa Helena e Paiol. Três meses sem reuniões em plena crise ambiental, climática e hídrica. E vídeos, relatos e fotos pipocam em minhas redes mostrando fogo na Serra Santa Helena e outros desastres.
Uma andorinha só não faz verão. Precisamos de mais andorinhas e assim, vou me dedicar a outros projetos. A defesa do meio ambiente e a educação ambiental sempre estarão nas minhas ações, esteja dentro ou fora de conselhos. Mas não posso apenas ser número e indicador de uma pseudo-representatividade. Afastar, dar dois passos para trás, é importante para recuperar a visão do todo.
Abraços!"
"Vou podar a árvore. Tirar os ramos mortos, aqueles que a gente sabe que não adianta cuidar mais. Tentar concentrar em uma ou duas batalhas só."
"Não parei! Só vou me concentrar nos meus canais onde posso ter mais eco. Certas ações só estavam contribuindo para desgaste."

terça-feira, 14 de setembro de 2021

DIVULGAÇÃO DE PROVAS DE VESTIBULARES E CONCURSOS

Trabalho orientando alunos para prestarem vestibulares desde o primeiro dia que pisei numa sala de aula para lecionar, na verdade até antes, quando era monitor de Química e Biologia no Colégio Promove da Quintino Bocaiuva. Contando esse tempo, são mais de 40 anos.

Para fazer isso com maestria (não sei se consigo, mas venho tentando... rsrsrs), é necessário ter acesso às provas dos vestibulares. No passado, era uma loucura... tínhamos até que estar presentes na "sala de imprensa" da UFMG e PUCMG para conseguirmos as provas. Agora, com internet e o famoso .pdf, ficou tudo mais fácil.

Já "briguei" muito, até com o INEP/MEC, para liberarem algumas de suas terceiras ou quartas aplicações (é... já ocorreu). Deu um trabalhão, mas com um bocado de e-mails enviados e com a ajuda de alguns colegas, consegui. (Estão aqui no blog, na postagem mais visitada, inclusive com os devidos agradecimentos aos colegas.)

Contudo, algumas faculdades insistem no erro de não permitir que o candidato saia com a prova e não liberar a prova para amplo conhecimento na internet. Sinceramente não sei o motivo, mas posso tentar adivinhar alguns: (1) a Faculdade não tem a menor ideia de que isso é importante para os candidatos, (2) as provas são mal elaboradas e a Faculdade prefere que ninguém as veja ou (3) para dificultar os pedidos de revisão de provas. Será que tem outros motivos?

Muito bem... vamos analisar essas possibilidades.

(1) A Faculdade não tem a menor ideia de que isso é importante para os candidatos. Pensem dois segundos... então os Coordenadores dessa Faculdade não buscam as provas do ENADE para poderem garantir uma boa preparação de seus alunos? Ou no caso das Faculdades de Direito, não correm atrás da Prova da OAB? Bom... se o conhecimento das provas a que seu alunado irá se submeter é importante para elas, porque o conhecimento das provas do vestibular não seria importante para quem deseja ingressar ou para quem deseja preparar o candidato que deseja ingressar? Conclusão: justificativa indefensável.

(2) As provas são mal elaboradas e a Faculdade prefere que ninguém as veja. Nem quero pensar nisso, mas não duvido nem um pouco. Afinal de contas, já fui Coordenador de Vestibular e sei o quanto é cansativo chegar numa prova perfeita. Sempre tem um defeitinho. Mas aí é questão de saber se é defeitinho ou defeitão. Uma ou outra questão anulada ocorre por uma série de razões (acredite, o Coordenador do Vestibular nem dorme), inclusive a falta de uma vírgula. Agora, se a prova tem um terço das questões anuladas ou anuláveis (que não resistem a um pedido de revisão) aí a coisa tá feia. Em vez de esconder a prova, é melhor trocar a coordenação e a equipe elaboradora e dar uma boa satisfação aos candidatos de que a faculdade está tentando melhorar. Conclusão: justificativa indefensável, se bem que acho que faculdade alguma assumiria explicitamente essa justificativa! Mas devem pensar seriamente em mudar toda a equipe!

(3) Para dificultar os pedidos de revisão de provas. Aí é coisa até mais grave. Concursos (e vestibular é um concurso) devem primar pela transparência, moralidade e publicidade. E deve ser assim não só para concursos da Administração Pública. Então nem precisa falar muito. Conclusão: justificativa indefensável, também que acho que faculdade alguma assumiria explicitamente essa justificativa!

Em tempos de vestibulares agendados, também fica complicado ter o acesso às provas. E isso até se justifica porque, caso contrário, a faculdade precisaria elaborar uma prova por semana (pelo menos). Mas acho que até aí é possível ajuntar algumas questões que já foram cobradas e ou mesmo criar uma prova só para o pessoal conhecer o modelo (até o MEC/INEP fez isso quando o NOVO ENEM foi inventado em 2009... claro que me lembro... e neste blog tem até o Simulado que fizeram).

O importante é que a faculdade e sua coordenação de vestibulares esteja ciente que essas coisas são importantes para o candidato a aluno da instituição. Sem contar que a prova deve ser bem elaborada, estar dentro do conteúdo do Ensino Médio, ser capaz de fazer uma boa avaliação da situação escolar do candidato (porque às vezes é aí que se detecta a necessidade de dar alguma disciplina de reforço ou nivelamento para os calouros).

A prova do Vestibular é um cartão de visitas da faculdade. Questões quando são divulgadas vão parar nas apostilas, sites da internet, provas dos alunos, simulados, com um famoso (FACULDADE TAL) antes da questão. Propaganda boa!!! O professor selecionou aquela questão porque achou que ela foi bem elaborada... ah, vem da Faculdade Tal... olha, eles se preocupam em fazer uma prova bem feita.

O mais engraçado é que existe faculdade que dá conselho para os candidatos: "- Conheçam as provas anteriores para se preparar bem para o nosso Vestibular!". E não divulgam as provas anteriores!

Bom, é isso aí!!! Um abraço para vocês! Se cuidem!

Ramon Lamar de Oliveira Junior 


PS.: Existem provas mal elaboradas de propósito. O Coordenador de Vestibular de uma Universidade Pública Federal declarou, há mais de 20 anos, num grupo de estudos do qual participavam os Coordenadores das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, encontros esses promovidos pela antiga "Delegacia do MEC" em BH, que: "Nossas provas abertas de Física, Química e Matemática têm questões difíceis mesmo, para que o candidato deixe em branco e facilite a correção". As feições dos outros coordenadores (inclusive a minha, pois também era coordenador de vestibular e estava presente) foi de absoluta incredulidade!!!

PS2: Para quem interessar: tenho uma pasta, no Dropbox, com compartilho com quem deseja ter provas dos vestibulares de Minas Gerais. O que eu consigo, eu coloco lá! É só pedir aqui nos comentários.

sábado, 11 de setembro de 2021

Carta ao amigo Tião.

Tião, meu querido amigo e colega (cujo único defeito é não torcer para o Corinthians),

recentemente vi algumas de suas publicações sobre a dificuldade que é trabalhar as questões práticas da nossa profissão de Biólogos, especialmente no que diz respeito ao Meio Ambiente. Realmente, colega, em alguns momentos a ideia de desistir, de "chutar o pau da barraca", aparece com força! É muito complicado estudar, estudar, estudar e ter que explicar, explicar, explicar e o pessoal não ouvir! E ainda aparecem aqueles "tapinhas nas costas" que logo em seguida viram "punhaladas nas costas".

Todo mundo que já teve uma aula de Biologia (às vezes nem assistiu direito) já acha que é Biólogo. É praticamente um "exercício ilegal da profissão" em cada esquina. Chegam cheios de teorias que não resistem à análise sequer de um estudante de primeiro período de Ciências Biológicas. Quanta "abobrinha" já escutei e tive que ficar calado... pois não adianta tentar convencer uma porta com argumentos científicos. É é cada porta de aroeira que não entende nada!!! Nem param para pensar e rever seus conceitos. Muitos não conseguem diferenciar uma Lei Científica de uma mera opinião.

Fonte: Redes Sociais do Biólogo/Professor Tião

E a questão do Meio Ambiente talvez seja a pior (se bem que agora temos que explicar e reexplicar vacinas, material genético, mutações, seleção natural e as coisas mais óbvias, frente ao negacionismo científico). O Google agora é a fonte de pesquisas! Ou melhor, a Alexa... pois nem precisam cansar os dedinhos digitando uma pergunta (aliás, mudando um pouco de assunto, você viu que nem digitar uma URL do tipo www.cienciahoje.org.br as pessoas fazem mais... a preguiça tomou conta... o grupo do Whatsapp é mais rápido!!!). Abrir um livro daqueles grossos e com poucas figuras... nem se fala!

Tá difícil, sujeito! E o pior é que muita gente (acho que a gigantesca maioria) duvida das nossas intenções: "- Aquele cara deve estar ganhando pra falar aquilo!" "- Aquele cara tá querendo um cargo na prefeitura!" "- Aquele cara quer é ser vereador e ficar na mamata!" "- Esses biólogos é (sic) tudo um bando de maconheiro desocupado... deviam cuidar da vida deles!". Mal sabem que a nossa intenção é simplesmente honrar nosso diploma, devolver para a sociedade um pouco do que devemos a ela (afinal, eu e você somos crias de duas grandes universidades, a UFMG e a UFV... universidades públicas e gratuitas).

Aguenta firme, amigão. 

Precisando estamos aí na área. 

Conte sempre comigo nessas lutas, que sei que são extremamente importantes. Especialmente numa cidade que tem problemas microclimáticos sérios, que tem uma grande dependência das águas subterrâneas, que tem carência de ambientes naturais bem cuidados para um lazer sadio, que precisa compreender que a contemplação da natureza "limpa" nosso cérebro de tantos problemas do dia a dia.

E sigamos educando os jovens, sem partidarismos, sem lavagem cerebral, mas mostrando o caminho da Ciência, da Educação e da Solidariedade!

Antes de encerrar, deixo dois trechos para refletirmos juntos:

O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo. Mesmo o homem branco, cujo Deus caminha e fala com ele de amigo para amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos, apesar de tudo. Veremos. De uma coisa estamos certos – e o homem branco poderá vir a descobrir um dia; nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar que O possuem, como desejam possuir nossa terra; mas não é possível. Ele é o Deus do homem, e Sua compaixão é igual para o homem vermelho e para o homem branco. A terra lhe é preciosa, e feri-la é desprezar seu criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminem suas camas, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos. (Trecho da carta do Cacique Seattle ao presidente dos Estados Unidos, em 1855) 
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:
I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;
II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;
III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;
IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade;
V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
§ 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
§ 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
§ 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
§ 5º São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
§ 6º As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.
§ 7º Para fins do disposto na parte final do inciso VII do § 1º deste artigo, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o § 1º do art. 215 desta Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos. (Capítulo VI da Constituição da República Federativa do Brasil)

Abraços,

Ramon Lamar de Oliveira Junior


PS.: Tião, se um dia você resolver se candidatar a  um cargo eletivo, conte comigo! Sei que vai sair coisa boa para nossa cidade. Mesmo sendo uma andorinha ou um bando de poucas. 

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

ENEM E VESTIBULAR: O QUE É UMA SALINHA?

 Retomando uma postagem antiga, para explicar o que é uma Salinha!


Salinha é uma coisa e Pré-Vestibular é outra coisa, não confunda:
(1) Escolha um Pré-Vestibular se o seu problema é fundamentalmente de base, você não teve uma boa formação no ensino médio, que te deixou muitas lacunas. Lá, dê a mesma importância a todas as disciplinas. Aprenda a teoria e faça exercícios. Será como fazer um "Ensino Médio" em um semestre ou em um ano.
(2) Escolha uma ou mais Salinhas (Salinhas são oferecidas "por disciplina") para fortalecer aquelas matérias que você sabe que precisará mais na faculdade e na prova do ENEM ou Vestibular. Pode ser aquela que você terá que ampliar sua base para fazer um bom curso superior ou pode ser aquela que você sente que tem fragilidades pontuais, seja em teoria ou na habilidade de resolver questões. Como as Salinhas trabalham com menos alunos (em geral menos de 20) você se sentirá mais à vontade para expor suas dúvidas (no presencial ou no online) para os professores. Também os professores tratarão você de forma mais eficiente... você não será apenas um número numa sala de 50 alunos (ou mais).

Ao escolher uma Salinha pense nessas duas possibilidades:
(1) Vou fazer essa salinha porque tenho dificuldades com essa matéria e preciso superar as dificuldades para conseguir mais pontos e atingir meu objetivo no vestibular/ENEM ou
(2) Vou fazer essa salinha porque essa matéria é importante para o meu vestibular/ENEM porque tem peso maior e além do mais vou precisar de uma base muito boa quando estiver na faculdade.

Só não vale escolher fazer salinha ou cursinho por modismo, para socialização ou para ficar conversando e atrapalhando quem realmente precisa!!! 
Escolha de forma consciente. 
Estamos aqui para ajudar você a alcançar os seus objetivos!

Ramon L. O. Junior

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

MÓDULO 4 DAS SALINHAS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E MATEMÁTICA (PARA O ENEM)

Vídeo explicativo em: https://youtu.be/NYB3doHZj48

Com as provas do ENEM marcadas para serem realizadas ao final do mês de Novembro, definimos como será o Módulo IV. O Módulo IV - que se iniciará após os professores terem recebido a 2a dose da Vacina anti-Covid19 - poderá ser ofertado em dois formatos, online e presencial, em consonância com as normas editadas pelos governos Estadual e Municipal. 

Entretanto, a realização presencial do curso dependerá muito das normas de distanciamento, pois como operamos com "salinha", com pequena capacidade de alunos (e esse é um diferencial), o distanciamento pode impactar negativamente em relação aos custos de realização da forma presencial (uma vez que para cada turma acontecer presencialmente ela só se torna viável com ao menos 6 alunos matriculados).

MÓDULO IV (de meados de Setembro até a semana de véspera do 2o Dia do ENEM. Inscrições e Reservas Abertas!

    Biologia (10 a 11 semanas de aula): Início no dia 14 de setembro no formato online (este já está definido, o presencial segue no aguardo). Questões elaboradas pelo professor e questões mais importantes que já caíram no ENEM ou em outros vestibulares sobre todo o conteúdo da prova do ENEM. Um único pagamento no valor de R$ 120,00 (online). Se o curso também for oferecido presencialmente, o valor será de R$ 150,00, com um mínimo de 6 alunos em sala.

    Química (10 a 11 semanas de aula): Início no dia 14 de setembro no formato online (este já está definido, o presencial segue no aguardo). Questões elaboradas pelo professor e questões mais importantes que já caíram no ENEM ou em outros vestibulares sobre todo o conteúdo da prova do ENEM. Um único pagamento no valor de R$ 120,00 (online). Se o curso também for oferecido presencialmente, o valor será de R$ 150,00, com um mínimo de 6 alunos em sala.

    Matemática (10 a 11 semanas de aula): Início no dia 16 de setembro no formato online (este já está definido, o presencial segue no aguardo)Questões elaboradas pela professora e questões mais importantes que já caíram no ENEM ou em outros vestibulares sobre todo o conteúdo da prova do ENEM. Um único pagamento no valor de R$ 120,00 (online). Se o curso também for oferecido presencialmente, o valor será de R$ 150,00, com um mínimo de 6 alunos em sala.

INFORMAÇÕES RELEVANTES E PROMOÇÕES

- O número de aulas está definido como de 10 a 11 pois foram desconsiderados feriados (e as aulas poderão ocorrer - especialmente virtualmente - nesses dias) e discutiremos a viabilidade da realização da aula (parcial ou total) na semana que antecede o dia da primeira prova do ENEM, podendo ser reposta em dobro na semana seguinte, conforme disponibilidades.
- O pagamento é único e pode ser feito por depósito ou transferência bancária (DOC, TED ou PIX). Dados bancários serão fornecidos nos grupos de Whatsapp criados para as turmas. Casos particulares poderão ser tratados diretamente com os professores.
- Promoção no caso de participar de duas salinhas (duas disciplinas): será concedido um desconto de 10% no valor de cada uma.
- Promoção no caso de participar das três salinhas (três disciplinas): uma das salinhas sairá de graça! Mas aí não entra o desconto de 10% sobre o valor a pagar.
- Além das aulas dadas "ao vivo", os professores poderão também recorrer à disponibilização de aulas gravadas por eles mesmos para potencializar o aprendizado (resolvendo mais questões ou fazendo alguma revisão teórica relevante). O acesso às gravações das aulas do curso e de outras gravações estará disponível até o final da realização do ENEM 2021.
- Demais informações serão sempre divulgadas e atualizadas aqui.
- Informações também em nosso Instagram @salinhadna e no Twitter @salinhadna. Siga-nos!

A EXCELÊNCIA DO ENSINO ESTÁ EM NOSSO DNA

quarta-feira, 28 de julho de 2021

NASCIMENTO DO VLOG DO RAMON LAMAR, FILHOTE DESSE BLOG!!!

Oi, pessoal!!!

Estou aqui para dar uma grande notícia: esse blog acabou de reproduzir-se, assexuadamente, é claro!

Comecei a gravar alguns vídeos que podem ser assistidos ou ouvidos como podcasts, pois não há figuras, só há esse sujeito aqui falando para vocês (desculpem as falhas nos vídeos, mas quero fazer sem cortes e montagens... e o "estúdio" aqui não é profissional). E assim, está criado o Vlog do Ramon Lamar, em meu Canal do Youtube.



Espero que vocês gostem e que possa ser mais um canal para divulgação científica e outros papos relevantes sobre esses assuntos que amo falar e que precisam ser falados, em especial MEIO AMBIENTE e PAISAGISMO URBANO. (Outras playlists do Canal estão recheadas aulas de Biologia e Química para os estudantes, não se preocupem, ainda não me aposentei dessa área! rsrsrs)

Sempre às ordens de vocês e também dos poderes públicos para colaborar no que eu puder, honrando sempre o meu diploma de Biólogo. Prezo muito meu diploma e minha opção profissional e dessa forma homenageio sempre os grandes mestres que tive na vida (não só no curso superior, mas em todas as  fases do ensino e fora da escola também!).

Comentários sempre abertos, aqui e no vlog!

Ah, e como bom Youtuber, vai o pedido: não se esqueçam da inscrição no Canal e deixar o seu like (seu joinha)!!!

Link para a Playlist onde está o Vlog: clique AQUI.

Abraços,

Ramon Lamar de Oliveira Junior

terça-feira, 27 de julho de 2021

Medalha de Ouro do Ítalo Ferreira no surf é mais que romance, é uma denúncia social! É o dedo na ferida!!!

Parabéns, Ítalo Ferreira!!! 

Parabéns não só pela sua vitória e trajetória. Mas especialmente por escancarar a necessidade de inclusão dos brasileiros. Não podemos nos concentrar em apenas reverenciar a ascensão do garoto de família humilde, do garoto que surfava em tampas de caixa de isopor do pai - vendedor de peixes. Temos que ir mais a fundo, mostrar que essa história maravilhosa também mostra a dificuldade de visibilidade de um grande número de crianças, jovens e adultos.

Ítalo Ferreira. Foto Agência EFE.

São necessárias mais ações para garantir o acesso seguro aos esportes. Não é só o futebol que merece os holofotes. Isso, depois do 7x1, já ficou muito claro. Claro que o futebol ainda é a vitrine e a esperança para milhares de garotos (e agora, felizmente, para as garotas também). Mas muitos almejam mais é a fama e a fortuna no futebol. Às vezes, quando craques já feitos, até se enveredam por caminhos equivocados. É preciso valorizar o esporte como meio de vida, mas também como filosofia de vida. Boa filosofia de vida.

E isso se constrói com propostas sérias, não demagogias ou projetos destinados ao fracasso (quer por seu pouco alcance, ou por seus erros de desenvolvimento e planejamento). É preciso ouvir e preparar um caminho... para os iniciantes... para os iniciados... e para os que já estão avançados! Pensar em todos, pensar em pavimentar essa estrada.

Quando vejo, por tanto tempo, o Ginásio Coberto da nossa cidade praticamente fechado, sem poder acolher os jovens talentos do voleibol, do futsal, do basquete, do tênis de mesa, do judô, do karatê... e tantas outras possibilidades, eu fico triste. Sei que não é o melhor dos espaços, por suas dimensões inadequadas para novas regras de alguns esportes. Mas é central e o deslocamento para ele é mais fácil. Vamos ver se decola depois dessa pandemia, merecedor que está de uma pintura (pois está parecendo uma penitenciária)... um belo grafite em homenagem a esses esportes (já sugeri isso uma dezena de vezes).

Mas voltando ao Ítalo, e à sua lição: menos tampas de isopor e mais pranchas para essas crianças. Mais tênis e chuteiras adequados. Cadê as pistas de atletismo? Cadê as caixas de areia para salto em distância? Cadê os colchões para salto em altura? Os profissionais de educação física estão satisfeitos com essa situação? (Felizmente conheço vários trabalhando suados para essa inclusão!) Que tal sair um pouco do ambiente às vezes glamoroso de algumas academias e ir em busca de novos caminhos, de novas potencialidades? Que tal dar oportunidade a quem quer e sonha com poder homenagear a família no degrau mais alto de um pódium?

Esporte é atividade essencial. Mas é atividade essencial o tempo todo, em ambiente aberto, nas algumas vezes monótonas aulas de educação física (futebol, futebol, futebol). Esporte não é atividade essencial apenas como bandeira durante uma pandemia. 

Ramon Lamar de Oliveira Junior


PS.: É quase impossível não fazer um paralelo com as condições da educação em muitas escolas públicas. Essenciais de se melhorar, também fora da pandemia!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2021

A NOTA DE CORTE DO ENEM (SISU) VAI AUMENTAR OU VAI DIMINUIR?

Infelizmente não há como responder essa pergunta antes de estar tudo somado e computado. E é por um motivo muito simples: depende de como os candidatos se sairão nas provas. 

A nota de corte é o que o próprio nome diz: onde se corta a lista e daí pra cima estão todos aprovados. Não é definida previamente, isso não tem como ser feito pois o número de vagas é limitado. Não se pode falar "quem fizer 70% passa"... pois se muita gente fizer 70%, não haverá vagas para todos. (A UFMG uma vez colocou o 60% como critério para passar na primeira etapa. Numa reunião que fizeram para discutir isso com os professores dos colégios e cursinhos eu avisei que estavam arrumando um abacaxi para eles mesmo. Só eu avisei. E foi uma balbúrdia para arrumar acomodações para os candidatos aos cursos mais concorridos fazerem a segunda etapa!*)

- Ah, professor Ramon, mas o número de candidatos caiu!

Pois é. Também não interessa. Mesmo assim há milhões de candidatos para milhares de vagas. E aquele candidato que realmente está preparado, aquele que acha que se esforçou o suficiente, não deixa de se inscrever e nem de comparecer no dia da prova.

- Ah, professor Ramon, mas a desistência foi muito alta!

De novo a mesma situação. Quem se julga preparado não desiste... comparece cheio de canetas pretas de material transparente e é seu concorrente.

Claro que algumas variações podem ocorrer nos cursos menos disputados. Mas em cursos mais disputados, como o Curso de Medicina a nota de corte varia alguns míseros pontos percentuais (1 ou 2) de ano para ano. Ou seja, se era 800 e variar 1%, pode cair para 792 ou subir para 808. Parece uma enormidade para quem está na disputa, mas é 1%, ou seja uns 2 acertos para mais ou para menos.

Fora isso, não caia nesse discurso dos "portadores de bola de cristal" que vão fazer de tudo para meter medo em você. Falam com uma certeza sobre as notas de corte que dá até gosto. Mas tudo dependerá do desempenho do grupo de candidatos. E a TRI (Teoria de Resposta ao Item) é feita exatamente para tentar igualar o máximo possível as notas alcançadas em cada ano. Lembre-se que a nota não é exatamente proporcional ao número de acertos, mas a uma regularidade no desempenho do candidato (acertar as fáceis e médias e errar as difíceis não é problema, o problema é acertar as difíceis e bobear nas fáceis!).

Então a dica é uma só... confira as notas de corte dos anos anteriores (só para você ter uma ideia do que lhe aguarda) e estude, se concentre, se prepare e tenha uma boa estratégia para fazer a maior nota possível. 

E se na Biologia e Química precisar do Ramonzinho aqui, confira meu Canal do Youtube http://youtube.com/biologiaequimicacomramonlamar. Outra dica é nosso blog http://salinhadna.blogspot.com.

Ramon Lamar de Oliveira Junior


* PS.: Sobre o caso da UFMG, a situação é a seguinte: selecionava-se na primeira etapa um número de candidatos igual a 3 vezes o número de vagas do curso. Medicina, por exemplo, tinha 320 vagas e iam cerca de 1000 candidatos (os empatados entram) para fazer a segunda etapa. Acontece que para um candidato mediano de Medicina não era difícil fazer 60% na primeira etapa. Então o número de candidatos que foram para a segunda etapa foi enorme, mesmo a universidade sabendo que com menos de 70% de acerto na primeira etapa era quase impossível passar na segunda etapa (pois as notas se somavam). Logo abandonaram o modelo...

CURSO DE AULAS GRAVADAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA

São mais de 100 aulas gravadas, algumas delas com interação de alunos que perguntavam dúvidas e que estão disponíveis para assistir até o dia do ENEM. Útil para quem vai fazer o ENEM e para quem vai fazer Vestibular de Medicina, pois não são aulas curtas... são aulas completas!!! Verifique as informações abaixo e confira no meu Canal do Youtube (Playlists CURSO DE QUÍMICA e CURSO DE BIOLOGIA): http://youtube.com/biologiaequimicacomramonlamar 

Preço normal: R$ 100,00

Preço para autodeclarados Corinthianos/Corinthianas: R$ 25,00

Pagamento por PIX para liberação do acesso às aulas.

Se você clicar no link fornecido, você terá uma amostra das aulas gravadas, para ver se vai se adaptar à didática do Prof. Ramon Lamar.

Não são aulas de resumo, são aulas para estudar e aprender, ver e rever. Há também algumas aulas curtas e de resolução de exercícios, e novas aulas estão sendo acrescentadas.

No total já são mais de 100 aulas gravadas!

Aproveite, depois da prova não adianta!