As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

RESUMINDO A QUESTÃO DE EUTROFIZAÇÃO DA LAGOA PAULINO

Eutrofização é causada pela presença de nutrientes minerais em grande quantidade na água. Esses nutrientes são principalmente o nitrato e o fosfato.

  • Os nutrientes podem vir de várias fontes, mas como na Lagoa Paulino não há lançamento direto de esgotos podemos admitir: enxurradas durante chuvas muito fortes (tem que ser em grande volume para ultrapassar a capacidade do anel de captação pluvial que existe em volta da lagoa), fezes dos animais da lagoa e entorno (peixes e aves como garças e biguás), detergentes provenientes da lavação de carros na orla (contêm fosfatos), revolvimento do fundo da lagoa pela fauna de peixes que não é nativa (carpas e outros peixes introduzidos), falta da vegetação de fundo da lagoa (algas que seguram o sedimento no fundo, mas foram comidas pelas carpas e outros peixes introduzidos), produção de nitratos por algumas algas (cianobactérias com heterocistos), morte de organismos aquáticos (liberam nutrientes minerais em sua decomposição) e restos da capina da orla da lagoa (que em grande parte são jogados dentro d'água, aumentando a disponibilidade de nutrientes minerais).
  • A eutrofização consiste na proliferação exagerada de certas algas que acabam morrendo e se decompondo. As algas vivas até produzem oxigênio na fotossíntese, mas só as da superfície, pois 10 centímetros abaixo da flor d'água já não chega luz suficiente para as demais algas. Durante a noite, as algas consomem oxigênio da água, algas em decomposição consomem oxigênio da água. O nível de oxigênio dissolvido (OD) cai abaixo de 4-5mg/L e começa a morte de peixes. Morte de organismos implica em mais nutrientes minerais liberados na água (e sustenta a eutrofização... é um ciclo vicioso).

Como resolver? Fazendo o que foi feito na Lagoa da Boa Vista:

  • Esvaziamento completo da lagoa (precisa de autorização da Sec. Estadual de Meio Ambiente).
  • Remoção de parte do sedimento e sua destinação adequada.
  • Impermeabilização do fundo (menos nas regiões de minadouros, que existem na Lagoa Paulino).
  • Introdução de espécies nativas (na Lagoa da Boa Vista houve urgência em se introduzir peixes pelo risco de dengue e foram introduzidas tilápias... se a população delas for controlada, não dá problema. Como controlar? Torneios de pesca a ser realizados no futuro, quando necessário.)

Outras soluções como aeradores e introdução de peixes que se alimentam das microalgas são PALIATIVOS. Não resolvem o problema porque não atuam na causa do problema!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Foto de 8 de julho de 2016 - Eutrofização na Lagoa Paulino

PS.: Pergunta que sempre recebo: "- Ramon, você dá essa e outras consultorias de graça e não te escutam. Por que?"

Bem, eu dou minhas consultorias sobre esse e vários outros temas de graça porque é uma forma de reverter para a população a ajuda que me deram. Pois fiz um curso de Graduação e Mestrado numa Universidade Pública (UFMG), paga com o dinheiro dos cidadãos. E vejo aí uma forma de retribuir. Sobre porque não me escutam, acho que essa pergunta não deve ser feita para mim. Tentem perguntar para eles... talvez escutem a vocês! Ah... tem um detalhe... e é muito difícil o poder público contratar técnicos na forma de assessoria para "palpitar no assunto que entendem"... e quando contratam, a própria população vê como "cabide de empregos", "dinheiro jogado fora", "apadrinhamento político" e bla bla bla. Desse jeito a coisa não anda!! Já estive na prefeitura como assessor em 2014... deu para fazer alguma coisa e sou muito grato pela oportunidade... mas senti na pele a desvalorização que paira sobre esse tipo de assessoramento!

PS2: Nova sugestão de ação. Leia no final de:

 https://ramonlamar.blogspot.com/2021/08/esclarecimentos-e-nova-proposta-sobre.html


PUBLICADO ORIGINALMENTE EM JULHO DE 2021

quarta-feira, 31 de julho de 2024

COMEÇANDO NOVO CURSO ON-LINE EM AGOSTO ATÉ A VÉSPERA DO ENEM!

Seguem todas as informações! Aproveitem!!!

E ainda tem mais surpresas! Quem já se inscreveu já está sabendo.

Quer ver uma aula semelhante para ter uma ideia de como será o curso? Confira em: https://youtu.be/dSB1pEqMBgY?si=ImxO3Zgb2IEsTHGL

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Professores, perdemos a batalha ou o pessoal está de gozação?

Recentemente concluí que muitas pessoas estão se informando recentemente apenas pelas redes sociais: Whatsapp, Telegram, X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e outras. Mesmo assuntos que deveriam ser de conhecimento geral pela formação básica no ensino fundamental ou médio parece que estão sendo "aprendidas" nessas mídias sociais. Aliás, só se informam pelo aplicativos. Digitar a URL de um site, nem pensar... trabalho demais.

É absolutamente ridículo encontrar pessoas que não entendem como a Terra pode ser um globo e não um plano ("porque os japoneses ficam como? de cabeça pra baixo?"), que não entendem como navios flutuam ("mas não é feito de aço?") ou que não têm a mínima ideia sobre a idade do universo, da Terra ou de processos básicos de datação ("como podem saber que o fóssil do dinossauro tem 130 milhões de anos?" ou "como assim 130 milhões de anos de a Terra tem pouco mais de 5.000 anos?").


Olha, eu acho que grande parte só pode ser de gozação. Prefiro acreditar nisso. Mas páginas e usuários que colocam esses questionamentos têm muitos seguidores ou muita visibilidade, com muitas interações (positivas ou negativas). Parece que virou uma coisa de "quanto mais ignorante mais aparece"... e o pessoal só quer aparecer.


Absolutamente é um inferno para professores. Não dá para discutir nenhum assunto, absolutamente nenhuma assunto, e os formados na faculdade do google (e agora da IA) aparececem com xingamentos e argumentos fétidos (fecais, para ser mais preciso e menos deselegante).

Mas quando vejo certas celebridades e sub-celebridades respondendo (ou não respondendo) algumas perguntas no "passa-ou-repassa" do Celso Portiolli, fico muito temeroso pelo futuro da humanidade. É de cair o orifício!!!

E outra... algumas páginas colocam questões "complexas" como "Qual o resultado de 3 x 2 + 4 como se fosse a coisa mais avançada da matemática. 

E Darwin coitado? Mais de um século depois, com tantas teorias e desdobramentos colocados por cima de suas afirmações, com análises cladísticas e de DNA... e o pobre coitado do inglês é que ainda sofre: "DARWIN ESTÁ ERRADO!". Como se ele ainda estivesse ativo e postando suas observações!

Sei não... tá complicado!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

segunda-feira, 1 de julho de 2024

PARA RELEMBRAR: Imagens da recuperação das lagoas Boa Vista (esvaziamento completo) e Paulino (esvaziamento parcial).

A obra na Lagoa da Boa Vista foi conduzida pela equipe da prefeitura e foi muito bem feita. A obra na Lagoa Paulino começou com uma empreiteira que depois abandonou a obra, e teve que ser terminada às pressas, antes do período de chuvas. Então não houve o esvaziamento completo e troca do peixamento da Lagoa Paulino. Muitos desinformados que não acompanharam a obra de perto dizem que houve esvaziamento completo, mas nunca houve. As fotos estão aí para mostrar. Tanto que as carpas e pirarucus ainda estão lá.

Grande parte dessas "bacias" no fundo das lagoas são feitas pelo movimento das carpas, e em muito menor grau das tilápias. Essa é uma das causas da cor marrom da água da Lagoa Paulino e também do processo de eutrofização, pois esse revolvimento do fundo levanta nutrientes para a proliferação das algas.

Já dei a receita de solução várias vezes. Basta fazer o que foi muito bem feito na Lagoa da Boa Vista. Capacidade técnica para isso temos e se chama Antônio Maciel ("Toninho Macarrão").



Slides utilizados em aulas e palestras sobre o tema.
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

quinta-feira, 23 de maio de 2024

ATUALIZADO: Número de Casos de Dengue, Chikungunya e Zika no Brasil

O Ministério da Saúde não publica - sei lá por qual motivo - um gráfico mostrando os casos de Dengue ao longo dos anos. Deveria publicar, atualizado ano a ano, para se ter uma ideia real da situação de endemia-epidemia que vivemos. A localização dos dados nos sites do Ministério da Saúde está cada vez mais confusa. Segue a informação mais atualizada (Semana Epidemiológica 20 de 2024).

sábado, 20 de janeiro de 2024

Teoria do Décimo Homem

Bom dia, pessoal!

Quem já assistiu ao filme "Guerra Mundial Z" conhece essa teoria. De acordo com ela, posta em prática no Estado de Israel, num colegiado decisório sempre há "um décimo homem" que tem a função de ir contra o senso comum imaginado pelos demais membros. Claro, num colegiado menor pode ser o quinto homem... melhor até dizer quinta pessoa (para fugir de um estereótipo machista).


Cabe à décima pessoa apontar outras possibilidades, outros caminhos para dar mais certo ou simplesmente apontar as falhas, problemas e prejuízos da solução imaginada pelos demais. 

Trata-se de uma estratégia de governança. É conhecida também por aquela expressão: "advogado do Diabo". 

Particularmente acho algo muito importante mas só funciona se todos estiverem cientes que não é nada pessoal, que faz parte da estratégia e que tais considerações merecem ser ouvidas e discutidas. Não é para ninguém ficar com raiva de ninguém. As questões pessoais são o de menos quando se pretende o sucesso da organização. 

Ramon Lamar de Oliveira Junior 


PS.: Leia também a "Teoria da Janela Quebrada": https://ramonlamar.blogspot.com/2010/06/teoria-das-janelas-quebradas.html

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

MULTIVERSO DO RAMON

Blogs:

https://ramonlamar.blogspot.com (este, com opiniões pessoais, registros, estudos...)

https://atlasdebotanica.blogspot.com (atlas de botânica para o Ensino Médio)

https://carpoteca.blogspot.com (coleção de frutos, sementes e outras partes de planta, principalmente do cerrado, para identificação)

https://camporupestre.blogspot.com (fotos de plantas do campo rupestre, para identificação)

https://salinhadna.blogspot.com (informações sobre os cursos da salinha de química e biologia)

https://nucleopv.blogspot.com (notícias e temas que podem cair em questões de vestibulares e ENEM)


Facebook:

https://www.facebook.com/ramon.lamar


Instagram: 

https://www.instagram.com/ramon_lamar_jr/ (fotos, divulgações...)

https://www.instagram.com/harry_simone_crystal_official/ (instagram dos gatos daqui de casa)

https://www.instagram.com/ramonlamar_imagens/ (fotografia, especialmente de biologia)

https://www.instagram.com/salinhadna/ (informações sobre os cursos da salinha de química e biologia)

https://www.instagram.com/ramonnomultiverso/ (para meus alunos e alunas, com muita informação de biologia e química e dicas para provas)

https://www.instagram.com/biologia2anoimpulso/ (projeto de biologia com os alunos do 2ano do Colégio Impulso)

https://www.instagram.com/biologia2anorutherford/ projeto de biologia com os alunos do 2ano do Colégio Rutherford)


Twitter (X):

https://twitter.com/RamonLamar (muito papo aleatório: Biologia, Química, ENEM, Vestibulares, Corinthians, BBB, A Fazenda, Filmes, memes...)

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Parque dos Ferroviários...

Como a Prefeitura Municipal anunciou que irá fazer o “Parque dos Ferroviários” no terreno das antigas oficinas da RFFSA, eu que sou neto e sobrinho de ferroviários, solicitei uma audiência com o prefeito para DOAR um PROJETO de PARQUE BOTÂNICO para o local, sem interferir no desenho do “arruamento” já feito.

Estou aguardando a realização desse encontro para obter mais informações e desenvolver o projeto.

Ramon L. O. Junior

Acho que algumas pessoas estão precisando ler isso!!!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!

Não é preciso muito, tendo bom senso já é meio caminho andado!


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

LIBERDADE DE EXPRESSÃO DEVE TER LIMITES?

O recente suicídio da jovem Jéssica Canedo (em 22/12/2023) incita fortemente o debate sobre a questão da liberdade de expressão em nosso país. 

Para quem não está inteirado da história, faço um pequeno resumo. Afirmações falsas nas redes sociais, e que foram amplamente repercutidas por "canais de fofocas", davam conta que a Jéssica teria tido um affair com o famosíssimo (nas redes sociais) Whindersson Nunes. A jovem recebeu pesadas críticas sobre prints de conversas que teriam acontecido entre os dois. Contudo, os prints eram falsos!!! Claro que não sabemos como essas agressões teriam afetado a jovem, mas com certeza afetaram muito profundamente. Infelizmente ocorreu o pior. Aproveito para deixar os meus sentimentos à família e aos amigos da Jéssica.

(De passagem, uma pequena questão: O que as pessoas têm a ver com a vida amorosa de outras pessoas que nem são suas conhecidas no mundo real? Não é muita invasão de privacidade?)

A pergunta que fica é: Como chegamos a esse ponto? Fofocas e boatos inverídicos (hoje chamadas de fake news) sempre afetaram a vida das pessoas, mesmo antes da internet. O que a "vizinha fofoqueira" ganhava com isso? Um certo poder sobre a vizinhança... o poder de ter algum controle sobre a vida das pessoas. 

Contudo, agora, onde as páginas e canais especializados em fofoca têm milhões de seguidores, na maioria jovens ávidos por "notícias", a coisa complicou demais. Os chamados "influenciadores" muitas vezes são tremendamente irresponsáveis. Influenciadores realmente exercem influência sobre seu séquito de seguidores e muitos dos seguidores se sentem na completa liberdade de criticar pesadamente (eu diria, cuelmente) outras pessoas. Episódios de racismo, intolerância de todos os tipos (com a sexualidade, corpo, cabelo, roupa...), etarismo e tudo o mais ocorrem abertamente, com a certeza da impunidade. "É apenas minha liberdade de expressão", dizem. "Está na Constituição o meu direito de expressão", repetem a toda hora.

Que bom seria se realmente tivessem lido a Constituição Federal de 1988, atualmente em vigor. Duvido que 5% sequer já tenham a manuseado em toda a sua extensão. Apesar de garantir a liberdade de expressão, a Constituição estabelece limites para proteger a dignidade humana, a honra, a privacidade, a imagem das pessoas, bem como para evitar a disseminação de discurso de ódio, racismo e intolerância.
Vamos clarear a questão:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; ...

É bastante nítido, a menos que a pessoa não saiba interpretar um texto, que:

  • Não se pode manifestar livremente o pensamento por perfis falsos da internet (anonimato).
  • Criticar pesadamente e de forma torrencial feita por milhares de pessoas é uma forma de tratamento desumano ou degradante.
  • A pessoa atacada tem direito de resposta e indenização, mas como fazer isso nessa selva de comentários que pipocam em milhares por minuto e que costumam ser apagados depois?
  • Ninguém pode alegar eximir-se das suas obrigações legais (no caso: obedecer aos princípios relacionados à expressão de ideias) por razões políticas ou outras.
  • É livre a expressão da atividade intelectual e de comunicação, porém a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das outras pessoas são invioláveis!

A liberdade de expressão sem limites pode trazer consigo uma série de riscos e desafios para uma sociedade. Embora a liberdade de expressão seja um direito fundamental e essencial para uma sociedade democrática, sua aplicação sem limites pode gerar diversos problemas:

  • Discurso de ódio: A completa ausência de limites na liberdade de expressão pode permitir a disseminação de discurso de ódio, racismo, intolerância e discriminação, causando danos significativos às comunidades e indivíduos vulneráveis.
  • Incitação à violência: Sem limites, a liberdade de expressão pode ser usada (e já foi usada) para incitar à violência, agitação social ou provocar danos a pessoas, grupos ou instituições.
  • Propagação de informações falsas: Isso pode levar à disseminação de desinformação, notícias falsas e teorias da conspiração, prejudicando a busca pela verdade e causando confusão pública (basta ver o estrago que o movimento "anti-vacinas" vem fazendo na saúde pública). E um agravante é que isso muitas vezes acontece para "gerar engajamento" com a única intenção de se favorecer financeiramente. Não é mais o "poder sobre a vizinhança", foi muito além. Para quem não sabe, as plataformas pagam aos "influenciadores" de toda a espécie (é o que chamamos de monetização). Então, lembre-se que por trás de uma notícia falsa há o interesse de ganhar dinheiro, ou seja, um dos interesses mais antigos de parte da humanidade.
  • Violência verbal e conflitos: A liberdade de expressão irrestrita pode resultar em conflitos interpessoais, divisões na sociedade e um clima de hostilidade, pois as pessoas podem usar essa liberdade para atacar umas às outras sem restrições. Percebemos isso quando qualquer tema que está sendo discutido ganha um viés político ou ideológico por parte dos "comentaristas" de plantão.
  • Difamação e calúnia: Sem limites, a liberdade de expressão pode levar à difamação e calúnia, prejudicando a reputação de indivíduos, organizações ou grupos, causando danos irreparáveis. E o caso de Jéssica Canedo infelizmente não é o primeiro... e eu gostaria muito de acreditar que pudesse ser o último. Se você não conhece, pesquise sobre o Caso Escola Base, em São Paulo, em 1994.
  • Privacidade e segurança: A liberdade de expressão sem limites pode invadir a privacidade das pessoas, expondo informações pessoais e comprometendo a segurança de indivíduos ou grupos. E já que existem hackers que invadem e copiam informações... há também os que inventam e forjam informações. As pessoas influenciáveis acabam acreditando que "todo print é a expressão da realidade".

Ainda um ponto importante é que vários políticos, de todos os espectros, e tanto a nível federal, estadual e municipal, tornaram-se influencers! E ganham público, ganham espaço, desconstroem a trajetória de outros políticos sem a menor cerimônia, ganham votos e ganham dinheiro pela monetização. Até onde aquele vereador, prefeito, deputado, governador ou presidente realmente está imbuído de espírito público (espírito republicano, como se diz) em suas redes sociais. Pense!

Finalmente, nem penso que o desafio está em encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a proteção de outros direitos e valores fundamentais, como a dignidade humana, a segurança pública, a não discriminação e a coesão social. Acho que esse equilíbrio está bem claro e muito bem redigido nas poucas linhas da Constituição Federal que transcrevi acima. O desafio real está em melhorar a capacidade intelectual das pessoas de forma que consigam perceber as múltiplas realidades do ambiente em que se encontram. Literalmente, tirar as pessoas da Matrix.

Por exemplo, este blog é monetarizado. No caso por meio de uma ferramenta chamada Google Adsense. Entretanto, procuro postar sempre dentro de uma ética pessoal condizente com os limites legais a que sou imposto. E tenho tanto os limites legais jurídicos quanto os limites legais da plataforma. Tenho que obedecer certas regras da plataforma. Quanto que eu já faturei com isso? De junho de 2010 para cá, com mais de 2 milhões de visualizações, ganhei a fortuna de R$ 350,00. Uai, porque tão pouco? Porque o engajamento que busco é outro, é um engajamento de qualidade, além de uma prestação de serviços à comunidade onde me insiro. Agora, postar sobre fofocas e interesses "corporativos" de grandes grupos de pessoas gera engajamento e milhares de reais por dia! Faça um exercício aí, principalmente você que é mais jovem... quanto você acha que as páginas de fofoca recebem de dinheiro só pela monetização gerada pelo engajamento (sem contar o merchan de produtos e serviços)?

É muita grana, né? Pois é... esse é o sistema! E como diria o Capitão Nascimento, emendando duas frases: "O sistema é muito maior do que eu pensava. (...) O sistema é f***.", Vamos ver até quando o sistema vai durar, só torcendo para ele não evoluir para algo pior ainda para a sociedade.

Ramon Lamar de Oliveira Junior, com algumas informações do ChatGPT

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

POLUIÇÃO DA LAGOA DA PAMPULHA

Numa discussão com alguns colegas, resgatei o texto abaixo de um trabalho do meu professor de Ecologia, Ricardo Motta Pinto Coelho (ICB/UFMG), sobre a contaminação da Lagoa da Pampulha com metais pesados (no caso um destaque para ochumbo), em 2000.
Marquei alguns pontos interessantes. Vejam como a Ciência é desacreditada frente ao senso comum absolutamente desprovido de qualquer lógica. Não é a toa que vemos essa questão do desprezo pela Ciência só se ampliando. Notem, lembro mais uma vez, que a matéria é do ano 2000, entrevistando pessoas de baixo poder aquisitivo (o que poderia até ser uma justificativa para o pouco conhecimento da Ciência).




domingo, 10 de dezembro de 2023

FECHANDO 2023 COMO PARANINFO EM DUAS TURMAS, DOIS DISCURSOS DE FORMATURA! OBRIGADO, QUERIDOS ALUNOS!!!

COLÉGIO RUTHERFORD - TERCEIRO ANO - 2023 (05/12/2023)

Direção do Colégio Rutherford
Colegas professores e funcionários
Formandos do Terceiro ano, seus pais, demais parentes e amigos.

    Não se passa um dia em nossa vida que não nos pegamos pensando no passado ou no futuro. Não se passa um dia em que nós não pensamos que “poderíamos ter feito de outro jeito” ou que “quando chegar a hora faremos de tal maneira”. Mas será que realmente não era daquela maneira que a gente tinha que fazer as coisas? Será que é possível mesmo planejar direitinho o que vai acontecer no futuro?
    De uma coisa podemos ter certeza. Chegamos até aqui! E apesar de todos os atropelos, chegamos bem. Aprendemos sobre muitas coisas. Tivemos muitas experiências. Certamente estamos bem preparados para o futuro. Como já foi dito no cinema, “Não há destino, se não o fizermos”.
    E mais uma vez, e momentos como este se repetirão outras vezes, estamos aqui para pensar no passado, observar o presente e construir um destino. Conhecimentos foram acumulados, exemplos do certo e do errado foram estudados e principalmente, laços que unem pessoas foram criados.
    Num piscar de olhos vocês estarão comemorando 25 anos de formados no Ensino Médio. Vão se lembrar de alguns casos engraçados, vão se lembrar que répteis conquistaram definitivamente o ambiente terrestre e que não existem árvores rasteiras ou raízes voadoras. Vão olhar para seus filhos e vão pensar... “essas crianças de hoje em dia vivem no comunicador transdimensional 24 horas por dia... um absurdo... a gente, na idade deles, só usava o telefone celular 20 horas por dia!”.
    Faço apenas alguns pedidos para vocês, que eu também tento seguir em minha vida: não se esqueçam desses colegas dos melhores anos das suas vidas, não se esqueçam dos seus velhos mestres, construam novas amizades ao longo da vida e não se esqueçam dos seus pais. O tempo todo, não se esqueçam dos seus pais, pois eles jamais deixam de pensar em vocês.

Parabéns, formandos. O futuro pertence a vocês.



COLÉGIO IMPULSO - TERCEIRO ANO - 2023 (07/12/2023)
Direção do Colégio Impulso
Colegas professores e funcionários
Formandos do Terceiro ano, seus pais, demais parentes e amigos.

    Para começar a escrever este breve discurso de paraninfo, precisei recorrer ao dicionário. É sempre bom recorrer a ele quando precisamos de uma inspiração na dose exata para transmitir o que o nosso coração fala. Pesquisei a origem da palavra amizade e encontrei:

     Do latim amicitia, que significa “amizade”.
    O termo latino amicitia, no entanto, teria se originado a partir do termo amicus, que significa "amigo", na tradução para o português.
    Alguns estudiosos acreditam que a raiz desta palavra tenha se desenvolvido a partir do verbo amare, que expressa atualmente o sentido de “amor” ou de “amar”.

    Pronto! Está aí a explicação mais simples sobre a amizade que senti brotar por vocês em nosso convívio. Não é nada mais e nem nada menos que uma forma de amor.
    Acredito que a amizade que sinto por vocês é um vívido reflexo do carinho que transborda nas relações que existem entre vocês mesmos... e que de alguma forma me contaminou. De certo modo vocês construíram laços bastante vigorosos entre suas almas e a minha, que vocês sabem que ainda é alma de criança, e que ficou presa no meio dessa teia feita de puro sentimento.
    Para muitos eu diria: vocês são simplesmente colegas. Mas ao ver tantos exemplos maravilhosos de alegrias celebradas com emoção ou mesmo de dores amargamente compartilhadas num abraço silencioso, sei que vocês já deixaram para trás o conceito de colegas e que são amigos que serão lembrados para sempre. Parafraseando uma frase que ficou muito famosa nos cinemas, “o que vocês já fizeram até o momento, ecoará na eternidade”.
    Só resta agradecer que tenham me recebido no... falta aqui um coletivo... cardume(?), na alcateia(?) ou seria no enxame(?). Sei lá... não interessa agora. A única coisa que importa é que terão sempre o meu coração vibrando pelo sucesso de cada um ou cada uma de vocês, pela alegria de suas famílias de agora e de suas famílias que ainda serão construídas.
    Mas nunca se esqueçam dessa fase da vida, desses meses de correria e loucas tempestades hormonais que serão lembrados para sempre. Desses dias que sempre estarão vivos na memória afetiva de cada um de nós.
    Meus parabéns pelo sucesso alcançado até agora e mais ainda por tantas realizações que ainda farão. Senhores pais, senhoras mães, tios e tias, padrinhos e madrinhas, amigos e amigas, irmãos e irmãs, professores, professoras, funcionários da escola, diretores do Colégio Impulso... tenho o prazer e o orgulho de apresentar para vocês aquele coletivo que eu estava procurando. Eis aqui uma constelação de amigos que irão construir muito mais que todos nós!

    Parabéns, formandos do Terceiro Ano Integrado do Colégio Impulso!!!

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

PROVAS DO ENEM COLORIDAS? FIQUE ATENTO AO QUE PODE APARECER NO SEGUNDO DIA EM BIOLOGIA E QUÍMICA!!!

 QUÍMICA

Espectro atômico do Hidrogênio na região visível (Modelo Atômico de Böhr)

Teste da Chama (Modelo Atômico de Böhr)

Pilha de Daniell com solução azul dos íons cúpricos (Cu 2+).


Cores do indicador do repolho roxo para meios ácidos, neutros e básicos.

Esquema colorido de usina nuclear.

Teste do bromo para diferenciar alcanos de alquenos.

Galinho do tempo (deslocamento de equilíbrio químico).

Mudanças de cor nos gases durante as reações reversíveis.



BIOLOGIA

Cloroplastos em células vegetais.


Imagens de tecidos animais ao microscópio com os devidos corantes.

Células em divisão celular com as cores reais dadas pelos corantes.

Componentes do citoesqueleto em suas cores na imunofluorescência.

Tecidos vegetais corados (xilema e floema).

Esquemas coloridos de circulação sanguínea.


Células sanguíneas ao microscópio, coradas ou colorizadas.

Teste de daltonismo.

Teste do iodo para identificação do amido.


Camuflagem, mimetismo e coloração de advertência (aposematismo). 


domingo, 29 de outubro de 2023

RACISMO AMBIENTAL

O racismo ambiental é um conceito que se refere à forma como comunidades racialmente minoritárias e desfavorecidas são desproporcionalmente afetadas por questões ambientais negativas, como poluição, degradação ambiental, falta de acesso a recursos naturais e outros problemas relacionados ao meio ambiente. Esse fenômeno ocorre quando políticas, práticas e decisões ambientais discriminam ou prejudicam grupos étnicos específicos de maneira injusta.

Alguns dos principais exemplos de racismo ambiental incluem:
Localização de Resíduos Tóxicos: Com frequência, indústrias poluentes, aterros sanitários e instalações de eliminação de resíduos tóxicos são situados em comunidades de baixa renda ou em áreas habitadas principalmente por pessoas de grupos étnicos minoritários. Isso resulta na exposição dessas comunidades a poluentes perigosos, que podem causar impactos adversos à saúde.  
Poluição do Ar: Comunidades minoritárias muitas vezes estão mais expostas à poluição do ar, especialmente devido à proximidade com rodovias movimentadas, usinas de energia e indústrias. Essa exposição aumentada a poluentes atmosféricos pode levar a problemas respiratórios e de saúde. 
Acesso Limitado a Água Potável e Saneamento: Em algumas áreas urbanas e rurais, comunidades de minorias étnicas podem ter acesso limitado a água potável segura e sistemas de saneamento adequados, o que pode resultar em problemas de saúde relacionados à água. 
Desmatamento e Perda de Terras: A exploração de recursos naturais muitas vezes resulta na destruição de terras e florestas que são tradicionalmente ocupadas por grupos étnicos indígenas. Isso não apenas prejudica o meio ambiente, mas também ameaça a cultura e os meios de subsistência dessas comunidades. 
Negligência em Respostas a Desastres Naturais: Em muitos casos, as respostas a desastres naturais não são igualitárias em termos de assistência e reconstrução. Comunidades racialmente minoritárias podem receber menos ajuda e enfrentar desafios adicionais após desastres naturais, como furacões, enchentes ou incêndios florestais. Lembrando que essa negligência ocorre também em relação a tragédias provocadas pelo ser humano.
Brumadinho (MG), rompimendo da Barragem da Vale no Córrego do Feijão, 25/01/2019.
Falta de Acesso a Espaços Verdes e Recreação: Em algumas áreas urbanas, comunidades de minorias étnicas podem ter menos acesso a parques e espaços verdes, o que pode afetar a qualidade de vida e a saúde mental.
O racismo ambiental é um problema complexo e multidimensional que combina questões ambientais com desigualdades sociais e raciais. Ele destaca a necessidade de abordar não apenas questões ambientais, mas também questões de justiça social e equidade para garantir que todas as comunidades tenham igualdade de acesso a um ambiente saudável e seguro. É importante promover a conscientização sobre o racismo ambiental e trabalhar para corrigir as desigualdades subjacentes que o perpetuam.

Ramon Lamar e ChatGPT

sábado, 28 de outubro de 2023

PEGADA ECOLÓGICA

A Pegada Ecológica é uma medida que avalia o impacto ambiental das atividades humanas em relação à capacidade do nosso planeta de suportar essas atividades de forma sustentável. Ela é usada para estimar a quantidade de recursos naturais necessários para sustentar o estilo de vida de uma determinada população ou para manter as atividades humanas dentro dos limites dos recursos disponíveis.

A Pegada Ecológica é expressa em termos de "unidades globais de hectares" (gha) ou "hectares globais" (global hectares, em inglês), que representam a quantidade média de terra e água produtiva necessária para atender às demandas de uma população ou de um determinado grupo em relação ao consumo de alimentos, energia, água, moradia, transporte e outros recursos naturais.

Essa medida compara a demanda humana por recursos naturais com a capacidade regenerativa da Terra e sua capacidade de absorver os resíduos produzidos. Quando a Pegada Ecológica de uma população excede a biocapacidade (a capacidade da Terra de regenerar recursos naturais), isso indica que a população está consumindo recursos de forma insustentável. Por outro lado, se a Pegada Ecológica for menor do que a biocapacidade (veja a figura abaixo), isso indica um nível sustentável de consumo de recursos.

Pegada Ecológica, Biocapacidade e Déficit Ambiental

Existem vários tipos de Pegada Ecológica, que avaliam diferentes aspectos do impacto ambiental. Alguns dos principais tipos de Pegada Ecológica incluem:
Pegada de Carbono: Este componente da Pegada Ecológica mede a quantidade de emissões de dióxido de carbono (CO) resultantes das atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, a produção de eletricidade e o transporte. Ele está intimamente relacionado às mudanças climáticas, pois o CO é um dos principais gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. 

 

Pegada Alimentar: Esta parte da Pegada Ecológica avalia o impacto ambiental das escolhas alimentares de uma população. Isso inclui o uso de terra, água e recursos para produzir alimentos, bem como as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção e transporte de alimentos.

Pegada Hídrica: A Pegada Hídrica mede o uso de água doce por uma população ou atividade. Ela considera não apenas a água direta usada, mas também a água "virtual" incorporada em produtos, como roupas e eletrônicos, que foram fabricados em locais que usaram água para sua produção.

Pegada de Construção e Moradia: Avalia o impacto ambiental associado à construção e manutenção de edifícios e residências, incluindo o uso de materiais de construção, energia consumida e gestão de resíduos.

Pegada de Transporte: Mede o impacto das viagens e transporte, incluindo o uso de combustíveis fósseis, emissões de CO e o consumo de recursos para fabricar veículos.

Pegada de Bens e Serviços: Este componente avalia o impacto ambiental dos produtos e serviços consumidos, levando em consideração o uso de recursos naturais em sua produção, transporte e descarte.

Pegada de Áreas de Cultivo e Pastagem: Avalia o uso de terra para agricultura e pastagem, incluindo a conversão de áreas naturais em terras cultivadas.
A Pegada Ecológica global é a soma de todas essas componentes e é usada para determinar se a demanda humana por recursos naturais excede a capacidade regenerativa da Terra. Quando a Pegada Ecológica de uma população excede a biocapacidade (a capacidade da Terra de regenerar recursos naturais), isso indica que a população está consumindo recursos de forma insustentável. A análise da Pegada Ecológica ajuda a conscientizar sobre a necessidade de adotar práticas de consumo mais sustentáveis e a tomar medidas para mitigar o impacto ambiental.

A Pegada Ecológica é uma ferramenta importante para avaliar o impacto ambiental das atividades humanas e auxiliar na conscientização sobre a necessidade de adotar práticas de consumo mais sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente. Ela também é usada para informar políticas de conservação e desenvolvimento sustentável, bem como para promover a redução do desperdício de recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas.

Ramon Lamar + ChatGPT

sábado, 14 de outubro de 2023

ASSUNTOS MAIS FREQUENTES NO #ENEM. RESPOSTA DO CHATGPT COM MINHAS OBSERVAÇÕES.

O ENEM não divulga uma lista oficial dos assuntos mais frequentes em suas provas, e o conteúdo pode variar de ano para ano. No entanto, com base em análises de provas anteriores, é possível identificar alguns temas que costumam aparecer com mais frequência em cada disciplina. Lembre-se de que a ênfase em determinados tópicos pode variar de um ano para outro, mas os seguintes são geralmente importantes:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 
  • Interpretação de textos e análise de gêneros textuais.
  • Gramática, com foco em concordância, regência, pontuação e sintaxe.
  • Produção artística em todas as suas formas de expressão.
  • Redação, com ênfase em temas sociais, culturais e políticos.
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 
  • História do Brasil e do mundo, com destaque para temas como escravidão, ditadura militar, movimentos sociais e Revolução Industrial.
  • Geografia, com foco em questões ambientais, urbanização, geopolítica e questões indígenas.
  • Sociologia, abordando desigualdade social e movimentos sociais.
  • Filosofia, com ênfase em ética, política e filósofos relevantes.
Ciências da Natureza e suas Tecnologologias: 
  • Física, incluindo mecânica, termodinâmica e eletromagnetismo.
  • Química, com tópicos relacionados a estequiometria, química orgânica e inorgânica. (Acho que poderia ter explicitado melhor. Química Inorgânica com Química Básica, Cálculos Químicos e Química Ambiental.)
  • Biologia, com foco em ecologia, genética e evolução. (Também Fisiologia Celular e Adaptações dos Seres Vivos.)
  • Aplicação do conhecimento científico em contextos do dia a dia e problemas ambientais.
Matemática e suas Tecnologias: 
  • Álgebra, abordando equações e sistemas de equações.
  • Matemática comercial, unidades de medidas, números.
  • Geometria, com ênfase em geometria plana e espacial.
  • Estatística, probabilidade e análise de gráficos.
  • Funções, envolvendo funções trigonométricas (abordagem mais geral) e logarítmicas.
É importante ressaltar que o ENEM tem o propósito de avaliar não apenas o conhecimento específico, mas também a capacidade de raciocínio lógico, interpretação e resolução de problemas. Portanto, é fundamental praticar resolvendo exercícios e simulados, além de desenvolver habilidades de leitura e escrita para a redação. A melhor estratégia é estudar de forma abrangente e revisar os conteúdos essenciais em cada disciplina.

ChatGPT
Ramon Lamar

domingo, 8 de outubro de 2023

O que os professores podem fazer para melhorar a concentração dos alunos em sala de aula?

Olá, pessoal!!!

Essa eu perguntei diretamente ao ChatGPT. Esse é o tipo de pergunta interessante. O ChatGPT não é o guru ou o oráculo. Mas é bom ver as "opiniões" dele. É como se estivéssemos vendo algumas opiniões alheias (e ele nos fornece muitas). Dessa vez, as publico integralmente como ele respondeu. Muitas coisas eu faço, mas muitas coisas ainda posso melhorar. E me sinto feliz por ainda poder melhorar. Procurar melhorar sempre é um desafio!

Melhorar a concentração dos alunos em sala de aula é fundamental para o processo de aprendizagem. Aqui estão algumas estratégias que os professores podem adotar:
  1. Crie um ambiente propício para a aprendizagem: Certifique-se de que a sala de aula seja organizada, livre de distrações e confortável. A disposição das carteiras, a iluminação e a temperatura podem afetar a concentração dos alunos.
  2. Estabeleça expectativas claras: Defina regras e expectativas desde o início do ano letivo. Isso inclui diretrizes sobre comportamento, participação e uso de dispositivos eletrônicos.
  3. Varie as atividades: Aulas monótonas podem fazer com que os alunos percam o interesse e a concentração. Introduza uma variedade de atividades, como discussões em grupo, exercícios práticos, palestras e projetos.
  4. Use recursos visuais e audiovisuais: Recursos visuais, como quadros brancos, slides e vídeos, podem ajudar a manter o interesse dos alunos e a transmitir informações de maneira mais envolvente.
  5. Faça perguntas e incentive a participação: Incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem ativamente das discussões em sala de aula. Isso os manterá mais envolvidos no processo de aprendizagem.
  6. Relacione o conteúdo com a vida real: Mostre aos alunos como o conteúdo que estão estudando está relacionado com situações do mundo real. Isso torna a aprendizagem mais relevante e interessante.
  7. Adapte o ritmo de ensino: Reconheça que os alunos têm diferentes ritmos de aprendizagem. Alguns podem precisar de mais tempo para absorver o material, enquanto outros podem avançar mais rapidamente. Esteja disposto a se adaptar a essas diferenças.
  8. Promova pausas regulares: Intervalos curtos entre as atividades podem ajudar a recarregar a concentração dos alunos. Planeje pausas para que eles possam se alongar, relaxar e descansar a mente.
  9. Forneça feedback construtivo: Dê feedback claro e construtivo sobre o desempenho dos alunos. Isso os ajuda a entender o que estão fazendo bem e onde precisam melhorar.
  10. Esteja atento a possíveis distrações pessoais: Se um aluno estiver lidando com problemas pessoais que afetam sua concentração, esteja disposto a oferecer apoio ou encaminhá-lo para recursos apropriados.
  11. Promova a autodisciplina: Ajude os alunos a desenvolver habilidades de autodisciplina e gerenciamento do tempo. Isso os capacitará a controlar melhor sua concentração.
  12. Desenvolva empatia: Esteja atento às necessidades emocionais e sociais dos alunos. Às vezes, preocupações emocionais podem afetar sua capacidade de concentração.
  13. Use a tecnologia de maneira eficaz: Integre a tecnologia de forma adequada, de modo a apoiar o processo de aprendizagem, e não como uma distração.
  14. Estimule o interesse e a curiosidade: Ajude os alunos a se interessarem pelo conteúdo, incentivando a curiosidade e a exploração.


 Lembre-se de que diferentes estratégias funcionarão de maneira diferente para cada grupo de alunos, e é importante estar disposto a adaptar seu método de ensino de acordo com as necessidades individuais e coletivas da turma. Além disso, a comunicação aberta com os alunos é fundamental para entender o que está afetando sua concentração e como você pode ajudá-los a melhorar.

ChatGPT

sábado, 7 de outubro de 2023

Quais devem ser as principais ações dos estudantes para melhorar o desempenho escolar?

Fiz a pergunta do título ao ChatGPT.
Ele me respondeu e acrescentei algumas observações em vermelho. Acho que ficou um roteiro bem interessante. Lembrando que tudo isso deve ser feito o mais cedo possível na vida escolar. Não adianta passar por vários anos escolares no aperto e só pensar em melhorar o aprendizado no último ano de ensino! Quanto antes começar, melhor!!! Considerando as capacidades de compreensão e abstração, acredito que o estudante tenha plenas condições de começar a aprofundar no conjunto dessas metas a partir do oitavo ou nono ano do ensino fundamental. Nas séries anteriores é muito importante a questão da atenção durante as aulas e realização das tarefas indicadas pelos professores, além de começar a criar o hábito de ler os conteúdos em seu material didático.


Melhorar o aprendizado é uma jornada pessoal e única para cada estudante, mas existem várias ações gerais que podem ser benéficas para a maioria das pessoas. Aqui estão algumas ações que os estudantes podem considerar para aprimorar seu aprendizado:
  1. Estabelecer metas claras: Defina metas de aprendizado específicas e mensuráveis para que você saiba o que deseja alcançar. (Exemplos durante a vida escolar: tirar notas acima de 70% em todas as provas de todas as matérias, não passar aperto no final do ano com medo de recuperações, evoluir cada vez mais nos trabalhos escolares solicitados...)
  2. Criar um ambiente de estudo adequado: Tenha um espaço de estudo tranquilo e organizado, livre de distrações, onde você se sinta confortável e concentrado. (Também em sala de aula: escolha o melhor local para você de forma a não ser incomodado por distrações externas ou de colegas. Mantenha-se concentrado durante as aulas! Se estiver assistindo alguma aula on line, tenha um equipamento bom, ou seja, um computador com boa memória, monitor grande, boa conexão com a internet.)
  3. Planejar seu tempo: Crie um cronograma de estudo que permita a distribuição eficaz do tempo entre diferentes matérias e atividades. (Procure montar seu cronograma a partir dos horários escolares, ou seja, planeje estudar NO MESMO DIA as matérias que foram ensinadas na escola. Alterne leitura do caderno, leitura do livro e exercícios.)
  4. Usar técnicas de estudo eficazes: Aprenda técnicas de estudo como resumos, mapas mentais, revisão ativa, entre outras, para melhorar a retenção de informações. (Descubra se você aprende mais vendo ou ouvindo. Mas saiba que você sempre aprende mais fazendo!)
  5. Praticar regularmente: A prática é fundamental para a aprendizagem. Faça exercícios, resolva problemas e pratique o que você está aprendendo. (Procure interagir seu aprendizado com o dia a dia. Perceba que à sua volta, no cotidiano, muitos conceitos aprendidos na escola estão envolvidos.)
  6. Buscar compreensão, não apenas memorização: Em vez de memorizar informações de forma passiva, busque entender os conceitos. Isso facilita a aplicação do conhecimento em diferentes contextos. (Relacione conhecimentos aprendidos em diferentes épocas e em diferentes matérias. Não deixe os conhecimentos presos em "caixinhas" isoladas.)
  7. Anotar e resumir: Faça anotações durante as aulas e ao ler materiais de estudo. Resuma as informações para consolidar o entendimento. (Procure anotar os conceitos mais importantes... um caderno sem nada anotado provavelmente implicará numa prova em branco.)
  8. Discussão e colaboração: Participar de grupos de estudo e discutir tópicos com colegas pode ajudar a ampliar sua compreensão e perspectiva. (Aprenda com as dúvidas dos outros. Às vezes algum colega tem uma dúvida, uma abordagem que você não havia pensado. Sem conversar com os colegas sobre a matéria estudada você nunca saberá dessas dúvidas. No entanto, evite dúvidas que não têm diretamente aplicação no aprendizado. Por exemplo: o professor começou a explicar o sistema circulatório e você quer saber como se trata determinado problema específico do coração... e não dá atenção à explicação do professor. É o famoso "viajar na maionese".)
  9. Descansar adequadamente: O sono é fundamental para a consolidação da memória e o bom funcionamento cognitivo. Certifique-se de descansar o suficiente. (Todo dia: aula, estudo e um bom sono (nesta sequência). É a melhor maneira de fixar os conteúdos.)
  10. Alimentação e exercício: Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente pode beneficiar o desempenho cognitivo. (Alimentação e atividade física melhoram o funcionamento geral do seu organismo, nutrindo e oxigenando melhor seu cérebro e facilitando tudo em sua vida.)
  11. Manter-se motivado: Encontre fontes de motivação pessoal para estudar e permanecer focado em suas metas de aprendizado. (Lembre-se de suas metas o tempo todo: boas notas em provas, passar direto de ano, melhorar o desempenho em tal matéria, passar no ENEM ou Vestibular no curso e faculdade que você realmente sonha.)
  12. Buscar ajuda quando necessário: Se encontrar dificuldades em compreender um tópico específico, não hesite em procurar ajuda de professores, tutores ou colegas. (Professores estão aí é para isso. Mas, novamente, não perca seu tempo com perguntas ou dúvidas "viajadas". Invista seu tempo em compreender o conteúdo ministrado, entender aquele ponto apresentado em aula (ou no livro) que você não entendeu. Se for pesquisar na internet, recorra a sites sérios.)
  13. Autoavaliação: Periodicamente, avalie seu progresso e ajuste seu plano de estudo, se necessário. (Reveja os programas das disciplinas e os programas de vestibulares. Quantos daqueles tópicos você já tem um bom domínio? Quantos falta aprender ou melhorar?)
  14. Estar aberto a aprender: Mantenha uma mente aberta, esteja disposto a aceitar novos desafios e a aprender com os erros. (Aprender com os erros é fundamental. Se você errou um exercício ou uma questão de prova, não "deixe pra lá"! Procure saber a resposta correta e alinhe seu raciocínio para essa descoberta.)
  15. Estabelecer prioridades: Concentre-se nas tarefas mais importantes e gerencie seu tempo de forma eficaz. (Gerenciamento de tempo é importante. Há tempo para estudar, para lazer e para o repouso. Estabeleça seus planos e cronogramas e não deixe que uma atividade prejudique a outra. O excesso de uma prejudicará as outras e haverá consequências negativas.)
Lembrando que a abordagem de aprendizado varia de pessoa para pessoa, e é importante adaptar essas ações às suas preferências e necessidades pessoais. Experimente diferentes estratégias até encontrar as que funcionam melhor para você.

ChatGPT e Ramon Lamar de Oliveira Junior


PS.: Sugiro aos pais e professores que discutam e analisem estas sugestões, modifiquem no que acharem necessário, mas que passem essas instruções aos filhos/estudantes o mais cedo possível.

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Faz tanto sentido preocupar-se com qual material didático a escola usa?

Olá, pessoal!

Vocês sabem minha opinião sobre esse tema: prefiro livros didáticos (preferencialmente bons livros didáticos de volume único somados a boas listas de exercícios). E algumas coisinhas mais que ficarão claras adiante.

Contudo, conheço sim bons materiais apostilados. Acho que já trabalhei com quase todos, inclusive vi a evolução de muitos. Se não trabalhei com alguns, os tenho por aquisição ou já li bastante dos mesmos.

O que eu não entendo é a tamanha preocupação com materiais apostilados. Não são eles que verdadeiramente direcionam o aprendizado. Existem ótimos e posso citar vários deles. Mas um ranking é complicado. Deixo esta tarefa para você. Pesquise no Google "ranking melhores materiais didáticos para escolas". Você cairá num dilema pois geralmente encontrará "publicidade paga". Então arrume umas três listas diferentes e veja que os principais materiais sempre estarão nelas... alternando-se entre os 5 melhores.

Mas, Ramon! Onde você quer chegar?

Quero chegar no ponto em que fique claro que o diferencial no trabalho escolar é a equipe de professores. A experiência da equipe mesclada com a vontade de ensinar e mais o apoio ao trabalho. Ou seja, professor mesmo! Ser professor e não estar professor. Ser escola e não apenas funcionar como escola (lembre-se sempre de olhar se a escola está mais preocupada com a preparação e sucesso dos estudantes do que com outras coisas vocês sabem quai$). E conheço vários assim em nossa cidade.

E sabe o que acontece? Mesmo que a escola adote o material didático X, eles têm em sua memória e na sua forma de ensinar o que há de melhor também no material A, B, C e D... e utilizam. E eles não param por aí: vivem correndo atrás de novidades. Provas novas. Questões diferentes. Abordagens diferentes. Experiências de sucesso. O diferencial é o professor!

Basta responder a uma pergunta muito simples: A escola A tem um material didático nota 10, mas seus professores não nota 5. A escola B tem um material didático nota 5, mas seus professores são nota 10. Em qual escola você acha que ocorrerá o melhor desempenho? Quem faz a diferença?

E antes que você pergunte sobre um material didático nota 10 e professores nota 10, que seria o ideal em termos de ensino, como fica a questão da aprendizagem "de turma". Está aí um aspecto que muitos esquecem. O efeito da turma de alunos. O material didático e os professores, na prática, têm que ser capazes de alavancar a turma como um todo. Um aluno ou uma aluna excelente existe em toda turma. E é importantíssimo a família pensar nisso. Aliás, essa é a questão fundamental. Além do material didático e dos professores, o que a escola faz para os alunos alcançarem o sucesso acadêmico e pessoal? Os professores são bem apoiados em todos os sentidos?

Fiquem aí com os pensamentos e discussões sobre o tema!

Abraços!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior


PS.: Ah, é claro! Material péssimo também é um problema. Não só pedagógico. É jogar dinheiro fora.