As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Mortandade de peixes na Lagoa Paulino assusta.

Caminhando na orla da Lagoa Paulino nos últimos dias não pude deixar de perceber a grande ocorrência de morte de peixes, notadamente tilápias (nem sei se ainda há outras espécies na lagoa além de tilápias e carpas).
Até cheguei a pensar que se tratava de peixes abandonados por algum pescador incomodado pela polícia. Mas não! Nesta manhã, flagrei um peixe debatendo-se na superfície da água em aparente falta de oxigenação.
A cor fortemente amarronzada da água indica grande turbidez com pequena penetração de luz. Provavelmente as microalgas estão em declínio populacional, diminuindo assim a taxa de fotossíntese e produção de oxigênio.
Algo precisa ser feito urgentemente antes que o assunto vire manchete de jornais por mais um descuido com a questão ambiental. Ligar os aeradores e até mesmo a fonte (sugiro ligar a fonte somente durante chuvas ou nas madrugadas, para evitar o spray sobre a população... uma vez que a água pode estar contaminada com cianotoxinas).
Já foram dadas diversas sugestões aqui no blog... é só pesquisar. Desde comportas para realizar a troca efetiva da água (obra de baixo custo) até o esvaziamento total, retirada de sedimentos orgânicos e recomposição do leito, bem como um novo peixamento com espécies nativas. Talvez um dia isso seja uma prioridade. 
E convém lembrar que essa é a situação na lagoa central da cidade, no maior atrativo turístico que temos, que gera impostos a partir de numerosos comércios ali localizados em sua orla. Imagine só a situação caótica de bairros mais distantes e sem essa visibilidade.
Por enquanto o discurso oficial não é condizente com uma cidade que oficialmente é a nona economia do Estado de Minas Gerais. 

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Convém lembrar que não sou candidato a nada. Que esse blog existe já faz muito tempo e não tem o objetivo de fazer política partidária. Retratamos a realidade quando cabem elogios e quando cabem críticas. Gestão profissional e não simples ações amadorísticas. É disso que a cidade precisa com urgência.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Preciso de artista? (Direto do Facebook)

Planetinha tá ficando complicado. 
Agora é o tal de "nunca precisei de um artista"... realmente a pessoa nunca assistiu a um filme que tenha gostado... ou novela... ou série... ou seriado. Nunca ouviu uma música que gostasse. Talvez tenha convidado um familiar pra bater uns pedaços de pau na hora do casamento (pois músicos e instrumentos musicais são coisas de artistas desnecessários). Também nunca admirou uma escultura ou um quadro...
Em resumo, duvido que esse que acha que não precisa de artista realmente exista. Talvez não tenha pensado direito no papel da arte em sua vida., quero crer que seja isso. Ou está bravo com um ou outro artista que não segue sua linha de pensamento ou que realmente é criticável por suas ações ou omissões (como todos nós eventualmente e aos olhos de outros, podemos ser). Mas se tal realmente existe, não sei se quero conhecer.
Desculpem-me e não levem para o lado pessoal pois apenas vi esse tipo de postagem várias vezes e realmente não consigo conceber que chegamos a um ponto onde vamos negar uma das capacidades mais sublimes que nos identificam como ser humano... a capacidade de produzir arte.
Não lhe faz bem admirar a pedra depois do tratamento dado por um artista?


sábado, 25 de janeiro de 2020

Sobre Aulões de BIOLOGIA e QUÍMICA para vestibulares e ENEM em BH (2020).

Os Aulões acontecerão na Salinha Ventura (Rua Pernambuco, 1389 - Savassi). Ambiente climatizado em sala de até 10 alunos (é Salinha mesmo... olho no olho!). Os temas propostos são os relacionados abaixo, mas você e sua turma de estudos podem sugerir outros (Whatsapp 98860.6003).

BIOLOGIA
  • Obtenção de Energia (Fotossíntese, Fermentação e Respiração Celular)
  • Sistema Endócrino (importantíssimo para os vestibulares de Medicina)
  • Reprodução Vegetal (Ciclos de Vida de Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas)
  • Principais Protozooses e Verminoses (Agentes etiológicos, transmissão, ciclo, características, prevenção)
QUÍMICA
  • Processos de Formação de Moléculas (Interpenetração de Orbitais, Hibridação e Geometria Molecular)
  • Cálculos Químicos (Estequiometria)
  • Eletroquímica (Oxidação, Redução, Corrosão, Pilha, Eletrólise, Galvanização)
  • Termoquímica (Entalpia, Lei de Hess, Entalpia de Formação, Energia de Ligação, Diagramas)
Atenção para o cálculo do preço de cada aula: O valor de cada aulão para a turma de até 10 alunos é de R$ 360,00. Sendo assim, se 6 alunos se mostrarem interessados e confirmarem a presença, o valor será de R$ 60,00 por aluno. Se 10 alunos confirmarem a presença, o valor será de irrisórios R$ 36,00 por uma das melhores aulas que você já assistiu. Comente com seus colegas, monte seu grupo de interessados! Eventualmente e emergencialmente algum Aulão poderá ser feito no domingo pela manhã.

Use o Whatsapp 98860.6003 para solicitar mais informações. Inicie identificando-se como Turma de Belo Horizonte.

Ramon Lamar de Oliveira Junior
SALINHA ENSINO SUPERIOR
www.salinhaensinosuperior.blogspot.com
Instagram: @salinhaensinosuperior

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Vidros: armadilha fatal para os pássaros

(Postagem atualizada e com novas informações importantes - em 23/01/2020)


Nos dias ensolarados os pássaros saem em revoadas, mas muitos não retornam a seus ninhos, pegos de modo fatal por uma armadilha construída involuntariamente pelo homem: os vidros das janelas.

Silvia e Heitor Reali
Jornal da Serra

Ninguém pensa nisso quando escolhe morar "junto à natureza". Integrar-se é a palavra chave; a Serra da Cantareira, assim como outras regiões de mata que ainda restam, precisa ser poupada da ação depredadora do ser humano, e nela se incluem seus habitantes naturais. Aqui, a interferência no ambiente deve ser a menor possível porque, do contrário, exatamente o que nos atraiu corre o risco de desaparecer sob nossas mãos.

Ameaça invisível

Mas como não ter uma casa com muitas janelas de vidro, já que a natureza lá fora é um convite irresistível ao olhar?Em contrapartida, como impedir que os pássaros se choquem contra elas, porque não veem o vidro (eles não têm esse registro em sua memória) que acaba funcionando como armadilha, pois, em sua transparência, espelha o céu, as nuvens e as árvores.

Quantos pássaros tiveram seu voo feliz brutalmente interrompido pela janela da sua casa? Quantas vezes você se mortificou com isso? 



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Sobre colar imagens de falcões/gaviões nos vidros

RECEBI A SEGUINTE MENSAGEM QUE REPRODUZO NA ÍNTEGRA:

Estou entrando em contato para informar que a informação do recorte de falcão preto colado no vidro não funciona. Já vi essa mesma informação em vários locais na internet, e sempre que consigo entro em contato para esclarecer essa confusão.
O recorte do “predador” não funciona simplesmente porque o motivo que faz o pássaro se chocar contra o vidro é que ele não enxerga o vidro, e o pretenso predador solitário, estático, não impede que os pássaros tentem cruzar o vidro de um lado para o outro e morram no choque.
Na prática, inexistem estudos que confirmem a teoria de que o predador colado funcione e, pelos estudos existentes, todo o conhecimento já pesquisado corrobora para desmentir essa informação. Para que o predador colado ao vidro tivesse eficiência, ele teria que ser colado ao vidro bem próximos uns aos outros, em toda a superfície, e não isoladamente.
Estudo e acompanho esse problema desde 2013 e me mantenho bastante atualizada em relação ao tema. Nesse mesmo ano, desenvolvi a Película Amiga dos Pássaros. Se tiver interesse, pode conhecer mais sobre o meu trabalho nos links a seguir:
Seria interessante remover a postagem  anterior ou fazer um novo texto no mesmo link com a informação completa correta, o que reduziria a reprodução dessa informação e ajudaria a disseminar a informação correta e, como consequência, reduzir o número de pássaros mortos por colisão em vidros.
Agradeço imensamente a sua atenção, peço desculpas pela intromissão, que foi feita com a melhor das intenções.
Estou à disposição, em qualquer tempo, caso queira mais informações sobre o assunto.

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Vidros: assassinos invisíveis de pássaros (link)

25 de julho de 2010
Por Brenda Buschle (da Redação – França)

Todo ano, um grande número de pássaros é pego pelos vidros. Para alertar os profissionais da construção e particulares, a Aspas (Associação pela Proteção dos Animais Selvagens), na França, lançou uma ação de sensibilização, financiada em parte pela Fundação 30 Millions Damis.

Varandas, pontos de ônibus, garagens de bicicletas, vitrais… Por causa da transparência ou por refletir o ambiente, o céu ou a vegetação, essas superfícies causam todos os dias acidentes mortais para os pássaros. O choque, muito violento, pode ser fatal, ou provocar lesões graves. A Aspas editou dois documentos para sensibilizar as pessoas dos perigos que representam nossas construções. Um à destinação do grande público, outro aos profissionais: “os prédios em vidro estão na moda. Quem constrói, mas também quem planeja as construções, como arquitetos, deve tomar medidas de proteção, tanto quanto as considerações estéticas”, diz Madline Reynaud, presidente da Aspas.

Foto: Reprodução/30 Millions D'amis

Mais mortal que uma maré negra

“Centenas de milhares de voadores são vítimas desses choques todos os anos”, diz Madline Reynaud. Um número alarmante, que ultrapassa o de uma maré negra, mas que passa relativamente despercebido pelas autoridades, como pelos cidadãos.

Segundo matéria publicada no site da Fundação 30 Millions Damis, entre os prédios perigosos estão: o do Ministério da Ecologia, da Energia, do Desenvolvimento e do Mar. Sua fachada, que reflete os vegetais, é mortal para os voadores. Por outro lado, a pirâmide do Louvre reflete apenas os edifícios do célebre museu que o rodeia. “Ela não representa, assim, nenhum perigo”, confirma Madline Reynaud.

Soluções e ajustes simples

Certas regras podem ser aplicadas durante a construção dos edifícios: vidros com nervuras ou pintados, opacos ou superfícies envidraçadas de preferência com ângulo inclinado em vez de reto. Essas medidas permitem aos pássaros diferenciar a superfície envidraçada da realidade. Mas o que fazer pelos prédios já construídos e não adaptados? “Os ajustes são simples”, diz a presidente da Aspas, “basta instalar cortinas ou redes que indiquem aos pássaros que os vidros estão presentes”. Pode-se também afastar os alimentadores das janelas para evitar atrair os pássaros, ou ainda limitar a vegetação ao redor de um jardim de inverno.

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PERIGO URBANO link
 
Vidraça espelhada mata passarinhos
DANIELA PEREIRA

BLUMENAU - Uma cena diferente chamou a atenção dos funcionários de um edifício na Rua XV de Novembro, em frente à Praça Dr. Blumenau. Sete pássaros, entre sabiás, rolinhas e mariquitas, morreram esta semana ao bater contra as vidraças espelhadas do prédio. Em nenhuma outra construção com as mesmas características foi registrado incidente igual.

O professor de Ecologia Rudi Ricardo Laps disse que não há explicação única para a morte dos pássaros, pois seria necessário um estudo aprofundado. Porém, há algumas possibilidades. A primeira delas é o sistema de cores que os bichinhos enxergam. Enquanto os homens veem três cores, os pássaros veem quatro. Como enxergam mais, acabam confundindo mais, em especial quando há reflexo.

A luminosidade dos últimos dias, com a alta emissão de raios ultravioletas, também pode ser um fator de risco. Segundo Laps, os pássaros são sensíveis aos raios e podem ter ficado desnorteados com o aumento repentino, uma vez que até o final de outubro os dias eram mais nublados. O reflexo azul do céu ajuda nesta confusão aviária.

Outra hipótese levantada pelo professor é a localização do prédio, logo em frente a uma praça com árvores de copas grandes. A construção pode estar em um local antes usado como rota pelos pássaros, que ainda não se acostumaram com o obstáculo, pois o prédio é novo.

Curiosidades
- Entre as espécies que mais se chocam com vidros espelhados estão as andorinhas, por confundirem a superfície com espelhos d’água. Estes pássaros dão voos rasantes para se hidratarem
- Outro ponto de choque das aves são as antenas de transmissão de TV, rádio e celular. O campo magnético atrai os pássaros. Neste caso, não são eles que batem, eles são puxados
- Fonte: professor de Ciências Biológicas da Furb, Rudi Ricardo Laps

sábado, 18 de janeiro de 2020

INEP/MEC, acabem com essa TRI para as notas dos alunos!!!

Não faz o menor sentido o INEP/MEC continuar insistindo no uso da TRI para calcular as notas dos alunos para o ENEM/SiSU. 
Diziam, no passado, que era para igualar as edições pois assim uma edição valeria por dois ou três anos. ISSO NUNCA ACONTECEU!!! Quem quiser que faça o ENEM todo ano... é assim que os alunos têm sido tratados!
O que acontece é que, não raro, os alunos acertam 30 questões e ficam com nota menor do que quem acertou 25. E aí como é que você entende isso?
- Ah, é porque o outro aluno foi mais coerente? Acertou as fáceis e errou as difíceis!!!
E daí? E quais eram as fáceis e quais eram as difíceis? Quanto que vale cada uma?
Como uma pessoa pode saber se a nota dela está certa? 
Existe uma fórmula para se utilizar? Não!
Existe um site oficial (de código aberto) para colocar seus acertos e conferir? Não!
Então isso é um embuste! Isso beira, se é que não é realmente, uma inconstitucionalidade!!!
Num concurso, todo cidadão tem que ter condições de entender como sua nota foi atribuída e isso absolutamente não acontece com o ENEM.
Eu adoraria ver a TRI sendo usada na Prova da OAB ou nos concursos da área jurídica. Não duraria uma hora!!!
Agora INEP/MEC reconheceu que errou 1% das notas do ENEM de 2019/2020. Pois é... e nos anos anteriores? Muita gente ficou com dúvida também sobre suas notas nos outros anos. Se fosse algo limpo e transparente isso não aconteceria!!!
Senhores e senhoras do INEP/MEC continuem usando a TRI para SEUS PROPÓSITOS, mas não para a classificação dos alunos no SiSU. Aliás, nem sei que tais SEUS PROPÓSITOS são esses pois essa coisa esdrúxula existe desde 2009 e até hoje não vi que tenha levado ao algum progresso na educação. Olhem lá o PISA... mas olhem bem para baixo!!!

#basta #jádeu

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Observação para quem não conhece o sistema: A palhaçada é tão grande que mesmo acertando todas as questões o sujeito não consegue tirar o total da prova!!! Tem lógica isso??? E teve um ano que o cálculo deu pau e gerou notas maiores do que 1000 na prova de Matemática. Desculpem-me... isso não é sério!

PS1.: Gosto de ver os apoiadores da TRI falando que sem a TRI um sujeito pode passar chutando. O mago dos chutes, né? 180 questões e o Mago dos Chutes acerta 80%! Como tem gente que compra o pacote e não raciocina!
Também há os palpiteiros que nunca fizeram o ENEM, não têm a mínima ideia de como funciona (ou têm ideias completamente distorcidas) e julgam que é apenas  uma prova como outra qualquer... que quem estiver melhor preparado passa de qualquer jeito, em qualquer tipo de proposta. Ô canseira!

PS2.: A prova de fogo do TRI vai vir agora. Com a ideia de ENEM DIGITAL e com mais de uma prova por ano, a TRI vai ter que convencer que realmente iguala os desempenhos (ou "proficiências") dos alunos. Vamos aguardar...

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

SALINHAS 2020 - MATEMÁTICA, BIOLOGIA E QUÍMICA

Estamos oferecendo as Salinhas de Matemática, Biologia e Química para o primeiro semestre de 2020. 
As salinhas de primeiro semestre dão ênfase a apresentação da teoria necessária para a compreensão ampla dos tópicos abordados. No segundo semestre são oferecidas as salinhas baseadas na resolução de exercícios.


Ao escolher uma Salinha pense nessas duas possibilidades:
(1) Vou fazer essa salinha porque tenho dificuldades com essa matéria e preciso superar as dificuldades para conseguir mais pontos e atingir meu objetivo no vestibular/ENEM ou
(2) Vou fazer essa salinha porque essa matéria é importante para o meu vestibular/ENEM porque tem peso maior e além do mais vou precisar de uma base muito boa quando estiver na faculdade.
Só não vale escolher fazer salinha ou cursinho por modismo, para socialização ou para ficar conversando e atrapalhando quem realmente precisa!!! Escolha de forma consciente. Estamos aqui para ajudar você a alcançar os seus objetivos!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Discurso proferido na formatura de meus alunos - 2019 - Terceiro Ano do Colégio Impulso

Senhores Diretores, Coordenadores, Professores e demais funcionários do Colégio Impulso. Senhores pais, familiares e amigos dos formandos. Autoridades presentes. 
Meus queridos formandos das turmas do terceiro ano do Colégio Impulso.

Somos todos seres humanos. Somos todos imperfeitos. Mas nosso íntimo nos empurra incessantemente para a frente. Não para buscar a perfeição, característica que nunca teremos. Mas para nos afastar da imperfeição, do erro, das armadilhas que a vida – aqui e ali – coloca em nosso caminho para testar-nos.

Sim, a vida é um vestibular, um ENEM, um processo seletivo que nos apara a cada prova. E as provas da vida surgem de surpresa, sem data marcada, estejamos preparados ou não.

A Escola e a Família têm o dever de preparar vocês para essas provas. A Escola e a Família ao mesmo tempo que testam vocês, também lhes dão conselhos. Não desprezem os conselhos. Não subestimem as orientações. Nunca, mas nunca mesmo, achem que vocês sabem tudo. Nunca achem que vocês são autossuficientes. Estamos todos longe disso. Na gama das cores, de um extremo ao outro da escala claro-escuro existem milhões de tons de cinza. Cada um de nós está ali no meio dessa escala, com nossas virtudes e com nossos vícios; com nossos erros e com nossos acertos. Todos procurando ser seres humanos um pouco melhores.

Tentem, de agora em diante, um pouco mais longe da Escola que lhes abraça e da Família que lhes dá suporte... às vezes em outra cidade mas com toda certeza em outra realidade, lembrar-se dos bons exemplos, dos bons conselhos, dos bons caminhos. Porque cada um de vocês foi plantado nessa terra com muito amor, cultivado e regado com muito apego e desprendimento por parte dos pais, tutorado e conduzido por hábeis professores e, principalmente, cercados de ajuda – que vocês puderam optar por buscar e aceitar ou não – por todos os lados.

Saiam daqui hoje para entrar no futuro de cada um, com as escolhas individuais que já fizeram ou ainda farão... mas saiam com a cabeça erguida, olhando e encarando tudo o que vem pela frente. Não desistam nunca. Perseverar é o caminho. Força de vontade é a ferramenta principal que todos nós esperamos que vocês tenham adquirido em tanto tempo de convívio familiar e escolar. Nunca desistam de viver a vida.

Mas se um dia, frente às dificuldades se sentirem fracos, bebam da fonte da família, da fonte dos amigos e retornem à nossa escola onde sempre encontrarão palavras de incentivo, onde sempre encontrarão mais apoio. Família e amigos (e hoje todos os seus professores e funcionários dessa escola foram oficialmente promovidos a seus amigos) são o que de melhor existe no mundo. São fonte de vida, fonte de inspiração. Contem sempre com todos nós. Para nós, familiares e amigos, vocês são o que há de mais maravilhoso e só podemos desejar-lhes todas as felicidades que alguém pode ter.

Parabéns formandos! Parabéns pessoas maravilhosas!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Podcast Ramon Lamar

Amigos e amigas,

sempre procurando aderir a novas tecnologias de comunicação, criei um podcast que vocês podem acessar a partir do link https://ramonlamarjr.podbean.com/ 
Por enquanto estou numa fase experimental, "pegando a manha" dessas gravações e definindo um estilo que prefiro que seja como um bate-papo. Espero que gostem.
Inicialmente estou falando sobre meio ambiente, alguns conceitos importantes para balizar nossas discussões e compreensão sobre o tema. Estou sempre aberto a críticas e outros comentários que podem ser feitos por aqui ou diretamente nos podcasts, e agradeço muito todas as contribuições.

Abraços!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior


terça-feira, 19 de novembro de 2019

Educação X Cultura: pode uma coisa dessas?

Às vésperas da segunda prova do ENEM, dias atrás, eu estava assistindo ao programa Estúdio-I, da GloboNews. É um programa, para quem não conhece, onde vários jornalistas e afins dividem uma bancada onde falam sobre diversos temas nas tardes do meio da semana. Muito comum é a abordagem de temas culturais. Chegam a entrar em êxtase quando falam sobre Cultura, sobre representações da Cultura, em como o governo atual não é lá muito fã da Cultura e tal e coisa e tal.
Em certo momento falou-se da prova do ENEM que seria dali a 2 ou 3 dias. E que a mesma seria de Matemática, Química e Física... Caramba, aí começou uma lenga-lenga sobre "nunca me dei bem nessas matérias", "matemática não é para mim (nós)", "física e química não entram na minha cabeça"... só faltou a máxima "não sei para que é preciso estudar esse lixo".
Fico demasiadamente triste ao ver jornalistas de um canal fechado (pago) que adora falar de Cultura e que nessa ponta mostra desprezo pela Educação. Não consigo conceber a ideia de Cultura que não esteja alicerçada na Educação de qualidade. Mas parece que para alguns Educação deveria se resumir à órbita mais próxima da Filosofia e Sociologia, com sua quase inseparável conotação política, com a possibilidade de doutrinamento ideológico e vai por aí afora.
Ouvi ontem, também na GloboNews, uma fala do filósofo Mangabeira Unger (figura cheia de vai e vem no espectro político), defensor de uma nova Educação Libertadora. Espera aí! Há muito espaço para a Educação ser tão diferente da que é feita hoje (nos locais onde é feita com qualidade, programas cumpridos e tudo o mais) nas áreas de Matemática, Química, Física e até Biologia? Há como sair do formato predominantemente conceitual dessas quatro disciplinas, alicerces que são para as carreiras das áreas de Exatas e Biomédicas? Que nova Matemática será essa onde não é necessário aprender exponencial, logaritmo, sistemas, matrizes, trigonometria e números complexos? 
É preciso lembrar que essas ciências que aí estão nos levaram ao desenvolvimento científico mundial em que nos encontramos hoje. Se temos robôs industriais, internet beirando a 5G, satélites e drones, sondas em outros planetas e congêneres, chegamos até aí com a boa e velha Matemática e suas parceiras. E se vamos mais longe, vamos nos fundamentar nessas mesmas disciplinas com as suas novas descobertas obtidas com o uso das mesmas ferramentas.
Não há espaço para discussões filosóficas ou de extremismos políticos na Matemática, Química e Física. Talvez na Biologia ainda possa entrar uma parte subjetiva nos estudos de evolução e de ecologia, mas há também o peso do rigor científico dos dados das pesquisas e da análise estatística.
Talvez, pela falta desse espaço político, certos "jornalistas" desprezem a Educação e enalteçam a Cultura. Afinal de contas é mais fácil admirar uma tampa de privada numa exposição de artes do que o desenvolvimento de um problema matemático que ocupa a lousa inteira.
De toda forma, acho triste ver que a defesa da Educação é um tanto quanto seletiva e talvez vista por outras lentes que não as que buscam o progresso da humanidade.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Sobre plantio de árvores ameaçadas de extinção

Li, dias atrás, um pedido na internet para se divulgar a ideia de contactar e estimular as prefeituras e as pessoas a plantarem em suas calçadas, praças e outros locais espécies de árvores ameaçadas de extinção, notadamente da Mata Atlântica.
Não canso de dizer que internet está cheia de especialista que não é especialista. Não estou discutindo o mérito da boa intenção, ninguém fala em favorecer a arborização e proteger espécies nativas sem estar bem intencionado, é claro. A pessoa, em questão, que divulgou tal ideia - salvo engano de minha memória - tem formação na área do Direito.
À primeira vista a ideia é louvável. Vamos resolver dois problemas de uma vez: a escassa arborização urbana e a natureza que vem perdendo suas espécies. 
Contudo, posso elencar três "contras" em relação à ideia proposta e convido-os a refletir sobre o assunto.

1) A maioria das árvores ameaçadas são árvores que necessitam de condições de habitat muito específico. São árvores chamadas climácicas, ou seja, de comunidades-clímax. Essas árvores estão habituadas a locais mais úmidos, sombreados e com pouco vento. Sabidamente nas calçadas e praças a situação é exatamente o contrário.

2) As árvores climácicas de florestas normalmente têm raízes superficiais. Isso nas praças menores e nas calçadas pode e vai provocar danos à pavimentação e eventualmente a equipamentos subterrâneos como tubulações de água, esgoto e águas pluviais, ou fiação e cabos enterrados.

3) As árvores nativas para se plantar em uma determinada região são as nativas regionais. Ou seja, aqui em Sete Lagoas, se resolvermos plantar alguma nativa, devemos plantar nativas do cerrado como o pau-terra, por exemplo. Essas são mais adaptadas ao solo, ao clima e às pragas que existem em nossa região.

Talvez a ideia possa ser melhor aproveitada em grandes praças ou parques botânicos com locais adequados para esse trabalho de preservação.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Futebol, racismo e jogos de torcida única.

O último Cruzeiro x Atlético (um insosso 0x0) foi um jogo onde 10% dos ingressos foram destinados aos torcedores do Atlético e 90% aos torcedores do Cruzeiro, mandante do jogo.
Brigas aconteceram entre os torcedores e a cena que ficou mais marcante foi de uma "injúria racial" cometida por "torcedores" do Atlético contra um segurança. Essa cena triste jogou muitos holofotes a discussão da violência no futebol.
Advogados me ensinaram (nas notícias pós-jogo) que não foi um ato de racismo. Que ato de racismo é contra toda uma população. O que aconteceu, por ter sido contra uma única pessoa foi "apenas" "injúria racial". Ah, para!!! Racismo agora tem níveis e categorias? Para o bonde que eu quero descer!
A partir das violências acontecidas com quebra de cadeiras e tal vem a proposta fenomenal de resolver o problema da selvageria nos estádios: "jogos de torcida única". Essa velha fórmula já mostrou várias vezes que não funciona. "Torcedores" brigam com torcedores do mesmo time em jogos de torcida única... ou não. A maior agressão no caso em pauta nem foi contra torcedor rival, foi contra um segurança ("olha a cor da sua pele", disse o agressor furioso). Já vi brigas mais de uma vez em estádios (com torcida única ou não) e olha que eu frequento estádios muito pouco. "Torcidas" rivais marcam encontros fora dos estádios onde ali sim o pau come de verdade. São barras de aço, rojões e até tiros. Esses elementos precisam ser identificados, fichados e punidos no rigor máximo da lei. 
O verdadeiro torcedor tem que ser preservado. Pessoas civilizadas têm que ter o direito de assistir ao jogo que quiserem. E de preferência lado a lado com o torcedor adversário em clima de camaradagem, brincadeiras e zoações. Mas em paz! Um dia se ganha, outro se perde. A solução "torcida única" faz a sociedade perder. É a vitória da selvageria sobre o bom senso, sobre a civilidade.
Sim, torcedores morrem. E sim, existe lei para punir. E a aplicação extrema da lei é que pode manter esses criminosos sob controle, dentro de uma celazinha 2m x 2m e, de preferência, com um bom serviço de quebrar pedras com marreta durante um bom tempo... uns 30 anos, por exemplo. Mas no lugar disso, o que vemos: atenuantes, acusações confusas, defesas esmeradas e, se for condenado, uma pena leve de um ano com progressão, ou a substituição da pena de prisão por "medidas sócio-educativas". Por que isso?
"A polícia prende e o juiz solta." Esse chavão tem que ter seu fim, ser extinto. Futebol tem que ser lugar de festa, mas também de respeito. Que sinalização estamos dando com "jogos de torcida única"? Estamos aceitando que os selvagens não podem se encontrar dentro do estádio? Só isso? Nas ruas, no entorno do estádio, nos postos de gasolina o pau pode quebrar pois o "templo sagrado do esporte bretão" está livre e sereno. Será mesmo?
Provoquei no Facebook porque penso que o que deflagrou essa decisão não foi o confronto de torcidas, mas sim a tal "injúria racial" que teve infinita maior repercussão. Ninguém matou ou morreu dentro do Mineirão. Mas uma pessoa foi humilhada, cuspida na cara em vários sentidos além do literal. Uma sociedade está recebendo mais cuspe na cara e parece não enxergar. Tem gente "graúda" envolvida na tal "injúria racial"? Ah... tá... explicado.
Agora há pouco vi um dos "torcedores" envolvidos dizendo que não é racista porque há negros na família dele e até, pasmem, o cabeleireiro "dele" é negro. Puxa vida, que palhaçada é essa!!!
Diante de tamanha repercussão da "injúria racial" e a decisão de "torcida única" eu só posso com tristeza pensar uma coisa: será torcida só de brancos ou torcida só de negros?
Lamentável.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

ESCOLAS, “ESCOLAS” E VÍRUS ou "A OUTRA HISTÓRIA DO PERÍODO DE MATRÍCULAS ESCOLARES"


- “O vírus é um parasita intracelular obrigatório.”
- Coméquié?
- O vírus só sobrevive às custas do parasitismo que ele exerce em um organismo, começando por atingir suas células. O vírus invade uma célula, usa a mesma para multiplicar-se, arrebenta a célula, e seus “filhotes” passam a fazer o mesmo com as demais células. Isso progride até matar um organismo antes bom e saudável. O vírus é um “sujeito do mal” que invade e destrói um “sujeito do bem” apenas para o seu próprio benefício. Até a célula inicial que lhe serviu de abrigo vai perceber, tardiamente, as intenções do vírus... tarde demais.
- E o que que as escolas têm a ver com isso?
- Existem boas escolas (“sujeitos do bem”) e existem escolas que só sobrevivem por seu comportamento viral. Na verdade, estas nem são “escolas para se ensinar”, são simplesmente negócios ou escolas para se ganhar dinheiro. Não estão preocupadas em ser boas para o ambiente onde se inserem. Estão ali com um propósito claro: crescer para ganhar dinheiro... ou até encolher, desde que estejam ganhando mais dinheiro. Escolas que veneram o “vil metal”. É extremamente comum estas escolas “escolherem” alguns pais de alunos de boas escolas (ou de qualquer outra escola) e fazerem a proposta viral: “te dou x% de desconto (ou até bolsa total) se você trouxer mais 5 coleguinhas do seu filho ou filha”! Pronto, a família está parasitada. E vai fazer de tudo para cumprir o “acordo” com o vírus. Vai fazer reuniões na surdina, mandar whatsapp, criar reclamações do nada... tudo para poder angariar 5 outras famílias e sua bolsa pretendida. Mal sabe (ou até sabe) que está trocando uma escola melhor por uma escola pior; uma escola mais bem qualificada por outra nem tanto; uma escola onde existe a ética por outra de comportamento puramente predatório. Mas até então seus objetivos são parecidos: um quer ganhar dinheiro e outro não quer gastar dinheiro (está economizando nas únicas heranças verdadeiras que pode deixar para os filhos que são a educação e o exemplo). Quando arrepender, será tarde! Quando perceber que seu filho ou filha ficou para trás no desenvolvimento acadêmico e moral (ética é moral), não haverá como voltar atrás... até porque aquela escola boa já morreu (ou está vacinada e não aceitará aquele parasita de novo).
- Mas você está falando sério?
- Estou! Infelizmente estou! Escolas são feitas de seres humanos e seres humanos, como sabemos, carregam imperfeições. E imperfeições atraem imperfeições. É mais fácil continuar imperfeito (e só olhar para o próprio umbigo) do que procurar vencer as dificuldades e crescer em virtudes. Já vi isso acontecer. Já vi isso acontecer com minha escola que foi parasitada de forma vil... até com panfletagem na porta e dentro da mesma. Por essas e outras tive que fechar as portas em 2014 e carrego compromissos a quitar até hoje... graças a Deus venho conseguindo quitar. Como concorrer com outras escolas que fazem esse parasitismo e sequer registram seus funcionários e professores, que não pagam (sonegam) a mesma carga estapafúrdia de impostos dos justos, que gritam “nem um direito a menos” e negam os direitos básicos a seus funcionários?
- E o que fazer?
- Resista a esses vírus. Sem espaço, sem o que parasitar, eles vão morrer. E seremos melhores! Não se iluda. Está acontecendo. Essa época do ano sempre ocorre... já recebi notícias... está mais perto de você do que você pensa... é uma epidemia e ao mesmo tempo uma endemia pois encontrar terreno propício para progredir.

Ramon Lamar de Oliveira Junior


PS.: Ah, em tempo. Essa virose, ou melhor dizendo, essa praga, vai da crechinha, maternal, jardim de infância, ensino fundamental, ensino médio até o nível universitário!!!

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Floresta Amazônica e outras!

Precisamos defender nossas florestas sim. 
Elas são importantes sim. 
Amazônia não é o "pulmão do mundo", mas ajuda bastante como "umidificador de ambientes". 
A questão central é o desenvolvimento sustentável, ou seja, a necessidade de desenvolvimento e a necessidade de sustentabilidade. Encontrar o ponto certo do equilíbrio entre esses dois extremos é que parece ser a questão real a ser respondida. 
Não adianta atacar os países que já desmataram ou poluem o planeta. Como também não adianta querer preservar 100% da floresta amazônica e ver o país despencando juntamente com seu povo no desenvolvimento, educação, saúde, segurança e tudo o mais. 
O Brasil precisa descobrir um jeito de usar os recursos da Amazônia em detonar com a Amazônia.

Ramon L. O. Junior

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Uma análise minha da foto postada por Macron & Cia

Clique na imagem para ampliar!

Lá e cá...

(Trazendo do Facebook com mais informações)

Sabe a Amazônia, né? Época de menor ocorrência de chuvas por lá, aliada a temperaturas muito altas (climograma abaixo para conferir)! O resto precisa ter um pouco de cérebro (pelo menos dois neurônios) para entender...
Isso se chama sazonalidade. Assim como os famosos incêndios na Califórnia ou aqueles terríveis na Europa...


Agora, convém lembrar que conforme o Código Florestal é função dos órgãos ambientais abrir inquérito administrativo sobre queimadas, desmatamentos ou seja lá que dano for nas áreas sobre sua jurisdição. E quando falamos órgãos ambientais, estamos falando de Secretarias Municipais de Meio Ambiente (deve estar acontecendo focos de incêndio em áreas sobre suas responsabilidades), Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (idem) e Ministério do Meio Ambiente (idem). Será possível que os quase 25.000 focos de queimadas registrados na Amazônia até agora estejam todos sobre a responsabilidade administrativa do Governo Federal? Estados e Municípios como estão lidando com a questão?

LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012 (NOVO CÓDIGO FLORESTAL)
Art. 51. O órgão ambiental competente, ao tomar conhecimento do desmatamento em desacordo com o disposto nesta Lei, deverá embargar a obra ou atividade que deu causa ao uso alternativo do solo, como medida administrativa voltada a impedir a continuidade do dano ambiental, propiciar a regeneração do meio ambiente e dar viabilidade à recuperação da área degradada.§ 1º O embargo restringe-se aos locais onde efetivamente ocorreu o desmatamento ilegal, não alcançando as atividades de subsistência ou as demais atividades realizadas no imóvel não relacionadas com a infração.§ 2º O órgão ambiental responsável deverá disponibilizar publicamente as informações sobre o imóvel embargado, inclusive por meio da rede mundial de computadores, resguardados os dados protegidos por legislação específica, caracterizando o exato local da área embargada e informando em que estágio se encontra o respectivo procedimento administrativo.§ 3º A pedido do interessado, o órgão ambiental responsável emitirá certidão em que conste a atividade, a obra e a parte da área do imóvel que são objetos do embargo, conforme o caso.
Acima: Artigo 51 do Novo Código Florestal (negritos por minha conta)
A ação dos competentes órgãos ambientais lembra, mais ou menos, aquele famoso desmatamento na Serra de Santa Helena, próximo à nascente do Ribeirão Paiol. A Secretaria de Meio Ambiente iniciou um processo administrativo contra a proprietária da área com uma multa de 100 mil reais e a obrigação de recompor a área desmatada (infelizmente, por não se dar a devida divulgação na internet também prevista no Código Florestal, jamais ficamos sabendo se a multa foi paga ou a área recuperada... ah... ops... temos uma imagem de satélite recente da região... a área não foi recuperada) (link da notícia para os esquecidinhos: http://setelagoas.com.br/noticias/cidade/20656-infracao-gravissima-gera-multa-de-r-100-mil-e-recuperacao-da-area-para-quem-devastou-terreno-na-serra)!!!

Última imagem de satélite disponível no Google Earth sobre a área desmatada na Serra de Santa Helena (e tem a "confecção da estrada" também... parece até obra do DNER) 
Ramon L. O. Junior

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Sobre Floresta Amazônica, queimadas e tal...

(Texto trazido do Facebook)

Você dá aula, explica porque o "pulmão do mundo" não é a floresta amazônica e sim os oceanos... E só vê a floresta sendo chamada de "pulmão" do mundo. Bem... os oceanos também estão em situação crítica.#sucessãoecológica #produtividadelíquida
Lá na região amazônica tem floresta sendo queimada, cerrado sendo queimado, pasto sendo queimado, assentamento sendo queimado e ninguém nos informa quanto de cada um separadamente. Jogam tudo numa conta só. 
Importante é entender que precisamos de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!!! Só tenho visto a defesa de um ou do outro. Tá osso a polarização a que chegamos, recheada de ativismo digital de ambas as partes.
Isso vai passar?
Ramon L. O. Junior

PS.: E é bom lembrar que a Floresta Amazônica Brasileira (não confundir com Amazônia, Amazônia Legal ou o Estado do Amazonas) ocupa uma área de aproximadamente 3.500.000 de quilômetros quadrados. Muitas vezes, por isso, evitam divulgar a área queimada (que pode ser queimada e requeimada vários anos, como acontece com os pastos) e divulgam o número de focos de incêndio. E aí tem foco grande e foco pequeno na mesma conta...

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Márcio Vicente

A perda do grande Márcio Vicente é irreparável. Muitas décadas vão se passar até um novo Márcio Vicente surgir em nossas terras. Pobres daqueles que não tiveram o prazer do seu convívio. 
Que suas obras sigam eternas!
Que os jovens possam, ao menos, ter contato com suas obras e conhecer um pouco da história de Sete Lagoas.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Exercitando os olhares...

Eu me amo... eu me adoro...

Viva São João!!!

"Na casa do meu Pai há várias moradas..."

Ao Mestre Mário De Maria e ao Éder!!!

Três Marias

Três Marias

Legado...
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior
Nikon P510

quinta-feira, 4 de julho de 2019

UFMG E SISU: NOSSOS ALUNOS AMEAÇADOS

A UFMG precisa estipular alguma regra que evite a invasão massiva de alunos de outros estados (especialmente São Paulo) em seus cursos de graduação de alta procura. Até porque muitos apenas invadem, tiram as vagas dos alunos do nosso Estado e quando sai a lista de aprovados de UNICAMP, USP ou UNIFESP retornam para São Paulo... isso depois de terem removido vários excedentes mineiros da lista de espera. 
Levantamentos feitos no Curso de Medicina têm mostrado desistência de 50% dos aprovados (!!!) e a UFMG faz um silêncio sepulcral sobre isso, só que os excedentes mais bem colocados não podem ficar esperando esses prazos (pois os prazos do SiSU são exíguos) e acabam tendo que deixar Minas Gerais para estudar em outros Estados na incerteza que o sistema provoca.
Uma opção para resolver o problema é o bônus de 10% nas notas para os alunos comprovadamente residentes em nosso Estado (e que cursaram o Ensino Médio em nosso Estado)... outras instituições já fazem coisa semelhante, valorizando a prata da casa. Aqui, acha-se lindo "a diversidade de estudantes migrando de Estado em Estado" em detrimento de nossos alunos. Mude-se então o nome da UFMG para UFBR (Universidade Federal do Brasil).

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Professores que estão na preparação de alunos mineiros de ótimo rendimento sabem do que está sendo falado acima. Leigos ou "estudiosos da faculdade virtual" defenderão que em qualquer sistema passam os melhores. Essa lenga-lenga eu já conheço. Mas garanto, não é desse jeito!

Governo deverá promover feiras de ciência nas escolas todos os anos

O governo federal deverá promover todos os anos, em parceria com os governos estaduais, feiras de ciência e tecnologia envolvendo as escolas públicas de ensino médio e fundamental. É o que determina relatório do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ao PLS 360/2017, aprovado nesta terça-feira (2) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A análise do projeto já pode seguir para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso pedindo análise no Plenário do Senado.
O projeto original, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), propunha a promoção das feiras de ciências no ensino médio. O relator, porém, alterou o texto para estender o incentivo também ao ensino fundamental.
— É preciso dinamizar o ensino de ciências no Brasil e aproveitar os espaços didático-pedagógicos para desenvolver nos estudantes não somente o gosto pelo método científico, mas também competências fundamentais para o trabalho, ligadas à inovação e ao senso crítico. E as feiras de ciência e tecnologia são instrumentos preciosos, pois atuam em duas frentes: ao mesmo tempo em que contribuem para a formação dos estudantes, também oferecem espaço para a disseminação da produção de iniciação à educação científica, promovendo pesquisa e inovação — afirmou o senador na leitura de seu relatório na comissão, em 4 de junho.
Alessandro ainda mencionou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) já lança editais visando conceder recursos para a realização de feiras científicas, tanto em nível médio como fundamental.

Fenômeno nos EUA
A autora do projeto lembrou que as feiras educacionais de ciência e tecnologia são um fenômeno de grande popularidade nos Estados Unidos.
“Nos EUA, a Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), mostra de trabalhos científicos do ensino médio, ocorre desde 1950. O evento tem o objetivo de incentivar a pesquisa científica entre estudantes pré-universitários. Todos os anos, milhares de estudantes dos 50 estados americanos e de outros 75 países têm a oportunidade de expor trabalhos científicos e concorrer a US$ 4 milhões em prêmios. Já no Brasil, infelizmente, as feiras científicas e tecnológicas ainda constituem um fenômeno pouco comum no cotidiano escolar”, lamentou Maria do Carmo na justificativa da proposta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)