As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Faleceu o Prof. Ângelo Machado


Foi meu professor na Disciplina Neuroanatomia, ele que é autor da obra NEUROANATOMIA FUNCIONAL, nas últimas edições em parceria com sua filha (que foi minha colega na UFMG). Conforme ele mesmo dizia, lecionou 30 anos Neuroanatomia e depois fez concurso para o Departamento de Zoologia onde "pretendia lecionar mais 30 anos", passando a lecionar a disciplina de Insetos, dentre outras. Ângelo Machado era dono de uma gigantesca coleção de libélulas e uma das maiores autoridades do mundo em glândula pineal, além de co-fundador da conceituada Revista Ciência Hoje. Tive a honra de conversar várias vezes com ele e, maior de todas as honras, ser chamado pelo nome em uma conversa de elevador, sobre Protistas! Jamais vou esquecer desse homem e de sua esposa, também já falecida, Conceição Machado. Pessoas de uma vida inteira dedicada à ciência e à divulgação científica. Ângelo Machado também é autor de vários livros infanto-juvenis para despertar os jovens para a ciência, especialmente a Ecologia. Descanse em paz, querido mestre! Tentamos aqui, muito humildemente, seguir suas pegadas. Você deixou um legado! Seu nome está escrito definitivamente em nossa história e em nossos corações.

Ramon Lamar de Oliveira Junior
06 de abril de 2020

Escrevi sobre ele, aqui no blog, em 2017, quando foi agraciado com o Título de Biólogo Honorário, homenagem justíssima. Leia aqui: http://ramonlamar.blogspot.com/2017/03/cfbio-homenageia-angelo-machado-nesta.html


Notícia do falecimento:
"Morreu na manhã desta segunda (6), aos 85 anos, o médico, professor, entomólogo e escritor Ângelo Machado. Com saúde frágil, pois sofria de uma doença degenerativa muscular, ele passou mal em casa na sexta-feira (3) e foi internado no CTI do hospital Biocor, em Nova Lima. Morreu após uma parada cardíaca. O velório e sepultamento serão nesta terça (7), reservados para a família. Deixa quatro filhos.
“Pretendo chegar aos 100. Mas quando chegar aos 99, peço prorrogação”, disse ele a Jô Soares durante entrevista ao Programa do Jô, em 2015. Na época, lançada seu primeiro livro para adultos, Borboletas eróticas. Bem-humorado, o professor emérito da UFMG era conhecido pela voz fanhosa. “Achavam que por causa disto eu não poderia ser professor. Dei aulas 55 anos fanhoso. Os alunos se acostumam logo”, ele acrescentou.
Professor, mas também um apaixonado pelo insetos. O entomólogo Ângelo Machado descreveu 100 espécies de libélulas – seu nome foi incorporado a 55 organismos. A paixão vinha desde sempre. Era um adolescente quando foi desafiado por um padre a descobrir o nome científico de quatro besouros que havia guardado em uma caixa de fósforos.
Professor, entomólogo e ainda escritor. E como escreveu. Foram dezenas de livros para crianças. E ainda peças de teatro, a mais conhecida delas Como sobreviver em festas e recepções com buffet escasso, monólogo que é sucesso há 20 anos com o ator Carlos Nunes. Machado era também o ocupante da cadeira 26 da Academia Minas Letras, mesma já ocupada por Henrique Lisboa e Bartolomeu Campos Queirós."
https://www.uai.com.br/app/noticia/e-mais/2020/04/06/noticia-e-mais,257314/morre-aos-85-o-professor-entomologo-e-escritor-angelo-machado.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.