As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 4 de julho de 2019

UFMG E SISU: NOSSOS ALUNOS AMEAÇADOS

A UFMG precisa estipular alguma regra que evite a invasão massiva de alunos de outros estados (especialmente São Paulo) em seus cursos de graduação de alta procura. Até porque muitos apenas invadem, tiram as vagas dos alunos do nosso Estado e quando sai a lista de aprovados de UNICAMP, USP ou UNIFESP retornam para São Paulo... isso depois de terem removido vários excedentes mineiros da lista de espera. 
Levantamentos feitos no Curso de Medicina têm mostrado desistência de 50% dos aprovados (!!!) e a UFMG faz um silêncio sepulcral sobre isso, só que os excedentes mais bem colocados não podem ficar esperando esses prazos (pois os prazos do SiSU são exíguos) e acabam tendo que deixar Minas Gerais para estudar em outros Estados na incerteza que o sistema provoca.
Uma opção para resolver o problema é o bônus de 10% nas notas para os alunos comprovadamente residentes em nosso Estado (e que cursaram o Ensino Médio em nosso Estado)... outras instituições já fazem coisa semelhante, valorizando a prata da casa. Aqui, acha-se lindo "a diversidade de estudantes migrando de Estado em Estado" em detrimento de nossos alunos. Mude-se então o nome da UFMG para UFBR (Universidade Federal do Brasil).

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Professores que estão na preparação de alunos mineiros de ótimo rendimento sabem do que está sendo falado acima. Leigos ou "estudiosos da faculdade virtual" defenderão que em qualquer sistema passam os melhores. Essa lenga-lenga eu já conheço. Mas garanto, não é desse jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.