As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Por que a prova do ENEM não tem tabela periódica?

Impossível saber a resposta. Parece que a turma que "elabora" a prova não entende a importância da tabela periódica.
Pode parecer uma coisa simples para quem não é da área (como os que tiveram a ideia de formatar o ENEM da maneira como é feito), mas a tabela periódica é extremamente útil até mesmo para permitir uma diversidade maior de questões. No fundo, a tabela é um "texto" que precisa ser bem interpretado e não apenas uma lista de dados "decoráveis". 
A tabela mais recente da IUPAC e que poderia ser utilizada é essa abaixo (pode usar em inglês mesmo):

Não poder usar relógio algum, não poder usar lápis e borracha e não ter uma tabela periódica para consultar... no entanto a fiscalização nos sanitários é inexistente permitindo que candidatos leiam até um livro durante a prova! Sem contar nos "pesos e medidas diferentes adotados por alguns aplicadores mais rigorosos ou mais permissivos.

7 comentários:

  1. É uma falta total de entendimento do que venha ser a Tabela Periódica. A impressão que dá é que, quem elabora essas provas, não tem formação em Química.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente, Alcione. Ou não têm formação em química ou não têm a mínima vivência em sala de aula.

      Excluir
  2. Talvez seja o alto nível de dificuldade da prova que a torna desafiadora principalmente para os que se dizem químicos de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o grau de dificuldade não é tão alto assim. A impressão que passa é que falta um pouco de didática na elaboração da mesma.

      Excluir
    2. Consultar a tabela periodica não é cola. É necessário inserí-la no ENEM

      Excluir
  3. Mec , por favor ! Consultar a tabela Periódica não pode ser considerado como ""COLA"", só sabe consultá-la , quem aprendeu a fazer isso. Decorrar a tabela para candidatos é impossivel.

    ResponderExcluir
  4. Realmente lamentável , de fato a TABELA PERIÓDCA ,faz falta na hora de raciocinar acerca dos varidos aspectos que só na tabela estão dispostos. Ah! Brasil.....

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.