As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Outra dúvida sobre TRI e ENEM

A TRI é considerado o "sistema anti-chute" do ENEM. De certa maneira funciona assim: se você erra uma questão fácil e acerta uma questão difícil, o sistema entende que você acertou a questão difícil por meio do "chute" e diminui sua pontuação.

E QUANDO O CANDIDATO ERRA QUESTÕES SUPER-FÁCEIS PELO CANSAÇO E ESTRESSE QUE É SUBMETIDO AO LONGO DA MARATONA DE PROVAS (EM ESPECIAL NAS 5 HORAS E MEIA DO SEGUNDO DIA)?

Estou recebendo notícias de diversos estudantes indignados com isso. Nem acertaram as difíceis porque chutaram e nem erraram as fáceis porque são ignorantes. Simplesmente, a uma certa altura da prova (que ocorre depois das 3 horas de concentração) o cérebro humano pode falhar e cometer erros bobos. Ninguém pensou nisso? Ou estavam tão cansados planejando o sistema que também cometeram esse "erro bobo"?

Ramon Lamar de Oliveira Junior

5 comentários:

  1. Eu sou um desses que erraram questões fáceis(para não dizer ridículas) devido ao estresse da prova. Até agora não me conformo com isso. Acertei 128 questões e se tivesse tido mais tempo e calma, teria acertado muito mais. É mais um teste de resistência do que de conhecimento. Tenho medo de não passar para a segunda fase da UFMG com essa pontuação que consegui, ainda mais para o curso de engenharia de controle e automação. Alguém que tenha prestado ano passado saberia me dizer se com essa pontuação eu teria chances de ir para a segunda etapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício, eu não sei te dizer a pontuação. Talvez olhando a nota de corte e jogando em um dos programas que foram disponibilizados para fazer a conversão (dá para achar pelo Google). Lembre-se também que o sistema de bônus foi substituído pelo de cotas, o que teoricamente deve melhorar sua situação. Mas realmente é um teste de resistência e ninguém leva isso em consideração. Inventar processo seletivo na poltrona giratória com ar condicionado é muito fácil.

      Excluir
  2. Só passando aqui para dizer que consegui passar na UFMG. Vlww!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.