As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 10 de dezembro de 2023

FECHANDO 2023 COMO PARANINFO EM DUAS TURMAS, DOIS DISCURSOS DE FORMATURA! OBRIGADO, QUERIDOS ALUNOS!!!

COLÉGIO RUTHERFORD - TERCEIRO ANO - 2023 (05/12/2023)

Direção do Colégio Rutherford
Colegas professores e funcionários
Formandos do Terceiro ano, seus pais, demais parentes e amigos.

    Não se passa um dia em nossa vida que não nos pegamos pensando no passado ou no futuro. Não se passa um dia em que nós não pensamos que “poderíamos ter feito de outro jeito” ou que “quando chegar a hora faremos de tal maneira”. Mas será que realmente não era daquela maneira que a gente tinha que fazer as coisas? Será que é possível mesmo planejar direitinho o que vai acontecer no futuro?
    De uma coisa podemos ter certeza. Chegamos até aqui! E apesar de todos os atropelos, chegamos bem. Aprendemos sobre muitas coisas. Tivemos muitas experiências. Certamente estamos bem preparados para o futuro. Como já foi dito no cinema, “Não há destino, se não o fizermos”.
    E mais uma vez, e momentos como este se repetirão outras vezes, estamos aqui para pensar no passado, observar o presente e construir um destino. Conhecimentos foram acumulados, exemplos do certo e do errado foram estudados e principalmente, laços que unem pessoas foram criados.
    Num piscar de olhos vocês estarão comemorando 25 anos de formados no Ensino Médio. Vão se lembrar de alguns casos engraçados, vão se lembrar que répteis conquistaram definitivamente o ambiente terrestre e que não existem árvores rasteiras ou raízes voadoras. Vão olhar para seus filhos e vão pensar... “essas crianças de hoje em dia vivem no comunicador transdimensional 24 horas por dia... um absurdo... a gente, na idade deles, só usava o telefone celular 20 horas por dia!”.
    Faço apenas alguns pedidos para vocês, que eu também tento seguir em minha vida: não se esqueçam desses colegas dos melhores anos das suas vidas, não se esqueçam dos seus velhos mestres, construam novas amizades ao longo da vida e não se esqueçam dos seus pais. O tempo todo, não se esqueçam dos seus pais, pois eles jamais deixam de pensar em vocês.

Parabéns, formandos. O futuro pertence a vocês.



COLÉGIO IMPULSO - TERCEIRO ANO - 2023 (07/12/2023)
Direção do Colégio Impulso
Colegas professores e funcionários
Formandos do Terceiro ano, seus pais, demais parentes e amigos.

    Para começar a escrever este breve discurso de paraninfo, precisei recorrer ao dicionário. É sempre bom recorrer a ele quando precisamos de uma inspiração na dose exata para transmitir o que o nosso coração fala. Pesquisei a origem da palavra amizade e encontrei:

     Do latim amicitia, que significa “amizade”.
    O termo latino amicitia, no entanto, teria se originado a partir do termo amicus, que significa "amigo", na tradução para o português.
    Alguns estudiosos acreditam que a raiz desta palavra tenha se desenvolvido a partir do verbo amare, que expressa atualmente o sentido de “amor” ou de “amar”.

    Pronto! Está aí a explicação mais simples sobre a amizade que senti brotar por vocês em nosso convívio. Não é nada mais e nem nada menos que uma forma de amor.
    Acredito que a amizade que sinto por vocês é um vívido reflexo do carinho que transborda nas relações que existem entre vocês mesmos... e que de alguma forma me contaminou. De certo modo vocês construíram laços bastante vigorosos entre suas almas e a minha, que vocês sabem que ainda é alma de criança, e que ficou presa no meio dessa teia feita de puro sentimento.
    Para muitos eu diria: vocês são simplesmente colegas. Mas ao ver tantos exemplos maravilhosos de alegrias celebradas com emoção ou mesmo de dores amargamente compartilhadas num abraço silencioso, sei que vocês já deixaram para trás o conceito de colegas e que são amigos que serão lembrados para sempre. Parafraseando uma frase que ficou muito famosa nos cinemas, “o que vocês já fizeram até o momento, ecoará na eternidade”.
    Só resta agradecer que tenham me recebido no... falta aqui um coletivo... cardume(?), na alcateia(?) ou seria no enxame(?). Sei lá... não interessa agora. A única coisa que importa é que terão sempre o meu coração vibrando pelo sucesso de cada um ou cada uma de vocês, pela alegria de suas famílias de agora e de suas famílias que ainda serão construídas.
    Mas nunca se esqueçam dessa fase da vida, desses meses de correria e loucas tempestades hormonais que serão lembrados para sempre. Desses dias que sempre estarão vivos na memória afetiva de cada um de nós.
    Meus parabéns pelo sucesso alcançado até agora e mais ainda por tantas realizações que ainda farão. Senhores pais, senhoras mães, tios e tias, padrinhos e madrinhas, amigos e amigas, irmãos e irmãs, professores, professoras, funcionários da escola, diretores do Colégio Impulso... tenho o prazer e o orgulho de apresentar para vocês aquele coletivo que eu estava procurando. Eis aqui uma constelação de amigos que irão construir muito mais que todos nós!

    Parabéns, formandos do Terceiro Ano Integrado do Colégio Impulso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.