QUÍMICA
segunda-feira, 6 de novembro de 2023
PROVAS DO ENEM COLORIDAS? FIQUE ATENTO AO QUE PODE APARECER NO SEGUNDO DIA EM BIOLOGIA E QUÍMICA!!!
domingo, 29 de outubro de 2023
RACISMO AMBIENTAL
Localização de Resíduos Tóxicos: Com frequência, indústrias poluentes, aterros sanitários e instalações de eliminação de resíduos tóxicos são situados em comunidades de baixa renda ou em áreas habitadas principalmente por pessoas de grupos étnicos minoritários. Isso resulta na exposição dessas comunidades a poluentes perigosos, que podem causar impactos adversos à saúde.
Poluição do Ar: Comunidades minoritárias muitas vezes estão mais expostas à poluição do ar, especialmente devido à proximidade com rodovias movimentadas, usinas de energia e indústrias. Essa exposição aumentada a poluentes atmosféricos pode levar a problemas respiratórios e de saúde.
Acesso Limitado a Água Potável e Saneamento: Em algumas áreas urbanas e rurais, comunidades de minorias étnicas podem ter acesso limitado a água potável segura e sistemas de saneamento adequados, o que pode resultar em problemas de saúde relacionados à água.
Desmatamento e Perda de Terras: A exploração de recursos naturais muitas vezes resulta na destruição de terras e florestas que são tradicionalmente ocupadas por grupos étnicos indígenas. Isso não apenas prejudica o meio ambiente, mas também ameaça a cultura e os meios de subsistência dessas comunidades.
Negligência em Respostas a Desastres Naturais: Em muitos casos, as respostas a desastres naturais não são igualitárias em termos de assistência e reconstrução. Comunidades racialmente minoritárias podem receber menos ajuda e enfrentar desafios adicionais após desastres naturais, como furacões, enchentes ou incêndios florestais. Lembrando que essa negligência ocorre também em relação a tragédias provocadas pelo ser humano.
Falta de Acesso a Espaços Verdes e Recreação: Em algumas áreas urbanas, comunidades de minorias étnicas podem ter menos acesso a parques e espaços verdes, o que pode afetar a qualidade de vida e a saúde mental.
sábado, 28 de outubro de 2023
PEGADA ECOLÓGICA
Pegada de Carbono: Este componente da Pegada Ecológica mede a quantidade de emissões de dióxido de carbono (CO₂) resultantes das atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, a produção de eletricidade e o transporte. Ele está intimamente relacionado às mudanças climáticas, pois o CO₂ é um dos principais gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.
Pegada Alimentar: Esta parte da Pegada Ecológica avalia o impacto ambiental das escolhas alimentares de uma população. Isso inclui o uso de terra, água e recursos para produzir alimentos, bem como as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção e transporte de alimentos.Pegada Hídrica: A Pegada Hídrica mede o uso de água doce por uma população ou atividade. Ela considera não apenas a água direta usada, mas também a água "virtual" incorporada em produtos, como roupas e eletrônicos, que foram fabricados em locais que usaram água para sua produção.
Pegada de Construção e Moradia: Avalia o impacto ambiental associado à construção e manutenção de edifícios e residências, incluindo o uso de materiais de construção, energia consumida e gestão de resíduos.Pegada de Transporte: Mede o impacto das viagens e transporte, incluindo o uso de combustíveis fósseis, emissões de CO₂ e o consumo de recursos para fabricar veículos.Pegada de Bens e Serviços: Este componente avalia o impacto ambiental dos produtos e serviços consumidos, levando em consideração o uso de recursos naturais em sua produção, transporte e descarte.Pegada de Áreas de Cultivo e Pastagem: Avalia o uso de terra para agricultura e pastagem, incluindo a conversão de áreas naturais em terras cultivadas.
sábado, 14 de outubro de 2023
ASSUNTOS MAIS FREQUENTES NO #ENEM. RESPOSTA DO CHATGPT COM MINHAS OBSERVAÇÕES.
- Interpretação de textos e análise de gêneros textuais.
- Gramática, com foco em concordância, regência, pontuação e sintaxe.
- Produção artística em todas as suas formas de expressão.
- Redação, com ênfase em temas sociais, culturais e políticos.
- História do Brasil e do mundo, com destaque para temas como escravidão, ditadura militar, movimentos sociais e Revolução Industrial.
- Geografia, com foco em questões ambientais, urbanização, geopolítica e questões indígenas.
- Sociologia, abordando desigualdade social e movimentos sociais.
- Filosofia, com ênfase em ética, política e filósofos relevantes.
- Física, incluindo mecânica, termodinâmica e eletromagnetismo.
- Química, com tópicos relacionados a estequiometria, química orgânica e inorgânica. (Acho que poderia ter explicitado melhor. Química Inorgânica com Química Básica, Cálculos Químicos e Química Ambiental.)
- Biologia, com foco em ecologia, genética e evolução. (Também Fisiologia Celular e Adaptações dos Seres Vivos.)
- Aplicação do conhecimento científico em contextos do dia a dia e problemas ambientais.
- Álgebra, abordando equações e sistemas de equações.
- Matemática comercial, unidades de medidas, números.
- Geometria, com ênfase em geometria plana e espacial.
- Estatística, probabilidade e análise de gráficos.
- Funções, envolvendo funções trigonométricas (abordagem mais geral) e logarítmicas.
domingo, 8 de outubro de 2023
O que os professores podem fazer para melhorar a concentração dos alunos em sala de aula?
Olá, pessoal!!!
Essa eu perguntei diretamente ao ChatGPT. Esse é o tipo de pergunta interessante. O ChatGPT não é o guru ou o oráculo. Mas é bom ver as "opiniões" dele. É como se estivéssemos vendo algumas opiniões alheias (e ele nos fornece muitas). Dessa vez, as publico integralmente como ele respondeu. Muitas coisas eu faço, mas muitas coisas ainda posso melhorar. E me sinto feliz por ainda poder melhorar. Procurar melhorar sempre é um desafio!
Melhorar a concentração dos alunos em sala de aula é fundamental para o processo de aprendizagem. Aqui estão algumas estratégias que os professores podem adotar:
- Crie um ambiente propício para a aprendizagem: Certifique-se de que a sala de aula seja organizada, livre de distrações e confortável. A disposição das carteiras, a iluminação e a temperatura podem afetar a concentração dos alunos.
- Estabeleça expectativas claras: Defina regras e expectativas desde o início do ano letivo. Isso inclui diretrizes sobre comportamento, participação e uso de dispositivos eletrônicos.
- Varie as atividades: Aulas monótonas podem fazer com que os alunos percam o interesse e a concentração. Introduza uma variedade de atividades, como discussões em grupo, exercícios práticos, palestras e projetos.
- Use recursos visuais e audiovisuais: Recursos visuais, como quadros brancos, slides e vídeos, podem ajudar a manter o interesse dos alunos e a transmitir informações de maneira mais envolvente.
- Faça perguntas e incentive a participação: Incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem ativamente das discussões em sala de aula. Isso os manterá mais envolvidos no processo de aprendizagem.
- Relacione o conteúdo com a vida real: Mostre aos alunos como o conteúdo que estão estudando está relacionado com situações do mundo real. Isso torna a aprendizagem mais relevante e interessante.
- Adapte o ritmo de ensino: Reconheça que os alunos têm diferentes ritmos de aprendizagem. Alguns podem precisar de mais tempo para absorver o material, enquanto outros podem avançar mais rapidamente. Esteja disposto a se adaptar a essas diferenças.
- Promova pausas regulares: Intervalos curtos entre as atividades podem ajudar a recarregar a concentração dos alunos. Planeje pausas para que eles possam se alongar, relaxar e descansar a mente.
- Forneça feedback construtivo: Dê feedback claro e construtivo sobre o desempenho dos alunos. Isso os ajuda a entender o que estão fazendo bem e onde precisam melhorar.
- Esteja atento a possíveis distrações pessoais: Se um aluno estiver lidando com problemas pessoais que afetam sua concentração, esteja disposto a oferecer apoio ou encaminhá-lo para recursos apropriados.
- Promova a autodisciplina: Ajude os alunos a desenvolver habilidades de autodisciplina e gerenciamento do tempo. Isso os capacitará a controlar melhor sua concentração.
- Desenvolva empatia: Esteja atento às necessidades emocionais e sociais dos alunos. Às vezes, preocupações emocionais podem afetar sua capacidade de concentração.
- Use a tecnologia de maneira eficaz: Integre a tecnologia de forma adequada, de modo a apoiar o processo de aprendizagem, e não como uma distração.
- Estimule o interesse e a curiosidade: Ajude os alunos a se interessarem pelo conteúdo, incentivando a curiosidade e a exploração.
Lembre-se de que diferentes estratégias funcionarão de maneira diferente para cada grupo de alunos, e é importante estar disposto a adaptar seu método de ensino de acordo com as necessidades individuais e coletivas da turma. Além disso, a comunicação aberta com os alunos é fundamental para entender o que está afetando sua concentração e como você pode ajudá-los a melhorar.
sábado, 7 de outubro de 2023
Quais devem ser as principais ações dos estudantes para melhorar o desempenho escolar?
Melhorar o aprendizado é uma jornada pessoal e única para cada estudante, mas existem várias ações gerais que podem ser benéficas para a maioria das pessoas. Aqui estão algumas ações que os estudantes podem considerar para aprimorar seu aprendizado:
- Estabelecer metas claras: Defina metas de aprendizado específicas e mensuráveis para que você saiba o que deseja alcançar. (Exemplos durante a vida escolar: tirar notas acima de 70% em todas as provas de todas as matérias, não passar aperto no final do ano com medo de recuperações, evoluir cada vez mais nos trabalhos escolares solicitados...)
- Criar um ambiente de estudo adequado: Tenha um espaço de estudo tranquilo e organizado, livre de distrações, onde você se sinta confortável e concentrado. (Também em sala de aula: escolha o melhor local para você de forma a não ser incomodado por distrações externas ou de colegas. Mantenha-se concentrado durante as aulas! Se estiver assistindo alguma aula on line, tenha um equipamento bom, ou seja, um computador com boa memória, monitor grande, boa conexão com a internet.)
- Planejar seu tempo: Crie um cronograma de estudo que permita a distribuição eficaz do tempo entre diferentes matérias e atividades. (Procure montar seu cronograma a partir dos horários escolares, ou seja, planeje estudar NO MESMO DIA as matérias que foram ensinadas na escola. Alterne leitura do caderno, leitura do livro e exercícios.)
- Usar técnicas de estudo eficazes: Aprenda técnicas de estudo como resumos, mapas mentais, revisão ativa, entre outras, para melhorar a retenção de informações. (Descubra se você aprende mais vendo ou ouvindo. Mas saiba que você sempre aprende mais fazendo!)
- Praticar regularmente: A prática é fundamental para a aprendizagem. Faça exercícios, resolva problemas e pratique o que você está aprendendo. (Procure interagir seu aprendizado com o dia a dia. Perceba que à sua volta, no cotidiano, muitos conceitos aprendidos na escola estão envolvidos.)
- Buscar compreensão, não apenas memorização: Em vez de memorizar informações de forma passiva, busque entender os conceitos. Isso facilita a aplicação do conhecimento em diferentes contextos. (Relacione conhecimentos aprendidos em diferentes épocas e em diferentes matérias. Não deixe os conhecimentos presos em "caixinhas" isoladas.)
- Anotar e resumir: Faça anotações durante as aulas e ao ler materiais de estudo. Resuma as informações para consolidar o entendimento. (Procure anotar os conceitos mais importantes... um caderno sem nada anotado provavelmente implicará numa prova em branco.)
- Discussão e colaboração: Participar de grupos de estudo e discutir tópicos com colegas pode ajudar a ampliar sua compreensão e perspectiva. (Aprenda com as dúvidas dos outros. Às vezes algum colega tem uma dúvida, uma abordagem que você não havia pensado. Sem conversar com os colegas sobre a matéria estudada você nunca saberá dessas dúvidas. No entanto, evite dúvidas que não têm diretamente aplicação no aprendizado. Por exemplo: o professor começou a explicar o sistema circulatório e você quer saber como se trata determinado problema específico do coração... e não dá atenção à explicação do professor. É o famoso "viajar na maionese".)
- Descansar adequadamente: O sono é fundamental para a consolidação da memória e o bom funcionamento cognitivo. Certifique-se de descansar o suficiente. (Todo dia: aula, estudo e um bom sono (nesta sequência). É a melhor maneira de fixar os conteúdos.)
- Alimentação e exercício: Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente pode beneficiar o desempenho cognitivo. (Alimentação e atividade física melhoram o funcionamento geral do seu organismo, nutrindo e oxigenando melhor seu cérebro e facilitando tudo em sua vida.)
- Manter-se motivado: Encontre fontes de motivação pessoal para estudar e permanecer focado em suas metas de aprendizado. (Lembre-se de suas metas o tempo todo: boas notas em provas, passar direto de ano, melhorar o desempenho em tal matéria, passar no ENEM ou Vestibular no curso e faculdade que você realmente sonha.)
- Buscar ajuda quando necessário: Se encontrar dificuldades em compreender um tópico específico, não hesite em procurar ajuda de professores, tutores ou colegas. (Professores estão aí é para isso. Mas, novamente, não perca seu tempo com perguntas ou dúvidas "viajadas". Invista seu tempo em compreender o conteúdo ministrado, entender aquele ponto apresentado em aula (ou no livro) que você não entendeu. Se for pesquisar na internet, recorra a sites sérios.)
- Autoavaliação: Periodicamente, avalie seu progresso e ajuste seu plano de estudo, se necessário. (Reveja os programas das disciplinas e os programas de vestibulares. Quantos daqueles tópicos você já tem um bom domínio? Quantos falta aprender ou melhorar?)
- Estar aberto a aprender: Mantenha uma mente aberta, esteja disposto a aceitar novos desafios e a aprender com os erros. (Aprender com os erros é fundamental. Se você errou um exercício ou uma questão de prova, não "deixe pra lá"! Procure saber a resposta correta e alinhe seu raciocínio para essa descoberta.)
- Estabelecer prioridades: Concentre-se nas tarefas mais importantes e gerencie seu tempo de forma eficaz. (Gerenciamento de tempo é importante. Há tempo para estudar, para lazer e para o repouso. Estabeleça seus planos e cronogramas e não deixe que uma atividade prejudique a outra. O excesso de uma prejudicará as outras e haverá consequências negativas.)
quarta-feira, 4 de outubro de 2023
Faz tanto sentido preocupar-se com qual material didático a escola usa?
Olá, pessoal!
Vocês sabem minha opinião sobre esse tema: prefiro livros didáticos (preferencialmente bons livros didáticos de volume único somados a boas listas de exercícios). E algumas coisinhas mais que ficarão claras adiante.
Contudo, conheço sim bons materiais apostilados. Acho que já trabalhei com quase todos, inclusive vi a evolução de muitos. Se não trabalhei com alguns, os tenho por aquisição ou já li bastante dos mesmos.
O que eu não entendo é a tamanha preocupação com materiais apostilados. Não são eles que verdadeiramente direcionam o aprendizado. Existem ótimos e posso citar vários deles. Mas um ranking é complicado. Deixo esta tarefa para você. Pesquise no Google "ranking melhores materiais didáticos para escolas". Você cairá num dilema pois geralmente encontrará "publicidade paga". Então arrume umas três listas diferentes e veja que os principais materiais sempre estarão nelas... alternando-se entre os 5 melhores.
Mas, Ramon! Onde você quer chegar?
Quero chegar no ponto em que fique claro que o diferencial no trabalho escolar é a equipe de professores. A experiência da equipe mesclada com a vontade de ensinar e mais o apoio ao trabalho. Ou seja, professor mesmo! Ser professor e não estar professor. Ser escola e não apenas funcionar como escola (lembre-se sempre de olhar se a escola está mais preocupada com a preparação e sucesso dos estudantes do que com outras coisas vocês sabem quai$). E conheço vários assim em nossa cidade.
E sabe o que acontece? Mesmo que a escola adote o material didático X, eles têm em sua memória e na sua forma de ensinar o que há de melhor também no material A, B, C e D... e utilizam. E eles não param por aí: vivem correndo atrás de novidades. Provas novas. Questões diferentes. Abordagens diferentes. Experiências de sucesso. O diferencial é o professor!
Basta responder a uma pergunta muito simples: A escola A tem um material didático nota 10, mas seus professores não nota 5. A escola B tem um material didático nota 5, mas seus professores são nota 10. Em qual escola você acha que ocorrerá o melhor desempenho? Quem faz a diferença?
E antes que você pergunte sobre um material didático nota 10 e professores nota 10, que seria o ideal em termos de ensino, como fica a questão da aprendizagem "de turma". Está aí um aspecto que muitos esquecem. O efeito da turma de alunos. O material didático e os professores, na prática, têm que ser capazes de alavancar a turma como um todo. Um aluno ou uma aluna excelente existe em toda turma. E é importantíssimo a família pensar nisso. Aliás, essa é a questão fundamental. Além do material didático e dos professores, o que a escola faz para os alunos alcançarem o sucesso acadêmico e pessoal? Os professores são bem apoiados em todos os sentidos?
Fiquem aí com os pensamentos e discussões sobre o tema!
Abraços!!!
Ramon Lamar de Oliveira Junior
PS.: Ah, é claro! Material péssimo também é um problema. Não só pedagógico. É jogar dinheiro fora.
terça-feira, 3 de outubro de 2023
sábado, 30 de setembro de 2023
Sete Lagoas, sete-lagoanos e os buracos
Olá, pessoal!!!
Acho que já escrevi sobre isso no blog antes. Mas a coisa está tomando uma proporção gigantesca.
O pessoal de Sete Lagoas tem fixação com buracos nas ruas!
Gente!!! Já estou ficando muito preocupado com isso. Acho que precisamos até de alguns psicólogos e psiquiatras fazerem um mutirão para ajudar nesta questão. Toda conversa de Sete Lagoas termina nos buracos das ruas.
- Olá, bom dia! Tudo bem!
- Até que está, mas as ruas estão cheias de buracos!
Claro, óbvio que sei que nossas ruas são um desastre. Eram, são e infelizmente acho que serão assim para sempre! Tanto que já sei quem ganha a eleição para prefeito: quem mais tampar buracos (ou falar que vai tampar). É isso mesmo!!! Os candidatos podem se esguelar, brigar, rolar no chão virtual ou no chão real... não adianta... no fundo o negócio é resolvido no buraco.
Recentemente fui convidado para dar entrevista para a Globo Minas. Muita gente assistiu, muita gente falou coisas bem bacanas sobre a entrevista (fiquei até emocionado). O programa em questão era o Terra de Minas, a entrevista foi combinada em maio e aconteceu na última semana de julho. O programa foi ao ar dia 23 de setembro (vou deixar um link aqui da minha participação: https://www.youtube.com/channel/UCYZBuYuGFsHQGAEzHeY9Jdg ).
Pois bem, como disse adorei várias mensagens e a repercussão foi muito legal. Mas eu sabia que tem a turma dos descontentes e dos "buraqueiros".
Muitos reclamaram que eu falei que Sete Lagoas tem 23 lagoas. Conforme o IBGE, tem até mais. Mas o cidadão mal conhece as sete que dão nome ao município... normal (não deveria, mas é normal). Então pegue um mapa e confira. Temos pelo menos 23 lagoas. Algumas naturais, algumas artificiais (como a do Parque da Cascata). Logo apareceram os engraçadinhos buraqueiros... "ah, contando com os buracos, né?". Claro que achei engraçado! Sou piadista também, todo mundo sabe disso. Mas a mesma piadinha 40 vezes é exaustivo! "-Ah, ele deveria ter falado sobre os buracos de Sete Lagoas!".
Puxa vida, a pauta do programa era sobre as lagoas e é a Globo que define a pauta! Mas deixa eu te contar... eu falei sobre buracos, buraco do Cecé, poluição das lagoas, das pessoas que jogam lixo na lagoa, de coisas estranhas que foram achadas dentro da lagoa Paulino nas vezes que ela foi esvaziada parcialmente (pois ao contrário do que muitos pensam ela nunca foi esvaziada totalmente), da falta de uma arborização melhor, da Serra de Santa Helena, do Parque da Cascata, da dificuldade da prefeitura investir no melhoramento de uma lagoa e uma parte da população achar que deveriam ter usado o dinheiro para tampar buracos!!! Falei muita coisa pois a jornalista, a Patrícia Fiuza, perguntou sobre tudo e mais um pouco. Foi quase uma hora de conversa que rendeu os 5 minutos de fala (ou um pouco menos). A Patrícia já estava de olho em possíveis pautas futuras... e talvez um dia tenhamos o Globo Repórter: Buracos de Sete Lagoas, onde vivem, o que comem, como se reproduzem!
Ah, em tempo, não nos esqueçamos dos buracos e outros acidentes geográficos de nossas calçadas, responsabilidade dos cidadãos e não da prefeitura!
Outros reclamaram que no iníco da matéria foi falado que as lagoas abastecem o município! Não fui eu quem falou isso. Eu falei na entrevista que as chuvas e a infiltração de águas no solo abastecem as lagoas, os minadouros e as nascentes. E que isso é importante para o município. Inclusive expliquei sobre nossa captação de água subterrânea (mostrei a eles os poços artesianos de 100 metros de profundidade perto da feirinha... onde inclusive viram o casal papeando lá... acharam fofo... e os entrevistaram) e sobre a captação de águas no Rio das Velhas.
Mas tudo bem... faz parte!!!
Na véspera da entrevista conversei com o Secretário de Obras, Paulinho "Macarrão" Maciel. Perguntei a ele sobre algo que ele gostaria que eu falasse sobre nossas lagoas (eu e ele temos opiniões muito parecidas e acho que ele é "o cara" sobre a recuperação de nossas lagoas... já o levei duas vezes para palestrar para meus alunos de Engenharia Ambiental nos tempos que trabalhei na querida Fasasete). Falamos muito sobre a recuperação da Lagoa da Chácara e sua importância dentro de um complexo que evitará cheias no Córrego do Diogo.
Falei com o Flávio Araújo, proprietário da área (Fazenda Arizona) onde está sendo instalado o condomínio próximo ao Shopping. Sim, eu e o Flávio nos desentendemos muito no passado, foi uma loucura. Mas conseguimos entrar em consenso a respeito de obras na região que devem respeitar a legislação e também os anseios da população e direitos dos proprieátios. Ele me colocou em contato com a construtora que falou ainda mais sobre a questão. Tudo em alto nível. Hoje considero o Flávio um amigo e um aliado (pode parecer estranho, mas o que sempre defendi na área foi a obediência ao que a legislação permite e que exige que seja feito, respeitando o direito de propriedade).
Tentei conversar com o prefeito Duílio para informar-lhe que eu daria a entrevista e se havia algo que eu poderia falar em prol de divulgar mais nossa cidade. Infelizmente, provavelmente por problemas de agenda, ele não me retornou.
Ah, sobre a história dos tropeiros é tudo verdade, viu! Foi nos ensinada pelo Alfredo Valadares e reproduzida no livro do meu querido e saudoso Márcio Vicente sobre a presença de Tiradentes em nossa cidade. Acho até que essas e outras histórias precisavam ser ensinadas em sala de aula. É curioso como nossos filhos aprendem tanto sobre Revolução Francesa e Relevo Andino e pouco têm informação sobre a formação da nossa cidade e sua biogeografia. Fica a dica!
Continuo na luta, agora com mais experiência, pelo meio ambiente em Sete Lagoas, e também pelo turismo real (aquele que exige que a cidade seja agradável ao visitante, não apenas o turista de eventos ou negócios... que vai andar na cidade e vê...... buracos! rsrsrs). Sou pelo meio ambiente, pelo turismo, pela arborização urbana, pelas praças de acesso a todos, pelos espaços públicos bem utilizados, pela criação e manutenção de atrativos turísticos, pela formação de guias turísticos e ambientais.
No mais, um abração para todos e todas!!!
Ramon Lamar de Oliveira Junior
PS.: Para os mais curiosos: https://www.youtube.com/watch?v=mjqoe5IDT6c&t=68s
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
DOIS DISCURSOS DE FORMATURA APRESENTADOS AOS MEUS EX-ALUNOS DO COLÉGIO CAETANO
TURMA DE 2008
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
LIVROS DIDÁTICOS OU MATERIAL APOSTILADO?
Olá, queridos leitores e queridas leitoras!
Comentei em minha última aula on line sobre essa questão.
Particularmente, eu prefiro os livros didáticos. Mas hoje estamos num tsunami de materiais apostilados ("coleções"). As famílias, acho (talvez fosse necessário fazer uma enquete), preferem materiais apostilados. É uma briga danada sobre esse material ser melhor ou pior que aquele. Vou elencar as vantagens de cada um, considerando minha atuação que é no Ensino Médio.
Livros:
- São reutilizáveis, desde que os professores/escolas não fiquem trocando todo ano de livro didático. No mínimo por 3 anos eles deveriam ser mantidos.
- Existem livros do tipo "Volume Único" que são muito bons. Podem ser usados tranquilamente nas três séries do Ensino Médio.
- Permitem que o professor/escola tenha mais controle dos conteúdos a serem ministrados dentro do que se exige ou se necessita naquela localidade. (Por exemplo: vestibulares seriados trabalham com sequências de conteúdos que se adaptam melhor ao livro didático.)
- Usando um livro tipo "Volume Único" o curso pode ser montado na sequência que for considerada a melhor pelo professor/escola.
Materiais apostilados:
- Acompanham, dentro de um contrato de fornecimento, outros materiais como Simulados e materiais de revisão.
- Geralmente implicam em menos material para se carregar para a escola.
- Têm atualizações quase que anuais, com mudanças principalmente nas listas de exercícios.
- Há a possibilidade mais fácil de contato com os autores para resolver eventuais discordâncias ou dúvidas.
No caso, minha preferência pelo livro didático tem a ver com um aspecto não relacionado acima. A questão das "frentes" em que são organizados os materiais apostilados. As "frentes" foram construídas para possibilitar o trabalho de vários professores na mesma disciplina, na mesma turma. Por exemplo: a Biologia é dividida em "frentes" A, B e C. Assim um professor pode trabalhar com cada "frente". O problema é que, muitas vezes as frentes não dialogam entre si. Acaba que, ao estudar biologia, o estudante está recebendo simultaneamente 3 conteúdos diversos, de pontos diferentes da disciplina. Isso dificulta um aprendizado com uma linearidade. A linearidade desejável na biologia seria partir do menos abrangente em direção ao mais abrangente (começar com moléculas e células e terminar com ecologia e evolução). Mesma coisa na química... a linearidade implica em que o assunto seguinte será facilitado com o aprendizado do assunto anterior. Como os materiais apostilados são meio engessados (o aluno não recebe tudo no início do ano e os simulados são propostos na sequência do material), cria-se uma certa dificuldade em se trabalhar a linearidade no sentido da construção do conhecimento.
Essa é minha opinião, apenas isso. Respeito demais as opiniões divergentes, mas gostaria de argumentos.
Ramon Lamar de Oliveira Junior
PS.: Há um material que eu adoro para seguir a sequência em sala de aula. O material que eu escrevi!!! rsrsrs
terça-feira, 19 de setembro de 2023
Sal extraído da água do mar, por Léo Corradini
Este é o famoso sal marinho integral. Foi extraído da água do mar usando muito calor e cuidado para não estragar a panela e virar uma pedra.
Apesar de tudo de bom que se fala sobre ele na internet, não podemos ingerir esse sal.Em princípio, para chamar de sal integral, ele deveria conter todos os íons presentes na água do mar, mas isso não é bom ! Na água do mar temos diversos íons, principalmente, cloreto, sulfato, sódio, magnésio, potássio e cálcio. Além de muitos outros em quantidade bem menor Mas, porque não é bom inseri-lo ? Os íons sulfato e magnésio podem causar diarréia e têm um gosto desagradável. Os íons potássio e cálcio também não tem um bom sabor. Apesar do potássio ser usado no sal light, tem um sabor metálico. Por outro lado, existem, em muito pequena quantidade, íons muito tóxicos que poderiam se acumular no organismo. Perceba que apesar dos íons potássio, cálcio e magnésio serem importantes para a nossa saúde, não causam uma boa experiência ao paladar. Afinal o sal serve essencialmente para temperar e somente os íons cloreto e sódio tem essa propriedade. E como resolver tudo isso ? Usando as salinas ! Nas salinas os íons cloreto e sódio, por estarem em maior quantidade, separam-se naturalmente no momento da cristalização e quando os cristais são empilhados nas montanhas também ocorre essa separação porque os demais íons são mais solúveis e escapam por baixo das pilhas de cristais (aglomerados iônicos de cloreto de sódio). Existe um outro problema com o sal integral, os íons magnésio e cálcio são extremamente higroscópicos, o saleiro vai virar uma poça melequenta em pouco tempo. Resumo da ópera, não existe sal integral a venda e se existisse seria um problema. Em tempo, o iodo está presente em muito pequena quantidade na água do mar.Íons mais abundantes na água do mar (mg/litro):Cloreto - 18980Sódio - 10556Sulfato - 2649Magnésio - 1272Cálcio - 400Potássio - 280
Você pode encontrar o Léo Corradini no Facebook: https://www.facebook.com/leo.corradini.3
Obrigado, Léo!!!
segunda-feira, 18 de setembro de 2023
O "Cursinho Tradicional Pré-Vestibular" já morreu!
Pois é, leitor ou leitora.
É exatamente isso. Pelo menos se não morreu, já está agonizante.
Explico o motivo.
Antes da terrível Pandemia, praticamente não conhecíamos outras formas de aprendizado. Os cursos EaD eram mal vistos e considerados duvidosos no sentido de sua eficiência.
Contudo, a Pandemia escancarou o problema e mostrou que é possível aprender bem e de forma melhor direcionada com o ensino on line. Mas... é preciso um grande grau de comprometimento do estudante. Esse foi exatamente o calcanhar de Aquiles do ensino remoto durante a Pandemia: os estudantes em sua gigantesca maioria não se comprometeram. Muitos sequer assistiam as aulas, mesmo tendo todos os recursos para tal. As provas viraram tarefas de um pequeno grupo, os outros apenas postavam os resultados. O resultado, como estamos vendo nestes anos pós-Pandemia foi um tombo gigantesco no nível de conhecimento/comprometimento dos alunos.
Então você me pergunta: Com tantos problemas, o ensino on line é o substituto melhor para os cursinhos?
É exatamente aí que quero chegar. A falha do ensino remoto durante a Pandemia foi na não preparação adequada para entrar-se nesse sistema. Entretanto, havendo consciência de que o sistema pode funcionar, que nas plataformas virtuais tudo depende do engajamento e compromisso do estudante, que não há provas onde colar, que colar em simulado é uma enorme besteira do "quero-me-enganar-ou-enganar-a-quem?" e que cada estudante pode traçar a estratégia adequada para suas aulas e horários... o ensino on line tem tudo para dar certo.
Vamos ver duas situações:
1) O estudante teve um Ensino Médio sofrível, mal viu todos os conteúdos, não se empenhou e só quando era tarde percebeu que devia ter estudado mais. Nesse caso o cursinho presencial pode ser interessante. No sentido de refazer o Ensino Médio. É preciso comprometimento em todas as disciplinas. Pode ser que um ano apenas não seja suficiente, mas dois anos é o máximo, ou seja, o tempo necessário para repor as deficiências do Ensino Médio. Para muitos cursos superiores, será o suficiente para passar no ENEM ou em uma boa faculdade particular (que, diga-se de passagem, hoje está muito fácil). Mas se você quer um curso ultraconcorrido como Medicina numa Universidade Federal...
2) O estudante teve um bom Ensino Médio, numa escola de qualidade, viu todos os conteúdos, foi aprovado em cada ano sem apertos gigantescos... uma recuperação esporádica e tal. É exatamente nessa situação que fazer Cursinho Presencial é um grande suicídio intelectual. Andar para trás em termos de aprendizado. Lembre-se que o Cursinho Presencial trabalha pela média dos alunos e que tem como principal compromisso cumprir o programa até a véspera do ENEM/Vestibular. E que na sala de aula presencial estará presente o mesmo aluno que conversa o tempo todo e prejudica a aula, os convites para matar aula e ir na festinha, o professor que não consegue cumprir o cronograma e, principalmente, praticamente não sobra tempo para a revisão final.
Considerando-se o segundo caso exposto, e se você quer uma das concorridíssimas vagas numa Universidade Federal, seguir uma boa plataforma on line tem várias vantagens. Mas aconselho, antes de mais nada, fazer uma consultoria que poderá indicar-lhe o caminho a seguir. Nesse tipo de consultoria você precisa ser transparente, de falar sobre sua realidade, suas falhas e seus sucessos, em que é bom e em que é ruim. De posse dessas informações, será possível indicar-lhe um caminho.
Você também deve-se preparar para realizar um curso online. Em vez de gastar dinheiro com mensalidades, adquira um bom computador (desktop ou notebook) com uma tela grande, um bom microfone, uma boa câmera e uma boa caixa de som. E faça anotações, como se fosse numa aula presencial. Tudo isso em um ambiente adequado e tranquilo. Assistir aula on line pelo celular, me desculpem, é jogar tempo e dinheiro fora.
Comece o curso on line o mais cedo possível, de preferência em fevereiro, com o planejamento de terminar a parte teórica em agosto ou no máximo setembro. Com uma carga horária bem distribuída, é possível sim. Nesse período você também fará muitos exercícios e muitos simulados. Use os simulados para descobrir sua melhor estratégia.
Terminada a parte teórica, você terá setembro e outubro para redobrar as revisões em forma de mais muitos e muitos exercícios e simulados.
Garanto. Dá certo! Mas tem que ter planejamento, dedicação, foco e disciplina. Aliás, isso é apenas tudo o que seu curso superior irá pedir de você. Ou você acha que Medicina, Engenharia Química, Direito, Engenharia Mecatrônica e outros semelhantes vão exigir pouco de você?
Aqui na coluna da direita do blog eu tenho uma sugestão. Converse com o Jaques Braga. É meu amigo, colega e tem uma grande experiência no assunto. Faça uma consultoria com ele. Se você estiver no segundo ano do Ensino Médio, indo para o Terceirão, ele também pode te orientar sobre como engajar-se e fazer um ótimo Terceiro Ano, com ótimos resultados. Uma opinião sincera (e ele é sincero pra caramba), de uma pessoa que não te conhece (mas conhece o sistema a fundo), com certeza vai te ajudar.
Abraços!!!
Ramon Lamar de Oliveira Junior
domingo, 17 de setembro de 2023
RESUMO: TIPOS DE MICROSCOPIA
Microscopia eletrônica de varredura: o material é coberto com fina camada metálica e bombardeado por feixe de elétrons. A imagem é coletada em um monitor, mostrando a superfície do material.
sábado, 16 de setembro de 2023
10 POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM SUGERIDOS PELO CHATGPT
- Desafios da Educação Inclusiva no Brasil: Discuta a importância da inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional e os obstáculos que ainda existem para alcançar a igualdade de oportunidades.
- Impactos da Inteligência Artificial na Sociedade: Analise como a IA está mudando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, abordando questões éticas, econômicas e sociais relacionadas a essa tecnologia.
- Caminhos para a Preservação da Amazônia: Debata estratégias para proteger a maior floresta tropical do mundo e seus recursos naturais, levando em consideração o desmatamento, a biodiversidade e os interesses econômicos.
- A Importância da Saúde Mental na Sociedade Moderna: Explore os desafios enfrentados pelas pessoas em relação à saúde mental, bem como as medidas que podem ser adotadas para promover o bem-estar psicológico.
- Desigualdade de Gênero no Mercado de Trabalho: Analise as disparidades salariais, oportunidades de carreira e outros aspectos relacionados à desigualdade de gênero, propondo soluções para promover a equidade.
- Desinformação e Fake News na Era Digital: Avalie como a disseminação de notícias falsas afeta a sociedade e discuta estratégias para combater a desinformação nas redes sociais e na mídia.
- Mobilidade Urbana Sustentável: Aborde questões de transporte público, trânsito e poluição nas cidades, propondo soluções para promover a mobilidade sustentável e reduzir os impactos ambientais.
- Crise Hídrica no Brasil: Explore os desafios relacionados à escassez de água em diferentes regiões do país, discutindo medidas para preservar esse recurso vital.
- Impacto da Globalização na Cultura Local: Analise como a globalização afeta a preservação das culturas locais e a diversidade cultural, destacando os aspectos positivos e negativos desse processo.
- Violência e Segurança Pública no Brasil: Discuta as causas e consequências da violência no país e apresente propostas para melhorar a segurança pública e reduzir os índices de criminalidade.
- Efeitos da Tecnologia na Sociedade Contemporânea: Analise como a tecnologia está moldando nossas vidas, desde a forma como nos comunicamos até como consumimos informações, e discuta os impactos positivos e negativos desse fenômeno.
- O Desafio da Gestão de Resíduos Urbanos no Brasil: Analise os problemas relacionados à gestão de resíduos sólidos em áreas urbanas do Brasil, incluindo a reciclagem, a disposição inadequada e as soluções sustentáveis para lidar com esse desafio.
- Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar: Explore a importância da agricultura sustentável na garantia da segurança alimentar mundial, incluindo a preservação do meio ambiente e o combate ao desperdício de alimentos.
- Desafios da Envelhecimento da População: Analise os impactos do envelhecimento da população em áreas como previdência social, saúde e mercado de trabalho, propondo estratégias para lidar com essa transformação demográfica.
- Os Desafios da Preservação dos Biomas Brasileiros na Atualidade: Discuta as ameaças enfrentadas pelos diferentes biomas do Brasil, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, e explore estratégias para garantir a preservação dessas áreas de grande importância ambiental.
- Respeite o Tema Proposto: Certifique-se de que sua redação aborde o tema proposto na prova. Desviar-se do tema pode resultar em uma pontuação mais baixa.
- Estrutura Textual: Siga a estrutura tradicional de uma redação, que consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve apresentar o tema, o desenvolvimento deve conter argumentos e evidências, e a conclusão deve retomar as ideias principais.
- Clareza e Coerência: Mantenha uma progressão lógica de ideias ao longo do texto. Certifique-se de que os parágrafos estejam interligados e que o leitor possa seguir facilmente o raciocínio.
- Uso Adequado da Língua Portuguesa: Escreva de forma clara e evite erros de gramática, ortografia e pontuação. Um bom domínio da língua é fundamental para uma boa pontuação na redação.
- Argumentação Sólida: Apresente argumentos sólidos e bem fundamentados para apoiar suas ideias. Use evidências, exemplos e dados concretos sempre que possível.
- Citação de Fontes: Se você usar dados ou informações de fontes externas, cite-as corretamente no texto, seguindo as normas de citação.
- Objetividade e Concisão: Seja objetivo em sua escrita. Evite repetições desnecessárias e frases longas demais. Uma redação concisa e direta é mais eficaz.
- Respeito aos Direitos Humanos: Evite qualquer forma de discurso de ódio, discriminação, racismo, sexismo ou violação dos direitos humanos. Mantenha uma postura ética e respeitosa.
- Prosa Dissertativa: A redação do ENEM é do tipo dissertativo-argumentativo, ou seja, você deve apresentar argumentos e opiniões de forma clara e fundamentada.
- Rascunho e Revisão: Não hesite em fazer um rascunho antes de passar a limpo. A revisão é fundamental para corrigir erros e melhorar a clareza do texto.
- Limite de Linhas: Respeite o limite de linhas estabelecido na folha de redação. Textos que ultrapassam esse limite podem não ser lidos integralmente.
- Letra Legível: Escreva com letra legível. Lembre-se de que a correção é feita por avaliadores humanos.
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
ÉTICA E ESCOLAS
"A ética no ambiente escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade justa e responsável. É uma dimensão intrínseca à educação, que transcende a mera transmissão e repetição de conhecimentos. Abrange os valores, princípios e comportamentos que moldam o caráter dos estudantes, professores e até mesmo das famílias envolvidas no processo educativo.Para as escolas, a ética deve ser incorporada como um princípio orientador em todas as decisões e práticas. Isso implica em criar um ambiente de respeito, igualdade e inclusão, onde todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento. Ética também envolve a promoção da transparência na gestão escolar, o uso responsável dos recursos públicos, ou dos próprios recursos da instituição (honrando as mensalidades recebidas) e a responsabilidade social da Escola perante a comunidade.As famílias têm um papel fundamental na formação ética de seus filhos. A ética começa em casa, com os exemplos e o ensinamento dos valores como o respeito, a honestidade, a empatia e a responsabilidade. Os pais devem ser exemplos vivos desses valores e estar envolvidos na educação de seus filhos, apoiando e incentivando seu crescimento ético.Os estudantes também têm um papel ativo na construção de um ambiente escolar ético. Eles devem cultivar a honestidade acadêmica, evitando a trapaça e o plágio. Além disso, devem respeitar seus colegas e professores, promovendo relações saudáveis e harmoniosas no ambiente escolar. O respeito às regras da escola e o comprometimento com o aprendizado são aspectos essenciais da ética estudantil.A ética entre escolas desempenha um papel crucial na construção de um ambiente educacional saudável. É importante que as instituições de ensino não recorram a práticas de concorrência desleal, como as ações que visam denegrir a imagem de outras escolas, a oferta de vantagens financeiras questionáveis aos estudantes ou a competição desmedida por notas e resultados acadêmicos. Em vez disso, as escolas devem buscar a colaboração e a troca de melhores práticas para elevar o nível de educação como um todo. A cooperação entre instituições educacionais pode levar a um ambiente mais enriquecedor e ético, onde o foco está no desenvolvimento integral dos estudantes, em vez de uma competição prejudicial que pode comprometer os valores e princípios éticos fundamentais.
Além disso, é essencial que as escolas mantenham-se afastadas de compromissos políticos partidários. A neutralidade político-partidária no ambiente educacional preserva a imparcialidade, garantindo que a educação seja um espaço onde os estudantes possam desenvolver seu pensamento crítico de maneira independente, sem outras influências. Isso ajuda a criar um ambiente onde a diversidade de opiniões é respeitada, promovendo a formação de cidadãos capazes de participar de maneira informada e ética na vida política e social, sem doutrinação ou polarização.
A ética no ambiente escolar não se trata apenas de seguir regras, mas de cultivar valores que moldarão o caráter dos estudantes e prepará-los para uma vida responsável na sociedade. Quando escolas, famílias, estudantes e professores trabalham em conjunto para promover a ética, estão contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com o bem comum. Essa é a base para a construção de uma sociedade mais justa e responsável, onde o respeito, a honestidade e a empatia são valores fundamentais."
Texto criado com o auxílio da Inteligência Artificial (ChatGPT) a partir de solicitação de Ramon Lamar de Oliveira Junior que realizou algumas modificações no texto criado.
quinta-feira, 14 de setembro de 2023
DR. CELSO PAIVA (Celsinho), sempre nos trazendo ótimas opções!!!
Um abraço muito grande para o meu Cardiologista!!!
Sempre pensando mais em atender as pessoas, não só com uma excelente medicina, mas com uma boa conversa! Somos seus fãs de carteirinha!!!





