As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Sobre plantios na Serra de Santa Helena

Sempre, nas minhas postagens que mostram belas árvores remanescentes de nossa sucumbida arborização urbana, surgem comentários afirmando "como seria bonito se plantássemos isso e aquilo na Serra de Santa Helena". Vai aí uma resposta curta e padrão. Na boa, não é para ninguém ficar bravo. O problema é que há questões técnicas e é preciso estudar para fazer a coisa certa. Por isso existem profissões!
"Quem quiser plantar ipê (ou outra árvore qualquer) na Serra de Santa Helena, trate de providenciar a irrigação. Já plantaram uma Amazônia lá em cima e morre tudo. Prefeitura não tem estrutura pra isso. Não consegue molhar nem grama de Praça. A grama do CAT (Praça Wilson Tanure) tá sequinha e vai morrer se não for irrigada no meio dessa seca. Aí, quando aparece um caminhãozinho pra fazer a irrigação surge um maluco do nada, briga com o motorista e quase bate no pessoal porque  "está desperdiçando água"... água não potável, diga-se de passagem... escrito de todo tamanho do lado do caminhão. Em resumo: façam um projeto viável de plantio, com espécies adequadas e não esperem que a prefeitura vá adotar! Pode ser que um dia, quando nascer dente em galinha, vamos ter essa prioridade para cuidar de arborização na Serra de Santa Helena. Por enquanto não se cuida nem das poucas árvores que restaram em nossas causadas. Sejamos realistas para não nos decepcionarmos. Sou contra o plantio na Serra? Não, óbvio que não. Mas com espécies adequadas, nos locais adequados e com um projeto viável de irrigação. Aliás, estou trabalhando essa ideia com alguns alunos que querem fazer uma coisa mais no estilo devagar e sempre!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.