As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Por que a prova do ENEM não tem tabela periódica?

Impossível saber a resposta. Parece que a turma que "elabora" a prova não entende a importância da tabela periódica.
Pode parecer uma coisa simples para quem não é da área (como os que tiveram a ideia de formatar o ENEM da maneira como é feito), mas a tabela periódica é extremamente útil até mesmo para permitir uma diversidade maior de questões. No fundo, a tabela é um "texto" que precisa ser bem interpretado e não apenas uma lista de dados "decoráveis". 
Muitos acham que a tabela periódica é apenas para fornecer as massas atômicas. Já recebi algumas críticas nesse sentido: "- Não precisa não, eles fornecem as massas atômicas!" Na verdade, quem pensa assim não sabe verdadeiramente usar uma tabela periódica.

Vamos a alguns exemplos simples: 
1) Quantos níveis (camadas) ocupados por elétrons possui o átomo de Ferro?
Resposta: Basta observar na tabela periódica que o Fe encontra-se no quarto período. Sendo assim, ele apresenta 4 níveis de energia ocupados por elétrons.

2) Qual a valência principal e íon mais estável do átomo de Bário?
Resposta: O bário encontra-se na coluna 2 (antiga coluna IIA) da tabela periódica. Essa numeração das "antigas colunas altas" me diz quantos elétrons o elemento possui no seu último nível. Então, se o Ba está na coluna IIA isso significa que ele possui 2 elétrons no último nível. Como sabemos, ele tem então tendência de perder esses dois elétrons o que implica em valência igual a 2 e íon mais estável de carga +2.
Bem, se você ainda não se convenceu, tente responder a questão abaixo sem usar a tabela periódica e com os dados da mesma. Prova de 3a Aplicação, ENEM 2014, Caderno Branco. Espero que você tenha decorado os números atômicos dos elementos centrais das moléculas citadas ou que tenha decorado a posição deles na tabela periódica:


A tabela mais recente da IUPAC e que poderia ser utilizada é essa abaixo (pode usar em inglês mesmo):



10 comentários:

  1. É uma falta total de entendimento do que venha ser a Tabela Periódica. A impressão que dá é que, quem elabora essas provas, não tem formação em Química.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente, Alcione. Ou não têm formação em química ou não têm a mínima vivência em sala de aula.

      Excluir
  2. Talvez seja o alto nível de dificuldade da prova que a torna desafiadora principalmente para os que se dizem químicos de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o grau de dificuldade não é tão alto assim. A impressão que passa é que falta um pouco de didática na elaboração da mesma.

      Excluir
    2. Consultar a tabela periodica não é cola. É necessário inserí-la no ENEM

      Excluir
  3. Mec , por favor ! Consultar a tabela Periódica não pode ser considerado como ""COLA"", só sabe consultá-la , quem aprendeu a fazer isso. Decorrar a tabela para candidatos é impossivel.

    ResponderExcluir
  4. Realmente lamentável , de fato a TABELA PERIÓDCA ,faz falta na hora de raciocinar acerca dos varidos aspectos que só na tabela estão dispostos. Ah! Brasil.....

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer o enem este ano. Não tenho preocupação com tabela principalmente porque eu já fiz muitos exercícios de quimica e já sei de cor salteado a massa atômica de alguns elementos. A questão 88 do enem de 2014 Segunda aplicação requere a tabela. Se eles não dão então são obrigados a colocar as informações de cada elemento químico.

    ResponderExcluir
  6. Sendo o enem nacional, ele tenta fazer uma prova o mais democrática possível, por isso, acredito que ele não coloca a Tabela Periódica, pois privilegia o raciocínio nas questões à habilidade de alguns em manuseá-la. Uma vez, que alunos que têm a oportunidade de fazer cursinho, acabam levando vantagem em relação aos que não têm as mesmas condições, pois aprendem várias dicas "macetes" com os professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RS RS RS... tabela periódica se aprende no ensino médio (não no cursinho). Não há macete na tabela periódica, há entendimento de como ela é construída. Aliás um entendimento muito rico para interpretar a química.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.