As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 3 de maio de 2011

Para não esquecer do RIMA do Boulevard Santa Helena (III)

3) O LEVANTAMENTO DA FAUNA

O levantamento da fauna na região em que se pretende instalar o bulevarsantahelena foi feito em um prazo recorde de 5 dias. Isso mesmo, de 15 a 19 de janeiro de 2010, como atesta o RIMA em sua página 100. Lá fala-se em "primeira campanha", mas não há referências a uma segunda campanha em lugar algum. Com essa amostragem ridícula, afirmou-se durante a audiência pública que a biodiversidade de anfíbios e répteis na região era muito baixa, sinal inequívoco do adiantado impacto ambiental da área (ou seja, procuramos pouco e achamos pouco... sinal que a cidade já detonou a área... não há mais nada a preservar). Ridícula tal conclusão a partir de levantamento tão mal realizado.
Na falta de mais dados no RIMA, concluímos que o mesmo período foi usado para inventariar aves, mamíferos, anfíbios e répteis. Com tal trabalho mal feito, não é de espantar a tabela abaixo (página 88) que mostra a mínima quantidade de mamíferos avistados na área e inclusive o não avistamento ou relato de quirópteros (morcegos). 
Quer dizer que ninguém ali perto nunca viu morcego por lá?
Faça-me o favor!!!

[Clique para ampliar]
O próprio RIMA aponta os prováveis (para não dizer certos) impactos ambientais. Para diminuir os impactos propõe medidas mitigadoras risíveis. Verifique abaixo os trechos das páginas 95 e 97 (clique para ampliar):

E nem se falou do impacto da iluminação...
A melhor atividade de educação ambiental é aquela que faltou aos que estão propondo o empreendimento: não impactar uma área que está razoavelmente preservada! Sensibilizar as pessoas? E quem vai sensibiliar os empreendedores?
 Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Ola Ramon,

    desculpe-me "atravessar" o assunto. Olha so' o tamanho desta formiga fossil....

    http://colectivosalas.blogspot.com/2011/05/encuentran-una-especie-fosilizada-de.html

    Abs.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.