As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Guia Prático para a Construção de Calçadas (Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu)

Enviado por Elisa França Vasconcellos. Que sirva de exemplo para a organização do nosso "guia prático de Sete Lagoas":

"A acessibilidade é um direito de todos. A própria Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, assinada pelo Brasil em 1948, preconiza que toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção dentro das fronteiras de cada Estado.
Em qualquer cidade, o direito à utilização de espaços públicos, ao transporte e às edificações deve estar garantido não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade. Isso significa que a adoção dos parâmetros de acessibilidade nessas estruturas vai contemplar tanto as pessoas com deficiência quanto as com mobilidade reduzida, como idosos, crianças e gestantes.
A proposta deste GUIA PRÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS, organizado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Mogi Guaçu, é orientar a população para a construção e manutenção adequadas de suas calçadas, melhorando a qualidade de vida e segurança de todos os cidadãos, e surgiu a partir da necessidade da informação.
O Guia visa conscientizar e sensibilizar a população e profissionais sobre a importância de construir, recuperar e manter as calçadas da cidade em bom estado de conservação.
A calçada bem feita e bem conservada valoriza a casa e o bairro."
Muita adaptação precisa ser feita para a realidade de Sete Lagoas, inclusive em termos de Leis Municipais. Inclusive, é bom lembrar que o clima lá é outro. 

O guia: http://www.mogiguacu.sp.gov.br/v2/sec_planejamento/arquivos/guia_calcada_novo.pdf

PS.: Cartilha elaborada pela vereadora Mara Gabrilli (São Paulo), enviada pela arquiteta Júnia Villani: http://www.vereadoramaragabrilli.com.br/files/calcada_2010.pdf

Um comentário:

  1. Não é difícil fazer.O difícil é convencer.
    Acredito ser a melhor maneira fazer o que dá certo para todos.
    Vontade política. Vamos cobrar!

    Ione

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.