As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 27 de julho de 2021

RESUMINDO A QUESTÃO DE EUTROFIZAÇÃO DA LAGOA PAULINO

Eutrofização é causada pela presença de nutrientes minerais em grande quantidade na água. Esses nutrientes são principalmente o nitrato e o fosfato.

  • Os nutrientes podem vir de várias fontes, mas como na Lagoa Paulino não há lançamento direto de esgotos podemos admitir: enxurradas durante chuvas muito fortes (tem que ser em grande volume para ultrapassar a capacidade do anel de captação pluvial que existe em volta da lagoa), fezes dos animais da lagoa e entorno (peixes e aves como garças e biguás), detergentes provenientes da lavação de carros na orla (contêm fosfatos), revolvimento do fundo da lagoa pela fauna de peixes que não é nativa (carpas e outros peixes introduzidos), falta da vegetação de fundo da lagoa (algas que seguram o sedimento no fundo, mas foram comidas pelas carpas e outros peixes introduzidos), produção de nitratos por algumas algas (cianobactérias com heterocistos), morte de organismos aquáticos (liberam nutrientes minerais em sua decomposição) e restos da capina da orla da lagoa (que em grande parte são jogados dentro d'água, aumentando a disponibilidade de nutrientes minerais).
  • A eutrofização consiste na proliferação exagerada de certas algas que acabam morrendo e se decompondo. As algas vivas até produzem oxigênio na fotossíntese, mas só as da superfície, pois 10 centímetros abaixo da flor d'água já não chega luz suficiente para as demais algas. Durante a noite, as algas consomem oxigênio da água, algas em decomposição consomem oxigênio da água. O nível de oxigênio dissolvido (OD) cai abaixo de 4-5mg/L e começa a morte de peixes. Morte de organismos implica em mais nutrientes minerais liberados na água (e sustenta a eutrofização... é um ciclo vicioso).

Como resolver? Fazendo o que foi feito na Lagoa da Boa Vista:

  • Esvaziamento completo da lagoa (precisa de autorização da Sec. Estadual de Meio Ambiente).
  • Remoção de parte do sedimento e sua destinação adequada.
  • Impermeabilização do fundo (menos nas regiões de minadouros, que existem na Lagoa Paulino).
  • Introdução de espécies nativas (na Lagoa da Boa Vista houve urgência em se introduzir peixes pelo risco de dengue e foram introduzidas tilápias... se a população delas for controlada, não dá problema. Como controlar? Torneios de pesca a ser realizados no futuro, quando necessário.)

Outras soluções como aeradores e introdução de peixes que se alimentam das microalgas são PALIATIVOS. Não resolvem o problema porque não atuam na causa do problema!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Foto de 8 de julho de 2016 - Eutrofização na Lagoa Paulino

PS.: Pergunta que sempre recebo: "- Ramon, você dá essa e outras consultorias de graça e não te escutam. Por que?"

Bem, eu dou minhas consultorias sobre esse e vários outros temas de graça porque é uma forma de reverter para a população a ajuda que me deram. Pois fiz um curso de Graduação e Mestrado numa Universidade Pública (UFMG), paga com o dinheiro dos cidadãos. E vejo aí uma forma de retribuir. Sobre porque não me escutam, acho que essa pergunta não deve ser feita para mim. Tentem perguntar para eles... talvez escutem a vocês! Ah... tem um detalhe... e é muito difícil o poder público contratar técnicos na forma de assessoria para "palpitar no assunto que entendem"... e quando contratam, a própria população vê como "cabide de empregos", "dinheiro jogado fora", "apadrinhamento político" e bla bla bla. Desse jeito a coisa não anda!! Já estive na prefeitura como assessor em 2014... deu para fazer alguma coisa e sou muito grato pela oportunidade... mas senti na pele a desvalorização que paira sobre esse tipo de assessoramento!

PS2: Nova sugestão de ação. Leia no final de:

 https://ramonlamar.blogspot.com/2021/08/esclarecimentos-e-nova-proposta-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.