As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Quase chutando o balde! (Meio Ambiente)

Como diria Rui, o Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades..."

Hoje acordo mais indignado do que nunca. Ontem recebi um pedido de apoio a uma causa contra a Vale (sempre a Vale) a respeito da proteção de cursos d'água em Nova Lima (MG). Agora recebo outra sobre a Reserva Extrativista Chico Mendes e extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor. Assinei ambas, claro.

Estou achando que o máximo que conseguimos fazer é colocar nosso nome e cpf numa lista de petição, moção ou apoio a uma causa. Enquanto isso, penso na risada das hienas que frequentam certos jantares. Hienas felizes por saberem que aquela assinatura nem faz cócegas em seus planos.

Nem mesmo aqui no nosso quintal conseguimos trazer quem tem poder real de decisão para a causa ambiental. Puxa vida, estamos numa crise climática e hídrica... e está aí Sete Lagoas que não cuida das suas águas subterrâneas e de superfície. Que depende de jovens idealistas para colaborar para a melhoria da arborização urbana. 

Nascentes estão secando, lagoas já secaram (inclusive que dão nome para cidade como a Lagoa do Vapubuçu e a Lagoa da Chácara) e matas estão virando carvão (em vários sentidos). Sete Lagoas, em vez de aumentar a proteção do solo com o aumento dos percentuais de permeabilidade dos lotes, vem agindo no sentido de diminuir esse percentual. Tiro no pé!

Estou a um milímetro de chutar o pau da barraca. Já estou deveras cansado de tentar fazer alguma coisa e só ver a boiada passando: gorda, feliz e satisfeita. Vamos deixar essa causa para os mais novos... 

Talvez um dia que não sei qual mas pode estar próximo, quando não tiver mais jeito, vão se lembrar que um velho professor, um tal de Raimundo, Raymond, Ramon ou algo assim havia alertado sobre um monte de problemas que precisavam ser enfrentados. Quando não tiver mais jeito, ou quando for muito mais caro e complexo do que foi ontem e que é hoje... talvez lembrem.

Estou realmente a um milímetro... e olhar pela minha janela como agora e ver o céu cinza, ou o belo pôr do sol como o de ontem que esconde em sua beleza a quantidade de cinzas no ar, me deixa ainda mais próximo de jogar a toalha. Hienas, podem comprar os fogos de artifício...



Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Respostas aos amigos no Facebook

"Amigos, acabo de renunciar a minha cadeira nos Conselhos Gestores das Apas Serra Santa Helena e Paiol. Três meses sem reuniões em plena crise ambiental, climática e hídrica. E vídeos, relatos e fotos pipocam em minhas redes mostrando fogo na Serra Santa Helena e outros desastres.
Uma andorinha só não faz verão. Precisamos de mais andorinhas e assim, vou me dedicar a outros projetos. A defesa do meio ambiente e a educação ambiental sempre estarão nas minhas ações, esteja dentro ou fora de conselhos. Mas não posso apenas ser número e indicador de uma pseudo-representatividade. Afastar, dar dois passos para trás, é importante para recuperar a visão do todo.
Abraços!"
"Vou podar a árvore. Tirar os ramos mortos, aqueles que a gente sabe que não adianta cuidar mais. Tentar concentrar em uma ou duas batalhas só."
"Não parei! Só vou me concentrar nos meus canais onde posso ter mais eco. Certas ações só estavam contribuindo para desgaste."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.