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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Terra Plana, o homem não foi à Lua??? O que está acontecendo???

Em uma era marcada pelo avanço tecnológico e pela disseminação do conhecimento, é surpreendente que ainda existam pessoas que duvidam de fatos cientificamente comprovados, como o formato esferoide da Terra e a ida do homem à Lua. Essas crenças, que deveriam ter sido superadas há séculos, revelam não apenas uma falha na educação, mas também a influência de fatores psicológicos e sociais na propagação da desinformação.


O negacionismo científico encontra respaldo em diversas causas. Em primeiro lugar, a disseminação de teorias conspiratórias pelas redes sociais potencializa a dúvida e reforça crenças pseudocientíficas. Plataformas digitais frequentemente promovem conteúdos sensacionalistas, criando bolhas de informação em que evidências sólidas são ignoradas. Ademais, a crise de confiança criada por alguns nas instituições científicas e governamentais faz com que várias pessoas rejeitem fatos amplamente documentados, como as fotografias tiradas do espaço e os depoimentos dos astronautas que participaram das missões lunares.

"Se nem a Rússia questiona a ida dos Norte-Americanos à Lua, inclusive os cumprimentou pelo feito, como é possível que outros duvidem do fato sem nenhuma prova consistente?"

Além disso, aspectos psicológicos contribuem para a perpetuação dessas ideias. O viés de confirmação leva indivíduos a buscar informações que corroborem suas crenças preexistentes, ignorando evidências contrárias. Esse fenômeno é agravado pelo efeito Dunning-Kruger, no qual pessoas com pouco conhecimento sobre um tema superestimam sua compreensão, rejeitando o consenso acadêmico.

Não se pode descartar, no entanto, que boa parte das menções a essas teorias conspiratórias nas redes sociais seja feita apenas com o intuito de chamar a atenção e obter engajamento. A polêmica atrai interações, e muitos influenciadores e criadores de conteúdo se aproveitam disso para aumentar seu alcance, independentemente da veracidade das informações compartilhadas. Esse comportamento contribui ainda mais para a disseminação da desinformação e para a confusão do público em relação a questões científicas estabelecidas.

"O cachorro que morde a pessoa não é notícia de jornal, mas a pessoa que morde o cachorro merece a primeira página!"

Para combater essa situação, é essencial investir na educação científica desde os primeiros anos escolares. O ensino deve enfatizar a importância do método científico e da verificação de fontes confiáveis, promovendo o pensamento crítico. Além disso, é necessário regulamentar a divulgação de desinformação nas redes sociais, evitando que conteúdos falaciosos alcancem grandes audiências.

Dessa forma, é paradoxal que, em pleno século XXI, teorias refutadas há tanto tempo ainda encontrem adeptos. A solução para esse problema passa por um esforço coletivo de educadores, cientistas e governos na difusão do conhecimento, garantindo que as conquistas da humanidade não sejam obscurecidas pela desinformação.

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