As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 6 de abril de 2013

Número de casos de dengue no Brasil: gráfico e informações

(Atenção: esta postagem é do início de 2013. Os dados atualizados até o final de 2015 encontram-se no final da página. Para acompanhar os dados atualizados de 2016 clique AQUI)

Afinal de contas, como andaram nos últimos anos, os casos de dengue notificados no Brasil?

Por indicação da Maria José (Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas), consegui achar as informações no site do Ministério da Saúde. 
Construí o gráfico abaixo, mas vocês podem clicar nos links e ver o número de casos por unidade da federação, o número de casos graves ou o número de óbitos, por exemplo.


Casos notificados de dengue (gráfico acima): http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/dados_dengue_classica_2012_at032013.pdf
Casos graves de dengue: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/dados_dengue_graves_2012_at032013.pdf
Óbitos por dengue: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/dados_dengue_obitos_2012_at032013.pdf

O gráfico mostra o caráter cíclico da dengue, ou seja, os surtos epidêmicos não são tão imprevisíveis assim e as pesquisas de larvas nos domicílios (LIRAa) dão uma boa indicação do risco. As epidemias registradas em 1998, 2002 e entre 2008 e 2011 têm sido atribuídos respectivamente aos vírus dos tipos DENV1, DENV3 e DENV2. Ainda sem os dados de 2013, acredita-se que o aumento do número de casos que estamos observando esteja relacionado com o DENV4, nova variedade viral que está se alastrando pelo país.

Complicado mesmo é entender a frase abaixo, atribuída ao Ministro da Saúde:


"O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (3 de abril de 2013) que o Brasil deve registrar este ano a mesma quantidade de casos de dengue de 2010, quando o país enfrentou uma epidemia da doença, com 580 mil casos notificados."




Das duas, uma: ou os dados disponíveis no portal do Ministério da Saúde estão totalmente errados ou o próprio ministro não sabe que em 2010 foram 1.011.548 casos notificados no Brasil (e não 580.000). Vá saber...

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS1.: Se alguém achar os dados atualizados de 2013 (até o momento) dê um toque por aqui ou no Facebook. Só acho dados fragmentados: 74.000 casos no Mato Grosso do Sul, 130.000 em Minas Gerais... Parece que os jornais só publicam os releases que lhes são encaminhados. Onde está a pesquisa jornalística do número total de casos? Puxa, vamos enxergar além dos releases, né?

PS2.: Comentário recebido via Facebook da Maria José Lanza (Coordenação do Controle da Dengue, Sete Lagoas, MG): "Realmente Ramon os ciclos da dengue no Brasil e principalmente em Sete Lagoas são caracterizados por períodos epidêmicos e períodos endêmicos quando todos os esforços devem ser direcionados para evitar as epidemias. Infelizmente, qualquer descuido nas ações de contingência se associados a fatores epidemiológicos como a entrada de um vírus novo em uma população e alterações climáticas com muito calor intercalado com pouca chuva causam um grande estrago. Sete Lagoas nunca passou por uma epidemia como esta e, aqui, o principal fator que está contribuindo para a epidemia é a presença simultânea dos 4 tipos de virus em circulação, seguido pelo fator climático porque, criadouros nas casas, lotes e ruas sujos é um problema antigo e que já estamos tentando resolver há muitos anos. Espero que, depois desta, exista uma maior conscientização geral poder público e principalmente da população que, sabendo que é impossível dominar o clima ou impedir os vírus de chegarem até a cidade, se preocupem em não dar acolhida em suas casas, quintais e terrenos baldios para os vetores dos vírus."

ATENÇÃO: DADOS ATÉ 2015
Siga os casos de dengue em 2016 clicando AQUI.

GRÁFICO COM CASOS DE DENGUE ATÉ O FINAL DE 2015 
(DADOS DO Ministério da Saúde)



5 comentários:

  1. Olá!

    Conseguiu achar dados atualizados?
    Eu tive dificuldade tb.
    Apenas achei no site da OPAS referentes apenas até a semana epidemiológica 18 (enquanto os outros países tem dados da 28/30). Estaríamos com quase 1 milhão de casos até esta data.
    dengue-cases-2013-aug-08-ew-30.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, usuário. Não consegui mais dados. Decepcionante esse comportamento de esconder os dados da população. A troco de quê?

      Excluir
  2. Faço faculdade de Engenharia Ambiental na Unifemm,e estou com um trabalho para apresentar sobre epidemiologia dengue.Fui até a secretária da Dengue pedir algumas estatisticas de como está a situação da cidade,eles não quiseram me passar,isso é um absurdo eles tem a obrigação de manter os cidadãos informados sobre a dengue em sua cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, vá no "Controle da Dengue". Fica logo abaixo do Jardim do Comércio, no centro, descendo em direção à praça da prefeitura. É só perguntar lá perto que te informam. Abraços.

      Excluir
    2. Já tentou procurar os dados no DATASUS?

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.