As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 17 de julho de 2017

PROFISSÕES DO (E COM) FUTURO - RANKING DA REVISTA EXAME

A Revista Exame (dê um clique AQUI para ver a matéria completa) rankeou 20 profissões e carreiras que devem ganhar destaque em 10 anos, segundo 7 especialistas consultados. Observem só as 3 primeiras! Todas na mesma área!!! Orgulho de fazer parte do CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DAS FACULDADES SANTO AGOSTINHO DE SETE LAGOAS!

1. 1. Gestor de ecorrelações

Sustentabilidade é a palavra de ordem para o profissional de ecorrelações, boa oportunidade de trabalho para quem reúne conhecimento técnico ambiental (engenharia ambiental), de legislação do tema (direito ambiental) e também é bom em comunicação. “É um profissional que vai se comunicar com grupos de consumidores, órgãos governamentais e outras empresas. É a pessoa que vai fazer o meio de campo entre a empresa e os diversos stakeholders em temas relacionados a sustentabilidade”, explica a professora Renata Spers. “O profissional de sustentabilidade fica dentro da empresa e está em diálogo constante com os engenheiros ambientais, que são os profissionais que vão, efetivamente, a campo”, diz Rodrigo Vianna diretor executivo da Talenses.


2. 2. Gestor de resíduos


Outra profissão intimamente ligada à questão ambiental é gestão de resíduos. “A produção do lixo pela indústria, que ganha o foco da mídia e da opinião pública, alinhada às políticas de governança gera demanda por este tipo de profissional”, diz Lucas Ribas, diretor da Asap em Minas Gerais. Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda são as atividades primordiais do profissional. “É pensar não só em reciclar mas também em diminuir a produção e o impacto dos resíduos”, lembra Sócrates Mello, diretor de operações da Robert Half no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A formação do gestor de resíduos vai depender do tipo de indústria. Engenharia ambiental, engenharia química, biologia são algumas das áreas de formação adequadas para quem deseja seguir neste ramo, de acordo com Ribas.


3. 3. Engenheiro ambiental


Se hoje já uma profissão em alta, a engenharia ambiental deve se firmar com uma das carreiras do futuro, de acordo com grande parte dos especialistas consultados. “A questão da preocupação com o impacto no meio ambiente, tanto no setor da construção civil, como no setor industrial faz com que sejam necessários profissionais com conhecimento na área ambiental”, diz Rodrigo Vianna, da Talenses.Jacqueline Resch, da Resch Recursos Humanos, concorda. “A área ambiental é uma das que a gente tem certeza que vai crescer”, diz. Plinio de Cerqueira Leite, da CL Executive Search & Interim Management, engrossa o coro: “sustentabilidade e meio ambiente são mandatários, não há dúvida que é tendência até por uma questão de racionalização de custos, que está dentro do tema sustentabilidade”, explica.

Meus "afilhados" na foto... preparando para receber o diploma esta semana!!!
EMPRESAS, CONTRATEM OS PROFISSIONAIS CERTOS PARA AS ÁREAS CERTAS!!!


O Portal Mundo Educação também lista como profissões do futuro aquelas que já existem atualmente e novamente coloca em primeiro lugar a Engenharia Ambiental:

Engenharia Ambiental: Dentre as áreas de atuação já existentes e com prospecção de crescerem ainda mais está a área da Engenharia Ambiental. Este mercado já vem crescendo bastante atualmente e diante da preocupação do mundo no que diz respeito as questões de impactos ambientais, será cada vez mais necessária a atuação deste profissional. Com isso, espera-se que ela se firme efetivamente como uma das profissões do futuro.

Engenharia Civil: Para especialistas, mesmo com uma leve desaceleração sofrida pelo mercado da construção civil, o investimento em infraestrutura deve continuar, fazendo com que a atuação de engenheiros civis continuem em posição de destaque nos próximos anos, no que diz respeito a profissão. Infraestrutura para portos, aeroportos, linhas férreas e estradas são algumas das necessidades que os profissionais de atuação desta área suprem.

Engenharia de Energia: Ainda falando sobre a falta de recursos naturais, outra profissão já existente, mas com grande prospecção para os próximos anos, é a de Engenharia de Energia. Atualmente, já sofremos com a escassez de recursos energéticos e o mundo inteiro vem buscando soluções rápidas a fim de sanar essas necessidades cada vez maiores. Com isso, aqueles profissionais que estejam ligados à atuação desta área e que busquem desenvolvimentos tecnológicos crescerão muito mais. As profissões já existentes e que podem atuar neste segmento são a de Engenharia Elétrica, Engenharia de Petróleo e Gás, além de Engenharia Hídrica.

Web Marketing: Uma área de atuação recente, mas já com bastante prospecção, é a ligada às ferramentas de Web Marketing. Dentro dela se encontra o que conhecemos como e-commerce, que vem se expandindo nos mais variados segmentos. Nos próximos anos a expectativa é que o setor se solidifique ainda mais, impulsionado pelas dificuldades de deslocamentos nos grandes centros e tecnologias mais seguras para esse tipo de comércio. Com a concorrência entre as lojas de e-comerce aumentando, sai na frente aquela que tiver uma melhor equipe de Web Marketing, com as estratégias corretas para captar clientes. O profissional da área terá que aliar técnicas de Publicidade com Internet.

Segurança da Informação: Com o avanço da era digital e da internet, o profissional atuando na área de Segurança da Informação ocupará cada vez mais novos espaços no mercado de trabalho, já que tende a crescer as operações e atividades em nosso cotidiano utilizando ferramentas e meios on-line. A atuação deste profissional inclui mais que a segurança da informação em si, como o cuidado com dados/informação, mas também a integridade dos sistemas. Dentre as especificidades, estão questões ligadas a confidencialidade, disponibilidade e autenticidade.

A reportagem do Portal Mundo Educação também cita:

Consultoria de bem-estar para idosos: Em relação às novas áreas, de acordo com as pesquisas e levantamentos feitos, uma nova profissão que tem tudo para se expandir até 2030 será a de Consultoria de bem-estar para idosos. A nova profissão abrange articulações em diferentes campos da saúde com o objetivo de auxiliar pessoas da terceira idade a terem melhor qualidade de vida. Portanto, o diferencial deste profissional será aliar diversas áreas do conhecimento para conseguir gerar novos serviços em uma única atuação.

-------------------------------------------------------------------------

PS.: As outras profissões citadas no ranking da Revista EXAME, pela ordem:

Engenheiro civil 
Engenheiro de petróleo e gás 
Engenheiro hospitalar 
Bioinformacionista 
Técnico em telemedicina 
Conselheiro de aposentadoria 
Gestor de qualidade de vida 
Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho 
Gestor de treinamento de varejo 
Gestor de operações e logística 
Gestor de inovação 
Gestor de marketing para e-commerce 
Gestor de comunidade 
Especialista em Cloud Computing 
Gestor de Big Data 
Advogado societário 
Advogado tributário

2 comentários:

  1. Muitíssimo obrigado por tudo Eterno Professor e Amigo Ramon! Espero poder manter contato e quem sabe um dia poder trabalharmos juntos na busca de um mundão melhor desse meu Deus! Forte abraço!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.