Recebemos no CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA da FACULDADE SANTO AGOSTINHO DE SETE LAGOAS, o Sr. Antônio Maciel (conhecido carinhosamente como Toninho Macarrão), funcionário de carreira da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, que em uma palestra acompanhada com grande atenção pelos alunos da disciplina BIOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS LACUSTRES explanou sobre as reformas sofridas pelas lagoas de nossa cidade em tempos recentes.
Sobre a Lagoa Paulino, contou-nos que a mesma passou por várias reformas, sendo a última conduzida em 2013, com esvaziamento parcial, retirada de parte do assoreamento, eliminação de pontos onde ocorriam vazamentos de esgoto e recuperação do seu talude que se encontrava com vários pontos de erosão. A obra teve contratempos pois a empresa vencedora da licitação abandonou a obra na metade de sua execução, sendo que a Prefeitura Municipal teve que realizar a finalização, correndo contra o tempo pela proximidade do período de chuvas.
Início do esvaziamento da Lagoa Paulino. Notem o estado do talude. |
Talude recuperado com recolocação das pedras.
Fotos: Ramon L.O. Junior
|
Maciel esclareceu aos estudantes que a Lagoa da Boa Vista também já passou por várias reformas importantes. A última, e de grande expressão, ocorreu em 2013 com esvaziamento total, retirada de praticamente todo o assoreamento depositado nos últimos anos, eliminação de pontos onde ocorriam vazamentos de esgoto e recuperação do seu talude com um novo enrocamento de pedras em forma de gabião e com o uso de manta sob esses pontos. A falta de licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para o esvaziamento total da lagoa acabou gerando uma multa ao município. Contudo, justificou-se a ação pela demora incomum em se conceder ou não a referida licença por parte do órgão estadual. Com isso, no início de 2013 foram realizadas obras, com o intuito de melhorar o aspecto físico-ambiental da lagoa. Algumas das ações realizadas pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Políticas Urbanas da Prefeitura de Sete Lagoas, foram: desassoreamento por meio da inclusão de mantas para impermeabilização do fundo da Lagoa, colocação de bancos, rampas de mobilidade urbana e lixeiras ao redor do ambiente lacustre.
O esvaziamento da Lagoa da Boa Vista teve que ser feito com auxílio de bomba devido ao posicionamento incorreto da comporta construída anteriormente. |
Recuperação do talude com a construção de gabião. |
Parte recuperada do talude com enrocamento de pedras sobre lona e amarração com tela.
Fotos: Ramon L. O. Junior
|
Já a lagoa do Cercadinho sofreu, a partir do ano de 2004, uma revitalização, após o decreto nº 2.917 de 2003. Em sua revitalização foi removida parte do material que a assoreava e foram revitalizados os minadouros. As ações não puderam ser concretizadas pois pretendia-se usar uma manta impermeável no fundo da lagoa, entretanto a chegada das chuvas precipitou o encerramento da mesma. Contudo, as ações realizadas foram efetivas e a lagoa tem mantido o espelho d'água com certa estabilidade.
Construção de barragem subterrânea (com lona plástica) no sentido longitudinal da Lagoa do Cercadinho. |
Afloramento de água no leito da Lagoa do Cercadinho como resultado da revitalização dos minadouros.
Fotos: Secretaria Municipal de Obras de Sete Lagoas
|
Mais informações sobre as obras realizadas encontram-se no trabalho produzido pelos alunos da disciplina com base nas informações repassadas oralmente e por meio de documentos, que pode ser acessado AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.