As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 30 de março de 2012

Vale do Sereno: como o mundo é pequeno!!!

Assisti, agora há pouco, reportagem no MGTV sobre o licenciamento de obras de prédios (ou "torres") no Vale do Sereno (Nova Lima) sem a realização de audiências públicas. Torre é um nome bonito, né? Como o assunto chamou minha atenção, li em alguns sites mais informações sobre os empreendimentos. Encontrei algumas informações muito interessantes. Aconselho aos seguidores do blog, se tiverem interesse no tema, que procurem as informações aí pelo Google. Uma das informações mais interessantes que li foi:
"[...]Apesar da solicitação apresentada pelos relatores no parecer, Ângela Lima(Secretária de Educação) e Roney Bernardes (Jardins de Petrópolis), para realização de audiência pública para a região antes da aprovação de qualquer empreendimento, os conselheiros [do CODEMA local] presentes entenderam que não se justificava audiência pública para um único prédio mesmo sabendo que nas mesmas quadras já estão projetados outras 03 TORRES da mesma altura. Dessa forma concederam as licenças, mas decidiram encaminhar MOÇÃO AO PREFEITO SOLICITANDO AUDIÊNCIA PÚBLICA URGENTE PARA A REGIÃO DO VALE DO SERENO. [...]" (Fonte: www.sosnovalima.com.br)
Vale do Sereno (Nova Lima), com suas declividades acentuadas, matas e nascentes.
Lendo o link acima, completamente, e outros links sobre o assunto, concluí que o mundo é muito pequeno. E pequeno por duas razões:
1) Os mecanismos de ação para a aprovação de empreendimentos em áreas que deveriam ser protegidas e resguardadas são extremamente semelhantes. Seguem um mesmo rito... população à parte.
2) [MODO IRONIA ON] O mundo está tão pequeno, com tão poucas áreas para se construir (!), que é preciso escolher áreas ambientalmente sensíveis para abrigar o ser humano. [MODO IRONIA OFF]
Se alguém tiver mais informações, compartilhe aqui, ok?

Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Também assisti a repórtagem, Ramon. Por falar em o mundo ser tão pequeno, você viu qual era uma das construtoras problemáticas?

    É... É lá e é aqui também. Tanto lá quanto aqui, na problemática ambiental...

    Eeita hein?!

    ResponderExcluir
  2. Uai, Saulo, você acredita que não vi qual era a construtora?

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.