As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ipomoea pes-caprae (Convolvulaceae)


Essa espécie de ipomeia é comum nas dunas das praias brasileiras. Também é conhecida como "salsa-da-praia", usada na medicina popular por suas propriedades analgésicas, antiinflamatórias e cicatrizantes. Já vi muitas ipomeias dessa espécie (ou de outras aparentadas) em praias, mas nunca tinha visto o uso das mesmas como elemento paisagístico (como vi nos jardins da Praia de Camburi, em Vitória - ver post anterior).


Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Ramon,

    Para quem se interessar, há um artigo muito bom sobre a caracterização fitoquímica desta espécie vegetal publicado na Rev. Brasileira de Farmacognosia (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2009000600012&script=sci_arttext)

    A preparação aquosa a partir da decocção (fervura do líquido junto às partes vegetais) das raízes e folhas dessa planta tem sido relada pela literatura de uso tradicional no tratamento do reumatismo, gota e gonorréia. Externamente, a pasta das folhas é aplicada para o tratamento de queimaduras, especialmente causadas pelo veneno de água-viva (Wasuwat, 1970).


    abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Leandro.
    Interessante a relação de uma planta de praia com o problema das águas-vivas. Deve ter surgido de observações e tentativas bem locais, não?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, as populações nos litorais devem conhecer bem essa finalidade de uso. Essa planta tem um grande potencial terapêutico a ser investigado..abs

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.