Tenho 34 anos de frente de sala de aula. Então acho que entendo alguma coisa do traçado. Pelo menos já vi e ouvi muita coisa.
Mas de uns anos para cá algo me preocupa. Um certo comportamento estranho por parte dos alunos. Uma impaciência. Uma perguntação sobre coisas que ou vão ser faladas no momento seguinte ou que não têm absolutamente nada a ver com o ensino formal.
Exemplo do caso 1: Você está lá explicando mitose. O aluno pergunta se na meiose (assunto seguinte) é do mesmo jeito.
Exemplo do caso 2: Você está lá explicando o ciclo da Doença de Chagas. O aluno pergunta se ornitorrinco também pode pegar Doença de Chagas.
E então? O que há por trás disso?
Certas turmas têm me tirado do sério assim. Cheguei até mesmo a pensar que há alguma competição oculta na internet ou no snapchat sobre "quem mais tira o professor do sério com perguntas sem noção". Por enquanto essa explicação está entre as mais prováveis.
Mas pode ser outra também: "quero testar meu professor, quero ver se ele sabe quantas células existem no revestimento do estômago do boi almiscarado"! Sim, é bastante provável que seja isso também. Mas eu tenho 34 anos de frente de sala de aula. Não sabia que a fase de testes ainda estava em curso, já era para ter acabado uns 30 anos atrás.
Será que os alunos acham que aprendemos "A INTERNET" inteira na faculdade? Que saímos de lá tendo obrigação de saber da profundidade exata que atinge a raiz do ipê roxo quando o solo tem 32% de areia?
Ou será pura ansiedade de uma geração que quer tudo ao mesmo tempo e não quer nada? Que tem no google sua referência de conhecimento... ou de sabedoria?
Será a falta da ou a identificação com a figura materna ou paterna?
Sei não... tô ficando preocupado!!!
Claro que o aluno pode perguntar sim. Pode e deve. Mas esperamos perguntas relevantes, dúvidas, pedidos de esclarecimento. Estes são sempre bem-vindos.
Tenho ótimas turmas que são notáveis exceções ao problema acima exposto. A aula flui tranquila e todo mundo fica satisfeito ao final, só falta bater no avental. Não vou listá-las porque eles sabem que estou falando deles, como também não vou citar as que emperram a aula... eles também sabem que estou falando deles.
Magistério é complicado, é terreno pantanoso, escorregadio... chegar ao final e ver o sucesso dos alunos é o prêmio maior. Ser reconhecido por um ex-aluno na rua (mesmo que a memória teime em não trazer o nome dele à boca) é muito bom.
Mas puxa vida, precisa ter muita paciência!
Boa sorte aos novatos!!!
Ramon Lamar de Oliveira Junior
"ornitorrinco também pode pegar Doença de Chagas."
ResponderExcluirAUHUAHEAUWEAWHEAWUEHAWEUAHWEAHWUEAWHEUAWHEAWHEAUWHEAUHEAEAUWEHAWUEAWHEAWUEAHWEUAHWEAW