As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 1 de julho de 2023

ATUALIZADO: Número de Casos de Dengue, Chikungunya e Zika no Brasil

O Ministério da Saúde não publica - sei lá por qual motivo - um gráfico mostrando os casos de Dengue ao longo dos anos. Deveria publicar, atualizado ano a ano, para se ter uma ideia real da situação de endemia-epidemia que vivemos. 
Sendo assim, coleto os dados nos Boletins Epidemiológicos do Ministério da Saúde e vou abastecendo o gráfico abaixo. Para mais detalhes, observem o link dos Boletins Epidemiológicos no rodapé do gráfico seguinte. Entretanto, até agora em 1o de julho de 2023, não houve publicação de Boletim Epidemiológico sobre as Arboviroses. Recorri então a um trabalho publicado pela OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde para preencher esse vácuo. Não sei a razão dessa demora e não quero fazer julgamento precipitado, mas o Ministério da Saúde, em plena epidemia dessas arboviroses (talvez a mais grave de todos os tempos) deveria estar divulgando os dados de maneira atualizada.






3 comentários:

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.