As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 14 de setembro de 2021

DIVULGAÇÃO DE PROVAS DE VESTIBULARES E CONCURSOS

Trabalho orientando alunos para prestarem vestibulares desde o primeiro dia que pisei numa sala de aula para lecionar, na verdade até antes, quando era monitor de Química e Biologia no Colégio Promove da Quintino Bocaiuva. Contando esse tempo, são mais de 40 anos.

Para fazer isso com maestria (não sei se consigo, mas venho tentando... rsrsrs), é necessário ter acesso às provas dos vestibulares. No passado, era uma loucura... tínhamos até que estar presentes na "sala de imprensa" da UFMG e PUCMG para conseguirmos as provas. Agora, com internet e o famoso .pdf, ficou tudo mais fácil.

Já "briguei" muito, até com o INEP/MEC, para liberarem algumas de suas terceiras ou quartas aplicações (é... já ocorreu). Deu um trabalhão, mas com um bocado de e-mails enviados e com a ajuda de alguns colegas, consegui. (Estão aqui no blog, na postagem mais visitada, inclusive com os devidos agradecimentos aos colegas.)

Contudo, algumas faculdades insistem no erro de não permitir que o candidato saia com a prova e não liberar a prova para amplo conhecimento na internet. Sinceramente não sei o motivo, mas posso tentar adivinhar alguns: (1) a Faculdade não tem a menor ideia de que isso é importante para os candidatos, (2) as provas são mal elaboradas e a Faculdade prefere que ninguém as veja ou (3) para dificultar os pedidos de revisão de provas. Será que tem outros motivos?

Muito bem... vamos analisar essas possibilidades.

(1) A Faculdade não tem a menor ideia de que isso é importante para os candidatos. Pensem dois segundos... então os Coordenadores dessa Faculdade não buscam as provas do ENADE para poderem garantir uma boa preparação de seus alunos? Ou no caso das Faculdades de Direito, não correm atrás da Prova da OAB? Bom... se o conhecimento das provas a que seu alunado irá se submeter é importante para elas, porque o conhecimento das provas do vestibular não seria importante para quem deseja ingressar ou para quem deseja preparar o candidato que deseja ingressar? Conclusão: justificativa indefensável.

(2) As provas são mal elaboradas e a Faculdade prefere que ninguém as veja. Nem quero pensar nisso, mas não duvido nem um pouco. Afinal de contas, já fui Coordenador de Vestibular e sei o quanto é cansativo chegar numa prova perfeita. Sempre tem um defeitinho. Mas aí é questão de saber se é defeitinho ou defeitão. Uma ou outra questão anulada ocorre por uma série de razões (acredite, o Coordenador do Vestibular nem dorme), inclusive a falta de uma vírgula. Agora, se a prova tem um terço das questões anuladas ou anuláveis (que não resistem a um pedido de revisão) aí a coisa tá feia. Em vez de esconder a prova, é melhor trocar a coordenação e a equipe elaboradora e dar uma boa satisfação aos candidatos de que a faculdade está tentando melhorar. Conclusão: justificativa indefensável, se bem que acho que faculdade alguma assumiria explicitamente essa justificativa! Mas devem pensar seriamente em mudar toda a equipe!

(3) Para dificultar os pedidos de revisão de provas. Aí é coisa até mais grave. Concursos (e vestibular é um concurso) devem primar pela transparência, moralidade e publicidade. E deve ser assim não só para concursos da Administração Pública. Então nem precisa falar muito. Conclusão: justificativa indefensável, também que acho que faculdade alguma assumiria explicitamente essa justificativa!

Em tempos de vestibulares agendados, também fica complicado ter o acesso às provas. E isso até se justifica porque, caso contrário, a faculdade precisaria elaborar uma prova por semana (pelo menos). Mas acho que até aí é possível ajuntar algumas questões que já foram cobradas e ou mesmo criar uma prova só para o pessoal conhecer o modelo (até o MEC/INEP fez isso quando o NOVO ENEM foi inventado em 2009... claro que me lembro... e neste blog tem até o Simulado que fizeram).

O importante é que a faculdade e sua coordenação de vestibulares esteja ciente que essas coisas são importantes para o candidato a aluno da instituição. Sem contar que a prova deve ser bem elaborada, estar dentro do conteúdo do Ensino Médio, ser capaz de fazer uma boa avaliação da situação escolar do candidato (porque às vezes é aí que se detecta a necessidade de dar alguma disciplina de reforço ou nivelamento para os calouros).

A prova do Vestibular é um cartão de visitas da faculdade. Questões quando são divulgadas vão parar nas apostilas, sites da internet, provas dos alunos, simulados, com um famoso (FACULDADE TAL) antes da questão. Propaganda boa!!! O professor selecionou aquela questão porque achou que ela foi bem elaborada... ah, vem da Faculdade Tal... olha, eles se preocupam em fazer uma prova bem feita.

O mais engraçado é que existe faculdade que dá conselho para os candidatos: "- Conheçam as provas anteriores para se preparar bem para o nosso Vestibular!". E não divulgam as provas anteriores!

Bom, é isso aí!!! Um abraço para vocês! Se cuidem!

Ramon Lamar de Oliveira Junior 


PS.: Existem provas mal elaboradas de propósito. O Coordenador de Vestibular de uma Universidade Pública Federal declarou, há mais de 20 anos, num grupo de estudos do qual participavam os Coordenadores das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, encontros esses promovidos pela antiga "Delegacia do MEC" em BH, que: "Nossas provas abertas de Física, Química e Matemática têm questões difíceis mesmo, para que o candidato deixe em branco e facilite a correção". As feições dos outros coordenadores (inclusive a minha, pois também era coordenador de vestibular e estava presente) foi de absoluta incredulidade!!!

PS2: Para quem interessar: tenho uma pasta, no Dropbox, com compartilho com quem deseja ter provas dos vestibulares de Minas Gerais. O que eu consigo, eu coloco lá! É só pedir aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.