As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 24 de maio de 2015

Um pouco de biologia...


Musgos gigantes (5 a 6 centímetros de altura) do gênero Polytrichum. Há um lugar, perto da Estátua do Juquinha (Serra do Cipó), onde esses musgos podem ser encontrados. Infelizmente fizeram uma construção perto do local e da última vez que fui não consegui encontrar nem unzinho vivo. Torcendo para que alguns esporos tenham sobrevivido e produzam novos musgos.


Hepáticas (Briófitas) encontradas na Serra de Santa Helena (Sete Lagoas, MG). O corpo (talo) da planta é achatado e prostrado no chão úmido.


Gutação em quaresmeira. Gutação é um fenômeno que ocorre quando as plantas perdem água na forma líquida por orifícios (hidatódios) na borda das folhas. Ocorre em plantas pequenas, no máximo de porte arbustivo (como essa quaresmeira que ainda é pequena) e com o solo bastante úmido, nas primeiras ou nas últimas horas do dia.


Estróbilos femininos em pinheiro do gênero Pinus (Gimnosperma). Os estróbilos são inflorescências formadas pelo agrupamento de flores em formato de escama. A polinização ocorre com o estróbilo fechado. Os estróbilos que estão abrindo estão se preparando para liberar as sementes. Estróbilo não é fruto, é inflorescência!!!


Estróbilos masculinos em pinheiro do gênero Pinus (Gimnosperma). Também podem ser observadas as folhas em forma de agulha (folhas aciculares).


Estróbilo feminino (maior) e estróbilos masculinos (menores e amarelados) em cipreste (gênero Cupressus, Gimnosperma). Os estróbilos são inflorescências (conjunto de flores). As flores, no caso, são de estrutura bastante simples, não possuindo pétalas e sépalas (flores aperiantadas).



Sensitiva, mimosa, dormideira ou "mariazinha-fecha-a-porta", cientificamente Mimosa pudica. As folhas se fecham quando tocadas por um processo chamado seismonastia. Consiste na variação da quantidade de água em um tecido especial que existe na base das folhas (pulvino motor). O processo tem a finalidade de evitar que a planta seja atacada por alguns herbívoros, como o gafanhoto. O gafanhoto ataca, a folha fecha, o gafanhoto cai e vai procurar uma outra planta menos "nervosa".

Texto e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.