As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Faz tanto sentido preocupar-se com qual material didático a escola usa?

Olá, pessoal!

Vocês sabem minha opinião sobre esse tema: prefiro livros didáticos (preferencialmente bons livros didáticos de volume único somados a boas listas de exercícios). E algumas coisinhas mais que ficarão claras adiante.

Contudo, conheço sim bons materiais apostilados. Acho que já trabalhei com quase todos, inclusive vi a evolução de muitos. Se não trabalhei com alguns, os tenho por aquisição ou já li bastante dos mesmos.

O que eu não entendo é a tamanha preocupação com materiais apostilados. Não são eles que verdadeiramente direcionam o aprendizado. Existem ótimos e posso citar vários deles. Mas um ranking é complicado. Deixo esta tarefa para você. Pesquise no Google "ranking melhores materiais didáticos para escolas". Você cairá num dilema pois geralmente encontrará "publicidade paga". Então arrume umas três listas diferentes e veja que os principais materiais sempre estarão nelas... alternando-se entre os 5 melhores.

Mas, Ramon! Onde você quer chegar?

Quero chegar no ponto em que fique claro que o diferencial no trabalho escolar é a equipe de professores. A experiência da equipe mesclada com a vontade de ensinar e mais o apoio ao trabalho. Ou seja, professor mesmo! Ser professor e não estar professor. Ser escola e não apenas funcionar como escola (lembre-se sempre de olhar se a escola está mais preocupada com a preparação e sucesso dos estudantes do que com outras coisas vocês sabem quai$). E conheço vários assim em nossa cidade.

E sabe o que acontece? Mesmo que a escola adote o material didático X, eles têm em sua memória e na sua forma de ensinar o que há de melhor também no material A, B, C e D... e utilizam. E eles não param por aí: vivem correndo atrás de novidades. Provas novas. Questões diferentes. Abordagens diferentes. Experiências de sucesso. O diferencial é o professor!

Basta responder a uma pergunta muito simples: A escola A tem um material didático nota 10, mas seus professores não nota 5. A escola B tem um material didático nota 5, mas seus professores são nota 10. Em qual escola você acha que ocorrerá o melhor desempenho? Quem faz a diferença?

E antes que você pergunte sobre um material didático nota 10 e professores nota 10, que seria o ideal em termos de ensino, como fica a questão da aprendizagem "de turma". Está aí um aspecto que muitos esquecem. O efeito da turma de alunos. O material didático e os professores, na prática, têm que ser capazes de alavancar a turma como um todo. Um aluno ou uma aluna excelente existe em toda turma. E é importantíssimo a família pensar nisso. Aliás, essa é a questão fundamental. Além do material didático e dos professores, o que a escola faz para os alunos alcançarem o sucesso acadêmico e pessoal? Os professores são bem apoiados em todos os sentidos?

Fiquem aí com os pensamentos e discussões sobre o tema!

Abraços!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior


PS.: Ah, é claro! Material péssimo também é um problema. Não só pedagógico. É jogar dinheiro fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.