As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 18 de janeiro de 2020

INEP/MEC, acabem com essa TRI para as notas dos alunos!!!

Não faz o menor sentido o INEP/MEC continuar insistindo no uso da TRI para calcular as notas dos alunos para o ENEM/SiSU. 
Diziam, no passado, que era para igualar as edições pois assim uma edição valeria por dois ou três anos. ISSO NUNCA ACONTECEU!!! Quem quiser que faça o ENEM todo ano... é assim que os alunos têm sido tratados!
O que acontece é que, não raro, os alunos acertam 30 questões e ficam com nota menor do que quem acertou 25. E aí como é que você entende isso?
- Ah, é porque o outro aluno foi mais coerente? Acertou as fáceis e errou as difíceis!!!
E daí? E quais eram as fáceis e quais eram as difíceis? Quanto que vale cada uma?
Como uma pessoa pode saber se a nota dela está certa? 
Existe uma fórmula para se utilizar? Não!
Existe um site oficial (de código aberto) para colocar seus acertos e conferir? Não!
Então isso é um embuste! Isso beira, se é que não é realmente, uma inconstitucionalidade!!!
Num concurso, todo cidadão tem que ter condições de entender como sua nota foi atribuída e isso absolutamente não acontece com o ENEM.
Eu adoraria ver a TRI sendo usada na Prova da OAB ou nos concursos da área jurídica. Não duraria uma hora!!!
Agora INEP/MEC reconheceu que errou 1% das notas do ENEM de 2019/2020. Pois é... e nos anos anteriores? Muita gente ficou com dúvida também sobre suas notas nos outros anos. Se fosse algo limpo e transparente isso não aconteceria!!!
Senhores e senhoras do INEP/MEC continuem usando a TRI para SEUS PROPÓSITOS, mas não para a classificação dos alunos no SiSU. Aliás, nem sei que tais SEUS PROPÓSITOS são esses pois essa coisa esdrúxula existe desde 2009 e até hoje não vi que tenha levado ao algum progresso na educação. Olhem lá o PISA... mas olhem bem para baixo!!!

#basta #jádeu

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Observação para quem não conhece o sistema: A palhaçada é tão grande que mesmo acertando todas as questões o sujeito não consegue tirar o total da prova!!! Tem lógica isso??? E teve um ano que o cálculo deu pau e gerou notas maiores do que 1000 na prova de Matemática. Desculpem-me... isso não é sério!

PS1.: Gosto de ver os apoiadores da TRI falando que sem a TRI um sujeito pode passar chutando. O mago dos chutes, né? 180 questões e o Mago dos Chutes acerta 80%! Como tem gente que compra o pacote e não raciocina!
Também há os palpiteiros que nunca fizeram o ENEM, não têm a mínima ideia de como funciona (ou têm ideias completamente distorcidas) e julgam que é apenas  uma prova como outra qualquer... que quem estiver melhor preparado passa de qualquer jeito, em qualquer tipo de proposta. Ô canseira!

PS2.: A prova de fogo do TRI vai vir agora. Com a ideia de ENEM DIGITAL e com mais de uma prova por ano, a TRI vai ter que convencer que realmente iguala os desempenhos (ou "proficiências") dos alunos. Vamos aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.