As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 30 de setembro de 2023

Sete Lagoas, sete-lagoanos e os buracos

Olá, pessoal!!!

Acho que já escrevi sobre isso no blog antes. Mas a coisa está tomando uma proporção gigantesca.

O pessoal de Sete Lagoas tem fixação com buracos nas ruas!

Gente!!! Já estou ficando muito preocupado com isso. Acho que precisamos até de alguns psicólogos e psiquiatras fazerem um mutirão para ajudar nesta questão. Toda conversa de Sete Lagoas termina nos buracos das ruas.

- Olá, bom dia! Tudo bem!

- Até que está, mas as ruas estão cheias de buracos!

Claro, óbvio que sei que nossas ruas são um desastre. Eram, são e infelizmente acho que serão assim para sempre! Tanto que já sei quem ganha a eleição para prefeito: quem mais tampar buracos (ou falar que vai tampar). É isso mesmo!!! Os candidatos podem se esguelar, brigar, rolar no chão virtual ou no chão real... não adianta... no fundo o negócio é resolvido no buraco.

Recentemente fui convidado para dar entrevista para a Globo Minas. Muita gente assistiu, muita gente falou coisas bem bacanas sobre a entrevista (fiquei até emocionado). O programa em questão era o Terra de Minas, a entrevista foi combinada em maio e aconteceu na última semana de julho. O programa foi ao ar dia 23 de setembro (vou deixar um link aqui da minha participação: https://www.youtube.com/channel/UCYZBuYuGFsHQGAEzHeY9Jdg ). 


Pois bem, como disse adorei várias mensagens e a repercussão foi muito legal. Mas eu sabia que tem a turma dos descontentes e dos "buraqueiros".

Muitos reclamaram que eu falei que Sete Lagoas tem 23 lagoas. Conforme o IBGE, tem até mais. Mas o cidadão mal conhece as sete que dão nome ao município... normal (não deveria, mas é normal). Então pegue um mapa e confira. Temos pelo menos 23 lagoas. Algumas naturais, algumas artificiais (como a do Parque da Cascata). Logo apareceram os engraçadinhos buraqueiros... "ah, contando com os buracos, né?". Claro que achei engraçado! Sou piadista também, todo mundo sabe disso. Mas a mesma piadinha 40 vezes é exaustivo! "-Ah, ele deveria ter falado sobre os buracos de Sete Lagoas!". 

Puxa vida, a pauta do programa era sobre as lagoas e é a Globo que define a pauta! Mas deixa eu te contar... eu falei sobre buracos, buraco do Cecé, poluição das lagoas, das pessoas que jogam lixo na lagoa, de coisas estranhas que foram achadas dentro da lagoa Paulino nas vezes que ela foi esvaziada parcialmente (pois ao contrário do que muitos pensam ela nunca foi esvaziada totalmente), da falta de uma arborização melhor, da Serra de Santa Helena, do Parque da Cascata, da dificuldade da prefeitura investir no melhoramento de uma lagoa e uma parte da população achar que deveriam ter usado o dinheiro para tampar buracos!!! Falei muita coisa pois a jornalista, a Patrícia Fiuza, perguntou sobre tudo e mais um pouco. Foi quase uma hora de conversa que rendeu os 5 minutos de fala (ou um pouco menos). A Patrícia já estava de olho em possíveis pautas futuras... e talvez um dia tenhamos o Globo Repórter: Buracos de Sete Lagoas, onde vivem, o que comem, como se reproduzem!

Ah, em tempo, não nos esqueçamos dos buracos e outros acidentes geográficos de nossas calçadas, responsabilidade dos cidadãos e não da prefeitura!

Outros reclamaram que no iníco da matéria foi falado que as lagoas abastecem o município! Não fui eu quem falou isso. Eu falei na entrevista que as chuvas e a infiltração de águas no solo abastecem as lagoas, os minadouros e as nascentes. E que isso é importante para o município. Inclusive expliquei sobre nossa captação de água subterrânea (mostrei a eles os poços artesianos de 100 metros de profundidade perto da feirinha... onde inclusive viram o casal papeando lá... acharam fofo... e os entrevistaram) e sobre a captação de águas no Rio das Velhas.

Mas tudo bem... faz parte!!!

Na véspera da entrevista conversei com o Secretário de Obras, Paulinho "Macarrão" Maciel. Perguntei a ele sobre algo que ele gostaria que eu falasse sobre nossas lagoas (eu e ele temos opiniões muito parecidas e acho que ele é "o cara" sobre a recuperação de nossas lagoas... já o levei duas vezes para palestrar para meus alunos de Engenharia Ambiental nos tempos que trabalhei na querida Fasasete). Falamos muito sobre a recuperação da Lagoa da Chácara e sua importância dentro de um complexo que evitará cheias no Córrego do Diogo. 

Falei com o Flávio Araújo, proprietário da área (Fazenda Arizona) onde está sendo instalado o condomínio próximo ao Shopping. Sim, eu e o Flávio nos desentendemos muito no passado, foi uma loucura. Mas conseguimos entrar em consenso a respeito de obras na região que devem respeitar a legislação e também os anseios da população e direitos dos proprieátios. Ele me colocou em contato com a construtora que falou ainda mais sobre a questão. Tudo em alto nível. Hoje considero o Flávio um amigo e um aliado (pode parecer estranho, mas o que sempre defendi na área foi a obediência ao que a legislação permite e que exige que seja feito, respeitando o direito de propriedade). 

Tentei conversar com o prefeito Duílio para informar-lhe que eu daria a entrevista e se havia algo que eu poderia falar em prol de divulgar mais nossa cidade. Infelizmente, provavelmente por problemas de agenda, ele não me retornou.

Ah, sobre a história dos tropeiros é tudo verdade, viu! Foi nos ensinada pelo Alfredo Valadares e reproduzida no livro do meu querido e saudoso Márcio Vicente sobre a presença de Tiradentes em nossa cidade. Acho até que essas e outras histórias precisavam ser ensinadas em sala de aula. É curioso como nossos filhos aprendem tanto sobre Revolução Francesa e Relevo Andino e pouco têm informação sobre a formação da nossa cidade e sua biogeografia. Fica a dica!

Continuo na luta, agora com mais experiência, pelo meio ambiente em Sete Lagoas, e também pelo turismo real (aquele que exige que a cidade seja agradável ao visitante, não apenas o turista de eventos ou negócios... que vai andar na cidade e vê...... buracos! rsrsrs). Sou pelo meio ambiente, pelo turismo, pela arborização urbana, pelas praças de acesso a todos, pelos espaços públicos bem utilizados, pela criação e manutenção de atrativos turísticos, pela formação de guias turísticos e ambientais.

No mais, um abração para todos e todas!!!

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Para os mais curiosos: https://www.youtube.com/watch?v=mjqoe5IDT6c&t=68s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.