As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 17 de maio de 2015

Febre Zika no Brasil: outra doença transmitida pelo Aedes aegypti

PUBLICANDO INFORMAÇÕES DE INTERESSE GERAL

Nova doença transmitida pelo Aedes aegypti no Brasil

Zika - O Ministério da Saúde confirmou a circulação do zika vírus no Brasil na manhã desta quarta-feira (14/05/15). Esse vírus também é transmitido pelo Aedes aegypti. Segundo o ministro Arthur Chioro, 8 amostras provenientes de Camaçari, na Bahia, e 8 do Rio Grande do Norte são efetivamente da doença. Elas foram testadas pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
Todas as informações apontam para um único caminho: que todos continuem fazendo a sua parte para evitar a proliferação do mosquito Aedes
O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.
Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.
O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. E afastar o perigo : dengue/chikungunya/zika!

Atenciosamente,
Maria José Torres Ferreira Lanza e Equipe do Controle da Dengue
Gerência do Controle da Dengue da SMSSL

Mais informações:
Os sintomas da Febre Zika são similares aos da dengue, mas são mais brandos e geralmente duram entre 4 a 7 dias. Manifestações hemorrágicas foram documentadas em apenas um caso. Os sinais mais comuns incluem exantema maculopapular, que inicia-se na face e no tronco antes de se espalhar para o restante do corpo, conjuntivite , dor em articulações, febre em variados graus e dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.